• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Crédito às empresas caiu pelo sexto mês consecutivo

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,995
Gostos Recebidos
357
ng1225668_435x190.jpg


Crédito às empresas caiu pelo sexto mês consecutivo

O crédito concedido pela banca portuguesa às empresas caiu em Fevereiro pelo sexto mês consecutivo, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).
No boletim estatístico do BdP, hoje publicado, regista-se que o crédito concedido pelos bancos às empresas em Fevereiro ascendeu a 113.284 milhões de euros - uma redução de 90 milhões de euros face ao mês anterior.
Desde Agosto que todos os meses o 'stock' de crédito concedido às empresas se reduz.
Comparando com Fevereiro de 2011, o crédito caiu 2,8 por cento.
Esse ritmo de redução é muito semelhante ao que o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê para a quebra total do crédito concedido pelo sector privado em 2012 (2,9 por cento).
Na mais recente avaliação do programa de assistência a Portugal, a 'troika' considerou que «os riscos de uma escassez de crédito [‘credit crunch’] são limitados».
Num relatório da Comissão Europeia, lê-se que «os dados agregados sugerem que, até agora, o processo de desendividamento [da banca] tem estado em linha com o ajustamento da economia real».
A 'troika' recomenda contudo que a evolução do crédito seja «acompanhada de perto».

Lusa/SOL
 
Topo