• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Creme de abacate com pimentos vermelhos

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,314
Gostos Recebidos
160
Delicioso e muito rico em vitaminas que fazem bem aos olhos


Esta receita é rica em vitaminas A, C e E, vitaminas reconhecidas pela acção que podem desempenhar na saúde ocular.

Esta saborosa entrada é uma sugestão do chef francês Maxime Ogus, consultor gastronómico da Transitions Optical, diplomado pela prestigiada École Hôtelière Jean Drouant de Paris, que criou uma série de receitas exclusivas com nutrientes recomendados para ajudar a manter a visão saudável.

Ingredientes
(para 4 pessoas)

2 abacates
½ chalota picada
½ dente de alho picado
¼ ramo de coentros picado
½ sumo de lima
½ colher de café de raspa de casca de lima
½ colher de café de cominhos
1 colher de sopa de azeite

Para os pimentos vermelhos em conserva:
2 pimentos vermelhos
1 colher de sopa de azeite
1 colher de café de vinagre de Xerez
Sal e pimenta

Para a vinagreta de óleo de amêndoa e lima
1 colher de sopa de óleo de grainha de uva
2 colheres de sopa de óleo de amêndoa
1 colher de sopa de sumo de lima

Preparação

1. Para os pimentos vermelhos em conserva, lave e seque os pimentos. Asse-os no forno durante 15 minutos. Em seguida, coloque-os num saco de plástico fechado durante 2 horas (esta operação faz soltar a pele dos pimentos). Corte-os em cubinhos. Adicione o azeite e o vinagre de Xerez e deixe-os marinar. Tempere com sal e pimenta.

2. Prepare a vinagreta, misturando a pouco e pouco o sumo de lima com os dois óleos. Emulsione e conserve no frigorífico.

3. Para o creme de abacate, descasque os abacates, corte-os em pedaços e regue-os imediatamente com sumo de limão. Misture-os com os restantes ingredientes até obter um puré homogéneo e macio. Rectifique os temperos.

4. Num prato redondo, faça pequenos montinhos de creme de abacate e de pimentos encarnados. Tempere com umas gotas de vinagreta de óleo de amêndoa e de lima. Sirva muito frio.



Informações nutricionais

O abacate é um fruto muito rico em vitaminas. O seu teor em vitamina C é da ordem dos 11 mg por 100 g, sendo superior ao da maioria dos frutos nacionais. A sua provitamina A atinge 0,185 mg por 100 g, uma percentagem interessante e comparável à dos pêssegos ou das ameixas.

Este fruto contém uma quantidade apreciável de vitamina E: 1,85 mg por 100 g, um valor bastante superior ao dos frutos frescos comuns (0,1 a 0,6 mg). O pimento vermelho, por seu lado, é igualmente rico em vitamina C (171 mg por 100 g).

Finalmente, a presença do óleo de amêndoa, naturalmente rico em Vitamina E (na percentagem de 5 mg por colher de sopa). Trata-se, portanto, de uma entrada cujo trio de vitaminas A, C e E é elevado e muito interessante pela acção que pode desempenhar na saúde ocular.


SP.
 
Topo