• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Crianças online e protegidas

jairobel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,098
Gostos Recebidos
0
Como manter seus filhos longe de criminosos sem privá-los do acesso à rede :espi28:


Rio - No caminho entre casa e escola, crianças e adolescentes podem se deparar com mazelas e perigos. No caminho entre uma conversa no Orkut e uma pesquisa escolar na Internet, também. Tanto no mundo real quanto no virtual, depende dos pais ensinar aos filhos como se proteger.

Conectar-se apenas em casa não é garantia de seguranças. “Os adultos esquecem que ao se trancar no quarto, os filhos trazem o mundo para dentro de casa. O MSN e o Orkut são os principais atrativos e os que mais oferecem riscos”, explica Thiago Tavares, presidente da SaferNet, ONG que recebe denúncias contra crimes na rede, inclusive pedofilia, e as encaminha para as autoridades.

Só no primeiro trimestre desse ano, a SaferNet recebeu 48.129 denúncias de pedofilia na Internet, das quais mais de 87% se referiam a páginas do Orkut.

A maior ameaça é a exposição à pedófilios e pornografia infantil. Os ambientes mais visados por esses criminosos são redes sociais, como Orkut e Facebook, salas de bate-papo e programas de mensangens instantâneas, como o MSN.

A estratégia mais comum do pedófilo para se aproximar da vítima é se fazer passar por criança. “Depois de criar um laço de amizade, o criminoso pede para a vítima expor seu corpo na frente da webcam, como se fosse uma brincadeira. Então ele caputra as imagens da tela”, explica Tavares.

De posse dessas imagens, o pedófilo passa a chantegear a criança, dizendo que se ela não continuar a se exibir, as imagens serão mostradas a seus pais. Ameaçada e amedrontada, a vítima segue as ordens do criminoso.

Tanto para a criança a caminho da escola quanto para a que navega na rede, a melhor proteção começa da mesma forma: com a companhia dos responsáveis.

Medidas extremas como proibir o acesso a rede são inadequadas e inúteis. “A criança pode usar o computador de um amigo ou de uma lan house. O ideal é incentivar o uso do computador em família”, explica o presidente da Safernet.

Crie laços com os filhos também no mundo virtual.:espi28:



Dez mandamentos para manter seu filho a salvo na Internet


h*tp://odia.terra.com.br/tecnologia/infografico/08/04/30_criancas.htm:right:
 
Topo