Portal Chamar Táxi

Cuidado com as conversas em frente à televisão. A sua Smart TV está a ouvi-lo

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,160
Gostos Recebidos
2
xyz.jpg
Samsung faz o aviso na sua política de privacidade: utilizar reconhecimento de voz nas Smart TV facilita que os aparelhos captem conversas ao seu redor. E que estas vão parar aos escritórios da empresa.

A Samsung está a pedir aos seus clientes que evitem falar sobre informação pessoal sensível em frente às Smart TV da marca. Isto porque os televisores ditos inteligentes, que estão ligados à Internet e podem ser ativados através da voz, "ouvem" as conversas ao seu redor e partilham detalhes com a própria Samsung ou terceiros.

A notícia faz lembrar ficção, nomeadamente o livro de George Orwell, 1984, em que os televisores espiavam os cidadãos. Mas é inteiramente verdade: o pedido da Samsung vem explícito na política de privacidade global da marca para as Smart TV. Se o cliente ativar o reconhecimento de voz, as ordens dadas verbalmente serão transmitidas a terceiros, que convertem o discurso em texto de forma a permitir o bom funcionamento de todas as funcionalidades associadas a esta característica do aparelho, e a própria Samsung poderá compilar as palavras captadas pelo televisor para avaliação e aperfeiçoamento da função interativa.

Segundo a BBC, este aviso da marca sul-coreana tinha passado despercebido até à chamada de atenção de um jornal norte-americano, The Daily Beast, que publicou na sua edição online o excerto da política da empresa que revela a captura de informação pelas Smart TV. A Samsung pede mesmo aos utilizadores que se lembrem, sempre que falarem de assuntos sensíveis ou pessoais em frente à televisão, de que estas informações poderão estar entre os dados compilados e transmitidos a terceiros sempre que se ativa o reconhecimento por voz.
Ao Daily Beast, Corynne McSherry, advogada especializada em propriedade intelectual que trabalha para a Electronic Frontier Foundation, uma organização de defesa dos chamados "direitos digitais", explica que esta terceira entidade que tem acesso às conversas dos utilizadores das televisões ligadas à rede será uma empresa que se encarrega de transformar em texto os discursos para a Samsung. E sublinha que é muito importante saber de que empresa se trata, uma vez que por ela deverão passar informações sensíveis captadas dentro das casas dos utilizadores.
Em resposta às críticas, a Samsung emitiu um comunicado para clarificar o funcionamento do reconhecimento e ativação por voz dos seus televisores inteligentes, sublinhando que o objetivo de colocar nas suas políticas de privacidade as questões relacionadas com esta transmissão de informação tinha a ver com a necessidade de transparência perante os clientes. "Se um consumidor autoriza e utiliza a funcionalidade de reconhecimento de voz, os dados são fornecidos a uma terceira parte porque é solicitada uma pesquisa da ordem emitida através da voz. Nessa altura, os dados são enviados para um servidor, que procura o conteúdo solicitado e responde para a televisão".
Ainda que não tenha revelado quem é esta terceira parte, a Samsung garante que não mantém as gravações e que também não vende o áudio capturado pelas Smart TV. E explica que os utilizadores sabem sempre, através de um pequeno microfone que fica visível no ecrã dos seus aparelhos, quando a função do reconhecimento de voz está ativada.
De acordo com a BBC, esta não é a primeira vez que as Smart TV, ligadas à Internet, estão na origem de problemas de privacidade devido à recolha de dados. Em 2013, um informático do Reino Unido descobriu que o seu aparelho LG compilava informação sobre os seus hábitos de consumo de televisão, o que obrigou a empresa a criar um software que permitia desligar esta funcionalidade.

In:DN
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,160
Gostos Recebidos
2
Um mundo em que cada eletrodoméstico se transforma num agente do Big Brother
xzxz.jpg
Um Smart TV da Samsung

As comparações à distopia 1984 de George Orwell não são exageradas. O mais recente caso dos televisores Samsung, que "ouvem" as conversas, é apenas um exemplo de como a tecnologia nos espia

É um dos maiores dilemas das sociedades desenvolvidas deste século: conveniência ou privacidade. Termos que não deveriam autoexcluir-se, mas que a realidade tecnológica pôs frente a frente a um nível que consegue surpreender.

Surpreendidos ficaram muitos consumidores esta semana ao saber que a Samsung admitia que os seus televisores Smart TV são capazes de "ouvir" as conversas na sala onde se encontram. Tal decorre do texto da "política de privacidade" que o fabricante sul-coreano anexa aos seus aparelhos capazes de reagir a comandos de voz: "Tenha em consideração que se as suas palavras faladas incluírem informações pessoais ou outras de natureza sensível, estas estarão entre os dados captados e transmitidos a terceiros através da utilização do Reconhecimento de Voz." O caso levou já à intervenção de um senador norte-americano.

Mas estes não são os únicos aparelhos a recolherem e armazenarem os dados privados dos utilizadores. E com a expansão da chamada "internet das coisas", cada eletrodoméstico é um potencial agente infiltrado nas nossas vidas. Resta saber o que fazem as empresas com estas informações. E como nos podemos proteger delas.

In:Dn
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
DN disse:
Surpreendidos ficaram muitos consumidores esta semana ao saber que a Samsung admitia que os seus televisores Smart TV são capazes de "ouvir" as conversas na sala onde se encontram.
Ficaram surpreendidos? Tivessem lido a política de privacidade! Não venham agora dizer que a culpa é da Samsung.

DX2
 
Última edição:

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,160
Gostos Recebidos
2
Samsung mente aos utilizadores e não protege as mensagens enviadas nas Smart TVs

Ao contrário do que a Samsung tinha dito, as mensagens gravadas pelo sistema de Reconhecimento de Voz não são encriptadas. Um teste realizado por uma empresa de segurança concluiu que os dados enviados para os servidores são até controlados por terceiros.

As mais recentes informações em relação às Smart TVs alertam para uma possível divulgação de dados privados, o que deixou alguns clientes indignados. Quando foi divulgada a nova política de utilização dos televisores da Samsung, ficou assegurada a encriptação das pesquisas de voz, mas testes mais recentes desmentem os regulamentos da tecnológica.

Os televisores da Samsung têm feito correr muita tinta nos últimos dias e nem sempre pelas melhores razões. Algumas funcionalidades dos televisores inteligentes dispensam a utilização do controlo remoto e podem funcionar através de comandos de voz, mas a política de privacidade da companhia alertou para uma possível recolha das mensagens gravadas, que seriam posteriormente enviadas para um servidor.

Esse servidor é controlado pela Nuance Communications, um operador privado, que converte os dados enviados em texto. Contudo, testes realizados por uma empresa de segurança vêm negar as informações publicadas pela Samsung, que assegurava a encriptação das mensagens antes de estas seguirem para o servidor.

"O que vemos aqui não dão dados encriptados em SSL. Isto nem sequer são dados em HTTP", disse David Lodge, da empresa de segurança Pen Test Partner. Apesar das conclusões, o analista referiu que o equipamento apenas ouve o utilizador "se ele quiser" mas que, como pode ser visto, os dados são enviados a outras empresas.

"Quando se diz 'olá, TV' ela vai ouvir algumas informações, como pedidos para alterar o volume, mas se é dito algo mais complexo, como uma pesquisa na Web, essas informações vão ser passadas a terceiros - neste caso à Nuance Communications", explicou o analista.

A opção de reconhecimento de voz poderá ser desligada nas definições, mas isso leva a que todo o sistema de pesquisa de voz fique inacessível para os clientes.

In:Tek
 

narg

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Por essas e por outras é que a minha tv seja ela smart ou dumb não liga à net :D
 
Topo