• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

[DÚVIDA] Aceder aos ficheiros do trabalho em casa?

_energy86_

GF Bronze
Entrou
Dez 20, 2008
Mensagens
48
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal,
preciso da vossa ajuda. É o seguinte:
Quando abri a minha pequena empresa precisei de um server onde guardava (eu e os meus funcionarios) toda a informação, na altura a solução mais rapida e menos dispendiosa que encontei foi aderir a uma solução VPN com server externo, porque como eu ando muitas vezes fora do escritorio so precisava de uma ligação a net e era como se tivesse no escritorio a trabalhar. Bastava ligar a vpn ir a "meu computador" e "Mapear unidade de rede" e prontos ja tinha acesso ao disco do server ou seja aos meus ficheiros.

Passado algum tempo, fiquei desiludido com o apoio tecnico e serviço (já para não falar que são caros como tudo) e resolvi comprar um pequeno server, para ter localmente. Comprei o WD sentinel DS6100. Assim sendo passei tudo o que tinha no server externo para o meu server local novo (wd ds6100) e ficou tudo 5 estrelas o pessoal na empresa continua a ter tudo o que tinha dantes e localmente está tudo 100% (programas, acessos, etc..).

Agora a minha duvida porque é a primeira vez que estou a mexer em servers é:

E agora eu como faço para ter acesso aos ficheiros estando eu fora da empresa? Eu gostava de aceder ao disco (pastas) como consegui-a aceder antes com a VPN.
Eu tive a ler e em prencipio com uma vpn do meu server consegue-se fazer isso, mas como nunca mexi em servers, abrir portas no router, configurar portatil cliente onde vou aceder etc... como é que faço isso? Alguem me pode ajudar? Assim como segurança como sou novato nisto preciso que me orientem tb neste aspecto.
O server que tenho como ja referi anteriormente é o WD Sentinel DS6100 e vem com o Windows Server 2012 R2.

Se me poderem ajudar agradecia.
Cumprimentos
 

LS29

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2013
Mensagens
2,018
Gostos Recebidos
2
Não sei até que ponto pode ser rentável, mas remotamente com o TeamViewer poderia resolver. ...
Eu utilizo mesmo no smartphone e gosto bastante....
Experimenta!!
 

npgomes

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Boas

O W2012 já tem o serviço de VPN, encaminhamento e acesso remoto, tens que activar o serviço, configurar os utilizadores que poderão utilizar este serviço e escolher se é PTP, L2TP/IPSec, SSTP ou SKEv2 pois só conforme o tipo de VPN é que se pode configurar o router.

O que se usa normalmente ( menos seguro), que é bastante simples de configurar é a PTP, tens que encamninhar a porta 1723 e o protocolo GRE (47), ou seja o teu router tem que possibilitar o vpn passtrough.

na pior das hipoteses tem as ferramentas que os colegas informaram anteriormente...

QUalquer duvida apita!

Fiquem bem..

Nuno Gomes
 

lica

GF Prata
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
127
Gostos Recebidos
0
boas

esse servidor já verifiquei que também é um NAS. De maneira que se o teu router tiver uma porta usb e puder ser configurado para dar acesso por ftp a um disco de armazenamento de dados então é só ligar esse servidor ao router e configurar o router para dar acesso ao servidor. Isso é facilissimo
 

StoneSour

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
7,209
Gostos Recebidos
0
Usar vnc ou teamviewer numa máquina dessas era como ter um ferrari e só andar em primeira
 

_energy86_

GF Bronze
Entrou
Dez 20, 2008
Mensagens
48
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal,

Obrigado pelas ajudas. Com as vossas dicas depois de muito martelar la consegui meter aquilo a bombar.
Mais uma vez obrigado pela ajuda
 

_energy86_

GF Bronze
Entrou
Dez 20, 2008
Mensagens
48
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal,

Alguma alma caridosa que me possa ajudar por teamviewer ou skype ou alguma coisa do genero a configurar o router com o Anywhre Access do windows server 2012, tou farto de andar aqui as turras e ainda não consegui por isto a funcionar em condições volta e meia a vpn da, volta e meia deixa de funcionar...
Alguem me podia ajudar?

Desde ja obrigado ao pessoal.
 
Topo