• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Dar banho ao cão é um pesadelo? Isso é porque ainda não leu isto

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
naom_64ecba812a96c.jpg


Partilham casa e, sobretudo, muitos afetos e momentos de brincadeira conosco, pelo que a sua higiene é fundamental. Todavia, dar banho em casa é um dos principais desafios de quem tem cães.






Ainda assim, quando é feito da forma correta e com os produtos certos, para além de manter o animal limpinho, cheiroso e saudável, pode ser um importante momento de afeto e criação de laços fortes.





A pensar nisso, Carolina Guardado, veterinária e responsável técnica da ZU, diz-lhe que champô escolher, quais as partes mais sensíveis do patudo e como limpá-las, bem como o que deve fazer antes de colocar o cão em contacto com a água.


Notícias ao Minuto
© Carolina Guardado


Aspetos a ter em conta na escolha do champô certo


1- Tipo de pele (seca, oleosa, atópica, etcétera);


2- Tamanho do pelo (curto ou longo);


3- Tipo de pelo (liso ou encaracolado);


4- Textura do pelo (macio ou áspero/cerdoso);


5- Cor do pelo.





Atenção aos olhos e ouvidos


Olhos: para higiene dos olhos deverá ser aplicado um produto de limpeza próprio para olhos e limpar, com cuidado, com compressas apenas do lado de fora, onde por vezes há resquícios de lágrimas ou secreções;


Ouvidos: para os ouvidos, deve também utilizar-se um produto próprio e deverá ser aplicada uma pequena quantidade na parte interna dos ouvidos, massajar suavemente a base das orelhas, de modo a puxar a sujidade para fora e limpar com uma compressa a parte externa dos ouvidos.




Faça (mesmo) isto antes do banho


Antes de iniciar o banho, deve ser sempre realizada uma boa escovagem do pelo. Este procedimento é indicado nomeadamente para desfazer nós que possam existir e retirar o máximo de pelo morto. A especialista sublinha que "os cuidados a ter em casa são muito importantes para garantir o bem-estar da pele e do pelo do animal, além de proporcionarem momentos de qualidade e de criação de laços afetivos com o nosso melhor amigo". É importante escolher os produtos e os utensílios adequados à raça, ao perfil e à personalidade do nosso pet.


Carolina Guardado refere que, a par dos cuidados de higiene que os tutores devem ter em casa, "as visitas periódicas aos profissionais garantem um tratamento mais profundo e eficaz".

IN:NM
 
Topo