• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Dektec Multi-Standard Modulator DTA-115

ribas

GF Bronze
Entrou
Out 27, 2006
Mensagens
36
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal nao precebo muito disto.

Tenho esta placa ja algum tempo sabem o que posso fazer com isto .

pelo que vi na net e uma psça cara.

alguem me pode dar umas luzes.
 

Anexos

  • DTA-115.rar
    192.8 KB · Visualizações: 6

dazed

GF Bronze
Entrou
Dez 15, 2015
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Vou com "apenas" 7 anos de atraso na resposta...
...mas cá vai:

DTA-115 é uma placa PCI para modular sinais DVB-C, DVB-T e outros formatos, consoante a licença disponível.

Isso significa que se pode pegar num TS (Transport Stream - fluxo de dados, vindos de um ficheiro *.ts ou capturado via DVB-S/S2/C/C2/T2) e converter num sinal DVB-C ou DVB-T modulado, que pode ser alimentado num cabo coaxial e distribuido para que recetores DVB-C ou DVB-T possam sintonizar e desmodular esse mesmo TS.

Qual o interesse de fazer isso?

1) Operadores TV
Imaginemos que uma operadora recebe um TS via satélite e quer alimentar os canais na rede de TV por cabo, em formato digital DVB-C.
Ou imaginemos que a TDT tem de ser emitida em todo o país. Então difunde-se via satélite o TS e este é recebido em cada antena transmissora TDT, onde é modulado para DVB-T e reencaminhado para o amplificador e antena de transmissão.

2) Fabricantes
Imaginemos um fabricante de recetores DVB-T na China, que pretende produzir uma linha destinada a Portugal. Para ter a certeza que o recetor é compatível com o TS difundido em Portugal (com os Pids, NIT a terem por exemplo caracteres latinos), pode gravar em Portugal um TS e depois, mediante um modulador Dektec, gerar o sinal DVB-T como se cá estivesse!

A Dektec é especializada em moduladores e recetores que permitem construir emissoras para distribuição de sinais TV. A grande vantagem destes equipamentos é que funcionam em ambiente PC, permitindo criar soluções à medida do cliente. Para isso a Dektec disponibiliza um API gratuito para que se possam desenvolver o software necessário.

Mas a Dektec também tem software próprio, que requer licenças (e que custam tanto ou mais do que o próprio hardware):

- StreamXpert: Software de receção e análise de TS
- StreamXpress: Software para modulação - consoante licença e versão de hardware consegue por software produzir sinais em qualquer modulação
- SdEye: Software para análise de vídeo (requer placa com entrada SDI)
- MuxXpert: Software de multiplexing - permite recombinar os canais e conteúdos de um ou múltiplos TS de entrada num novo TS de saída
- ...

O DTA-115 está hoje tecnicamente ultrapassado, tendo sido substituido pelo DTA-2115, que suporta TODAS as modulações. O DTU-215 (versão USB) também foi substituido pelo DTU-315, que igualmente suporta todas as modulações (ambos vão até aos 2GHz em vez dos 1GHz, adicionando as modulações satélite).

O valor da placa depende em muito das licenças incluidas (podem ser consultadas com o DtInfo) e guardadas no próprio dispositivo.

Mas mesmo com licenciamento GOLD (inclui todas as modulações suportadas), não lhe atribuia um valor acima dos 200 Euro. O mercado é pequeno e via eBay conseguem-se preços nesta ordem de grandeza, provalemente até bastante menos.

o DTU-215 (versão USB) é muito mais popular, porque permite levar recetores para feiras ou aulas e demonstrar a receção de diferentes TS e modulações.


Cumprimentos,
Vitor
 
Topo