• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Depois das selfies vêm aí as “shapies”: estátuas 3D de pessoas

Amoom

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
5,095
Gostos Recebidos
2
As máquinas automáticas de fotografias são bastante conhecidas. Dispersas em locais de grande passagem, como estações de metro ou centros comerciais, estes sistemas podem ter os dias contados. Abram alas para os “digitalizadores de corpo”.




Shapies. Esta é a palavra-conceito que deverá guardar na sua memória para os próximos anos. Pois se agora toda a gente aponta o telemóvel para a própria cara com o intuito de tirar uma fotografia, as chamadas selfies, em breve pode ver filas de pessoas a entrarem dentro de digitalizadores de corpo.

O Artec Group, empresa norte-americana especializada na impressão 3D, está a promover as suas máquinas automáticas de shapies: impressões a três dimensões dos utilizadores.

O sistema funciona da mesma forma que os photobooth, mas os utilizadores em vez de saírem de lá com um conjunto de fotografias, recebem antes uma estátua 3D que replica a forma como a pessoa se apresentou – tanto na roupa, como na pose.

A digitalização demora 12 segundos e a impressão pode variar entre três e cinco minutos – um curto espaço de tempo tendo em consideração que a impressão é feita a cores e com alta resolução. Contas feitas, o Artec Group diz que numa hora consegue fazer a impressão de dez clientes.

A inovação da solução aqui apresentada está em dois pontos: na palavra-conceito usada para descrever as estátuas 3D das pessoas e no facto de o sistema estar a ser desenvolvido como uma máquina de utilização automática. O diretor executivo do Artec Group, Artyom Yukhin, espera que esta possa ser a primeira experiência 3D para a maioria das pessoas.

A máquina mais próxima dos portugueses está instalada em Madrid, capital de Espanha.

O preço, esse, é que pode afastar algumas pessoas: cada impressão vai custar entre 50 e 200 dólares, isto é, o equivalente a 40 e 160 euros. Numa opção mais económica, a rondar os 20 dólares, os utilizadores podem levar para casa o seu “molde” num ficheiro que é compatível com impressoras 3D.

Em Portugal já existem empresas que estão a operar no mesmo segmento, como é o caso da Tridaxis.

 
Topo