Portal Chamar Táxi

Notícias Deputado brasileiro inicia greve de fome em protesto contra processo que pode tirar-lhe o mandato

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
54,426
Gostos Recebidos
1,527
Deputado brasileiro inicia greve de fome em protesto contra processo que pode tirar-lhe o mandato

img_932x621uu2025-04-10-15-32-27-2202769.jpg


Glauber Braga passou a primeira noite de confinamento nas instalações do Congresso, de quarta para esta quinta, dormindo no chão de uma das salas.
10 de abril de 2025 às 15:35

Um deputado federal brasileiro, Glauber Braga, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) iniciou, esta quarta-feira, uma greve de fome em protesto contra um processo interno do Congresso que pode tirar-lhe o mandato parlamentar. Horas depois do anúncio do início da greve de fome, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou um parecer que recomenda o cancelamento do mandato de Glauber por acto incompatível com o decoro parlamentar.

Como parte do seu protesto contra esse processo, que ainda precisa ser votado no plenário do parlamento, Glauber Braga também decidiu não sair do Congresso até que tudo esteja decidido, de uma forma ou de outra. Por isso, Glauber Braga passou a primeira noite de confinamento nas instalações do Congresso, de quarta para esta quinta, dormindo no chão de uma das salas.

Glauber Braga, um aguerrido deputado de esquerda, está a ser processado internamente com o apoio de partidos da direita e da extrema-direita por agressão. Em Abril do ano passado, durante uma reunião na Câmara dos Deputados, o deputado expulsou da sala a pontapés um membro do Movimento Brasil Livre (MBL), de direita, com o qual se desentendeu durante o encontro.

Enquanto faz greve de fome e dorme no chão, Glauber Braga tenta reverter o processo e manter o mandato, para o qual foi eleito pelo estado do Rio de Janeiro. O deputado vai recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, de maioria conservadora, e, se não conseguir parar a acção aí, irá lutar na justiça para manter o mandato, tudo isso, garante, sem ingerir alimentos nem voltar para casa.

Correio da Manhã
 
Topo