kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
Porfírio Silva, membro do Secretariado Nacional do PS
Entrevistado pelo DN, Porfírio Silva, membro da equipa de António Costa na direção do PS, sugere ao PCP e ao BE que se coliguem para não competirem entre si "a ver quem bate mais no PS".
A ideia com que se fica é que o PS já descartou a possibilidade de entendimentos permanentes à esquerda e já só aposta em entendimentos parciais...
Pessoalmente, não descarto nada. Mas a vantagem da maioria absoluta é que permitiria entendimentos de geometria variável. Se precisamos de um entendimento firme para garantir um governo, temos um tipo de obrigação; mas se a base mínima estiver garantida isso até permitirá aos outros partidos uma maior liberdade. Para começar a pensar no leque de possibilidades é preciso acabar com a tal retórica de agressividade. Porque parece que há uma espécie de campeonato à esquerda a ver quem ataca melhor o PS. É estranho mas até certo ponto compreensível: quer o PCP quer o BE têm receio de dar um passo no diálogo com o PS - e depois serem atacados pelo outro, acusados de trair ou fraquejar. Mas se o problema é esse então façam qualquer coisa juntos, uma coligação, uma frente, um acordo, e depois, como já não têm medo da concorrência entre si, então depois se calhar conseguem falar connosco mais facilmente. Agora, esta situação em que o campeonato é para ver quem bate mais no PS já deu maus resultados no passado e a direita é que beneficiou muito desta relação má entre diferentes partidos de esquerda.
dn