- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,907
- Gostos Recebidos
- 1,233
Se é costume perder algum tempo nas redes sociais, em especial no TikTok, é provável que já se tenha deparado com um novo desafio viral que envolve sementes de chia. Tal como outros desafios, este também apresenta alguns riscos à saúde.
O desafio consiste em beber um copo de água com duas colheres de sopa de chia entre sete a 40 dias consecutivos. Quem o fez afirma que acabou por perder peso com o mínimo de esforço. Contudo, existem alguns riscos que pode estar a correr.
A sua textura pode ajudar na perda de peso também por tratar-se de um laxante natural. Ainda assim, estas sementes podem levar à asfixia, engasgamento e obstrução da garganta.
"Algumas afirmações virais não mencionam que a chia pode causar desconforto digestivo se o consumo for elevado rapidamente ou ingerido sem a quantidade suficiente de líquidos”, revela a nutricionista Monica Kranner ao Daily Mail.
Os perigos do desafio das sementes de chia
Leia Também: Para que serve o chá de cavalinha? A planta que faz bem a (quase) tudo
“As sementes podem ajudar no controlo do peso, uma vez que são ricas em fibras e podem aumentar a sensação de saciedade, o que pode ajudar algumas pessoas a reduzir a ingestão total de calorias. Mas não são uma ferramenta para perda de peso por si só, e ainda contêm calorias, então quantidades muito grandes não ajudarão”, continua a especialista.
A também nutricionista GQ Jordan defendeu assim alguma cautela no uso desta solução contra a perda de peso. "Quem tem tendência para o inchaço deve começar com uma pequena quantidade e aumentar gradualmente.”
A publicação alertou ainda para o caso de um homem que deu entrada no hospital com dificuldade em engolir depois de consumir sementes de chia. Um dos problemas acabou por ser a quantidade de líquido ingerido para as sementes que acabou por consumir.
“Quando são ingeridas secas, as sementes podem causar fortes dores abdominais, prisão de ventre, inchaço e gases”, continua Monica Kranner.
Truque com sal rosa ajuda mesmo a emagrecer? O que dizem os especialistas
A revista Parade falou com alguns especialistas para perceber melhor este método e se pode ser, ou não, a melhor forma para conseguir perder peso. Se emagrecer é uma das suas resoluções de ano novo, saiba mais sobre este truque para perceber se vale a pena.
Beber um copo de água com sal rosa dos Himalaias todas as manhãs pode ser algo tentador por ser algo também natural, mas será que é a melhor escolha se quiser perder peso?
“Influenciadores do TikTok estão a afirmar que beber uma mistura de 240 ml de água morna, sal rosa do Himalaia, sumo de limão, com ou sem gengibre ou mel, todas as manhãs ajuda na perda de peso, acelera o metabolismo, desintoxica o corpo, reduz o inchaço e melhora a hidratação, devido aos eletrólitos do sal”, começa por explicar a médica Richele Corrado.
"Tenho que dizer que experimentei pessoalmente e não sei como as pessoas conseguem consumir, porque o sabor não é dos melhores, pelo menos para mim", continua o médico Mike Sevilla.
Os especialistas com quem a revista Parade falou revelam que não existem evidências científicas sobre este método em específico, mas que na sua essência pode até trazer alguns benefícios.
“Água, sal e suco de limão podem trazer benefícios, mas não há nenhum estudo que sugira que isso ajude a perder peso", explica o médico Mir Ali. "Quem adota este método afirma que desintoxica porque o limão estimula as enzimas do fígado e o sal limpa o cólon. No entanto, a realidade é que o fígado não precisa ser limpo”, continua Peter Balazs.
“Manter o pH do corpo corretamente regulado pelos rins e pulmões é uma tarefa mais complexa. É importante saber que a ingestão alimentar não pode realmente alterar o pH do sangue. Este truque também sugere que fornece eletrólitos perfeitos, mas, pelo contrário, fornece uma carga maciça e desequilibrada de sódio”, alerta o especialista.
IN:NM
