Portal Chamar Táxi

Descobertas mutações em genes causam cancro do esófago

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
160
Uma equipa de cientistas revelou ter descoberto mutações em 26 genes que podem causar cancro do esófago, um avanço que esperam poder conduzir a novos medicamentos para esta doença mortal e cada vez mais frequente.

Os investigadores descobriram o código genético de células tumorais, a partir de 149 doentes, que compararam com células saudáveis, de acordo com o estudo dos cientistas norte-americanos, citado pela agência France Presse.

O cancro do esófago (que liga a faringe ao estômago) tem uma taxa de sobrevivência de cinco anos para apenas 15-20 por cento dos casos.

Este tipo de cancro tem frequentemente origem na doença “esófago de Barrett”, que é causada por refluxo ácido crónico - refluxo do conteúdo estomacal, no qual estão presentes ácidos e secreções bilio-pancreáticas - e a sua incidência aumentou 600 por cento nos últimos 30 anos, sobretudo nos países ocidentais, segundo o estudo divulgado no domingo.

“Descobrir as mutações ajuda-nos a compreender o cancro (…) Também pode ajudar-nos a encontrar novas terapias”, disse à agência France Presse Adam Bass, da Harvard Medical School, co-autor do estudo, a maior análise genética deste tipo de cancro.

O cancro do esófago mata anualmente cerca de 400.000 pessoas em todo o mundo.

nmt
 
Topo