Portal Chamar Táxi

Descodificador

Ðücky™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
bom trabalho esta muito bom, eu percebi perfeitamente mas vai aparecer por ai alguns que nao vao perceber pois nem sequer sabem o que é banda 4 ou 5 mas esta um trabalho bem laborado parabens

Explica-nos sff

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Para mim não é a melhor opção. Como está funciona. Mas para que serve o separador de 4 vias que se encontra na parte inferior se tens a hipótese de fazer loop nos receptores? Não esquecer que tens atenuação no repartidores e no loop muito proximo do zero.

Outro pormenor estou a reparar que estás a colocar quase todas as frequências do antigo emissor analógico da Lousã (menos o rx do programa 1 que era em vhf b1) informo que vai ser muito dificil colocar essas frequências porque são muito próximas e metem interferências, no entanto isso depende dos amplificadores, pode ser que com alguns modelos seja possível

Ps. Só agora reparei que aconselhas a não fazer loop, porquê?

Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Depois de várias horas a estudar o esquema apresentado finalmente consegui perrceber. Depois fui à internet e até já sei o que é banda IV e V!!!

Agora a sério, tenho algo semelhante a distribuir vários sinais, 2 receptores de satélite,BOX IPTV, DVD, Video vhs e até o computador.

Fazer isto para TDT numa intalação com 10, ou mais televisores até que é uma boa solução. Mas para apenas 6 televisores, na minha opinião mais vale comprar 6 boxs TDT sem modulador que são mais baratas e mais ou menos com o mesmo dinheiro, tens TDT com qualidade digital em todos os televisores.

Ðücky™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
@pincas

A opção de não fazer loop acho que é só mesmo se houver problemas num receptor para se continuar a ver através dos outros. E um separador não é assim tão caro, embora atenue o sinal um pouco mas se ele tiver uma boa percentagem nem se nota.
Se as frequências estão muito próximas do emissor da Lousã mas não causam interferências, então vale mais não mudar nada. Em equipa vencedora não se mexe.

@aljofe
Há uma certa ironia nas tuas palavras e do someu, claro que 99% das pessoas que olha para o esquema não sabe o que é BIV ou BV, mas com uma pequena explicação, e é simples, ficavam a perceber.

Há uma grande maioria de casos em Portugal que difama a TDT, mas basta uma pequena afinação para tudo ficar a 100%, vê-se essas pessoas a pedir ajuda nos fóruns, mas ainda não vi instaladores ou pessoas que trabalham no ramo a dar essa ajuda, ou pelo menos a maior parte não dá...

Agora o que interessa, o Ivo utiliza os canais 21 (474Mhz), 26(514Mhz), 29(538Mhz) e 32(562Mhz)

Banda IV - 470Mhz aos 582Mhz
Banda V - 582Mhz aos 862Mhz

A resposta agora é simples, basta tomar atenção e ver o porquê dessa ligação.

Nota: Com esta mensagem não quero criticar ninguém, só acho que os fóruns servem para ajudar.
Nota2: Não sou técnico, apenas curioso, se errei no que disse tenho desculpa ;)

Boas instalações :)

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Se as frequências estão muito próximas do emissor da Lousã mas não causam interferências, então vale mais não mudar nada. Em equipa vencedora não se mexe.

QUOTE]

Não percebi o que queres dizer com isso, o emissor da Lousã está no canal 46, desde que não se utilize os canais 45, 46 ou 47 está tudo bem.

Não é necessáriamente obrigatório utilizar um amplificador de sinal com entradas separadas para banda IV e V, embora esta seja a melhor opção.

Mas quem já tiver amplificador com duas entradas UHF serve perfeitamente. O ideal é que tenha regulação de ganho para equilibrar os sinais.

Até mesmo um amplificador com uma única entrada pode servir mas neste caso podem surgir alguns problemas para nivelar os sinais digitais e analógicos.

No que respeita aos intaladores ajudarem quem tem dificuldades com a TDT, basta dares uma volta pelo forum para veres que há alguns intaladores e não só que ajudam e muito.

Posso mencionar por exemplo: DX2, pincas, aljofe e muitos outros.

Muitas das vezes se não ajudam mais é por falta de informações por parte de quem faz as perguntas. Sem dados é dificil dar uma ajuda eficaz.

Ðücky™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Não percebi o que queres dizer com isso, o emissor da Lousã está no canal 46, desde que não se utilize os canais 45, 46 ou 47 está tudo bem.

(...)

No que respeita aos intaladores ajudarem quem tem dificuldades com a TDT, basta dares uma volta pelo forum para veres que há alguns intaladores e não só que ajudam e muito.

Posso mencionar por exemplo: DX2, pincas, aljofe e muitos outros.

Muitas das vezes se não ajudam mais é por falta de informações por parte de quem faz as perguntas. Sem dados é dificil dar uma ajuda eficaz.

Boa tarde

Como eu disse em cima, não vos estou a criticar e sei que ajudam, eu falei na maior parte, pois há aqui mais.

O que não percebeste foi o que eu respondi ao pincas, lê a mensagem dele e vais perceber.

Só espero que não entendam o meu post como uma critica, mas como um incentivo a explicar melhor as coisas :espi28:

Abraço

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Para todos os que não perceberam ou não conseguiram ver é o seguinte!!!
No esquema do amplificador de mastro Eu esquematizei:

UHF1 OU BIV
Isto vai depender do amplificador que possuem
UHF2 OU BV

É obvio que para quem sabe há amplificadores que separam as bandas (IKUSI SBA-373 por exemplo) e também há que com duas as entradas UHF ditas "normais" que não separam por banda e fazem ambas do 21 ao 69 (IKUSI SBA-353)

Para quem não quiser comprar um novo amplificador e tiver por um amplificador com uma entrada uhf pode simplesmente usar um misturador desses da Manata M-3-S ou similar, é como preferirem....

OUTRA COISA... Não usem os loops em caso de bloqueio de uma das box todas as restantes são afectadas (digo por experiência própria por ter sinal digital no limite em casa).... e SIM é 100x melhor usar um repartidor de 4 saidas... não se ponham a usar os loops (basta uma reles flutuação de sinal para aquilo ficar tudo marado) É material IBEROSAT!!!!

UM CONSELHO... todas as tomadas deste sistema estão ligadas a um temporizador que as desliga das 3h ás 4:30h da manha.... para descanso e prolongamento da vida das pobres coitadas....

POR ULTIMO... tenho ainda uma tomada telecomandada por radio-frequências "para fazer um reset a tudo caso seja preciso" como o material está no sotão estas boxes tendem a perder o som do canal caso o sinal baixe momentaneamente e so volta ao normal depois de serem desligadas da corrente... por isso e para minha comodidade e dos restantes membros da familia sempre que não há som numa das box é so apontar o comando para o ceu et voila!!!!!!

Alguma coisa disponham.... estamos aqui para nos ajudar-mos uns aos outros....

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Gostos Recebidos
116
@pincas

A opção de não fazer loop acho que é só mesmo se houver problemas num receptor para se continuar a ver através dos outros. E um separador não é assim tão caro, embora atenue o sinal um pouco mas se ele tiver uma boa percentagem nem se nota.

@aljofe
Há uma certa ironia nas tuas palavras e do someu, claro que 99% das pessoas que olha para o esquema não sabe o que é BIV ou BV, mas com uma pequena explicação, e é simples, ficavam a perceber.

Há uma grande maioria de casos em Portugal que difama a TDT, mas basta uma pequena afinação para tudo ficar a 100%, vê-se essas pessoas a pedir ajuda nos fóruns, mas ainda não vi instaladores ou pessoas que trabalham no ramo a dar essa ajuda, ou pelo menos a maior parte não dá...

Agora o que interessa, o Ivo utiliza os canais 21 (474Mhz), 26(514Mhz), 29(538Mhz) e 32(562Mhz)

Banda IV - 470Mhz aos 582Mhz
Banda V - 582Mhz aos 862Mhz

A resposta agora é simples, basta tomar atenção e ver o porquê dessa ligação.

Nota: Com esta mensagem não quero criticar ninguém, só acho que os fóruns servem para ajudar.
Nota2: Não sou técnico, apenas curioso, se errei no que disse tenho desculpa ;)

Boas instalações :)
agora que eu esplicar ja tu esplicaste, muito obrigado por me teres tirado o trabalho,acho que nao é preciso criticar ninguem men basta esplicares o que nao esta esplicado e mais nada

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Depois de um dia de instalações, estava só a fazer um update aos primeiros posts que apareceram depois do meu esquema e a complementar o que lá tinha escrito e o que fiz...

Eu aqui também não gosto de criticar ninguem! não sou mais nem menos que os outros... sou humano e como tal também erro... Mas admito os meus erros e esforço-me para não os repetir e aperfeiçoar a minha tecnica e conhecimentos!

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Gostos Recebidos
116
Depois de um dia de instalações, estava só a fazer um update aos primeiros posts que apareceram depois do meu esquema e a complementar o que lá tinha escrito e o que fiz...

Eu aqui também não gosto de criticar ninguem! não sou mais nem menos que os outros... sou humano e como tal também erro... Mas admito os meus erros e esforço-me para não os repetir e aperfeiçoar a minha tecnica e conhecimentos!
nao era a ti que eu me estava a referir era ao Ðücky

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0

Está tudo muito certo, penso que aqui no forum é objectivo da maioria partilhar experiência e conhecimento. Desta forma todos podemos aprender.

Relativamente à tua montagem com 4 boxs com modulador, como já referi atrás, penso que ficarias melhor servido com 6 boxs sem modulador. Não precisavas de temporizador nem de tomada com comando e acabavas por gastar menos dinheiro e ficarias melhor servido, com melhor qualidade de imagem. Mas é só uma opinião.

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
ivo92; OUTRA COISA... Não usem os loops em caso de bloqueio de uma das box todas as restantes são afectadas (digo por experiência própria por ter sinal digital no limite em casa).... e SIM é 100x melhor usar um repartidor de 4 saidas... não se ponham a usar os loops (basta uma reles flutuação de sinal para aquilo ficar tudo marado) É material IBEROSAT!!!! QUOTE disse:
É uma opiniao, não sei se será melhor, até porque se desligares o receptor da corrente ele continua a fazer loop

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
OUTRA COISA... Não usem os loops em caso de bloqueio de uma das box todas as restantes são afectadas (digo por experiência própria por ter sinal digital no limite em casa).... e SIM é 100x melhor usar um repartidor de 4 saidas... não se ponham a usar os loops (basta uma reles flutuação de sinal para aquilo ficar tudo marado) É material IBEROSAT!!!!

QUOTE]

É uma opiniao, não sei se será melhor, até porque se desligares o receptor da corrente ele continua a fazer loop

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0

....

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
(...) amplificador (...). O ideal é que tenha regulação de ganho para equilibrar os sinais.
Só uma pequena correcção, que serve de informação para todos: tudo o que amplifica sinais de TV, que eu conheça, (amplificadores exteriores e interiores, centrais, etc) não tem regulação de ganho mas sim atenuação do sinal de entrada, à excepção da série TVF-500 do Manata, que tem regulação de ganho do transistor de pré-amplificação em BIII e UHF.

DX2

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Para quem não quiser comprar um novo amplificador e tiver por um amplificador com uma entrada uhf pode simplesmente usar um misturador desses da Manata M-3-S ou similar, é como preferirem...
Ou melhor ainda, um M-50, que tem BIV e BV.

DX2

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Gostos Recebidos
0
Só uma pequena correcção, que serve de informação para todos: tudo o que amplifica sinais de TV, que eu conheça, (amplificadores exteriores e interiores, centrais, etc) não tem regulação de ganho mas sim atenuação do sinal de entrada, à excepção da série TVF-500 do Manata, que tem regulação de ganho do transistor de pré-amplificação em BIII e UHF.

DX2

E que essa atenuacao em analogico serve bem, ja em digital, la se vai o snr :p

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Não é bem assim. Todos os receptores que conheço, e o Iberosat 1500 é um deles, cortam a passagem de sinal quando desligados. Alguns até em standby fazem isso. Como tenho muitas instalações com retorno de sinal em analógico, preciso de usar a saída dos receptores para enviar esse sinal para a TV e quando apanho receptores que fazem isso meto um splitter blindado com fichas IEC (fêmea-macho-macho) e vou buscar o sinal analógico directamente ao cabo que traz o sinal, sem passar pelo loop do receptor. Assim as pessoas evitam ter que ligar o receptor de cada vez que querem ver o canal de retorno.

DX2

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Gostos Recebidos
0
Não é bem assim. Todos os receptores que conheço, e o Iberosat 1500 é um deles, cortam a passagem de sinal quando desligados. Alguns até em standby fazem isso. Como tenho muitas instalações com retorno de sinal em analógico, preciso de usar a saída dos receptores para enviar esse sinal para a TV e quando apanho receptores que fazem isso meto um splitter blindado com fichas IEC (fêmea-macho-macho) e vou buscar o sinal analógico directamente ao cabo que traz o sinal, sem passar pelo loop do receptor. Assim as pessoas evitam ter que ligar o receptor de cada vez que querem ver o canal de retorno.

DX2

Os strong's srt 8105 eco faz a passagem loop em standby. Quando tenho essas situações meto apenas um chicote do loop até à TV. Assim, o cliente mete o receptor em standby, e a TV passa automaticamente (normalmente) para o canal analógico que estava (do retorno de outro equipamento).

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Está tudo muito certo, penso que aqui no forum é objectivo da maioria partilhar experiência e conhecimento. Desta forma todos podemos aprender.

Relativamente à tua montagem com 4 boxs com modulador, como já referi atrás, penso que ficarias melhor servido com 6 boxs sem modulador. Não precisavas de temporizador nem de tomada com comando e acabavas por gastar menos dinheiro e ficarias melhor servido, com melhor qualidade de imagem. Mas é só uma opinião.

A solução era a mais adequada para mim por perceber alguma coisa e não so.... so comprei mesmo as boxes e os repartidores de propósito... o resto ja tinha em casa... no que toca á qualidade do sinal é exactamente igual até porque tenho o sinal bem calibrado e apesar de estar propenso a interferências para quem tenho em casa e a complicação dos comandos e da questão estética de ter esse "apendiçe" em cima ou atrás da tv este foi a solução mais adequada sem duvida!!!! e não me arrependo de o ter feito de modo algum! a imagem é optima e para as tvs em casa CRT passava muito bem por imagem vinda de fonte de video scart! até parece que vejo em HD nestas TVs !!!

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0

Sim ele continua a fazer loop mas as atenuações de sinal nesse caso são absurdas! a potencia "e por arrastamento a qualidade" baixam substancialmente!

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0

DX2

Exacto DX2 aconteçe-me exactamente o mesmo!!! alem disso há por aí receptores que nem loop fazem e outros que mais valia nem terem essa opção o TDT1500, tvstar, best buy e afins são propiçios a isso... e no caso do retorno em analógico nota-se e bem as atenuações dessa bodega!!!!

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Os strong's srt 8105 eco faz a passagem loop em standby. Quando tenho essas situações meto apenas um chicote do loop até à TV. Assim, o cliente mete o receptor em standby, e a TV passa automaticamente (normalmente) para o canal analógico que estava (do retorno de outro equipamento).
Pois, mas eu estava a referir-me àqueles que cortam a saída de sinal em standby. Com os outros não preciso recorrer a soluções alternativas.

O Iberosat TDT 5000, só a titulo de exemplo, como tem entrada e saída tanto no tuner como no modulador, até dá para fazer umas "brincadeiras" com os loopthrough.

DX2

Última edição: