- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,524
- Gostos Recebidos
- 1,113
É algo que afeta praticamente todas as mulheres em alguma altura da sua vida. Mas será realmente um ‘problema’?

Os desejos de mulheres grávidas não são discutíveis. São um fenómeno cientificamente comprovado, embora não se saiba ao certo o seu motivo.
É noutros casos, sem justificação, que a questão se coloca. Porquê este desejo incessante por comida (diga-se, sempre calórica e a más horas) que afeta quase todas as mulheres?
A má alimentação pode ser a causa do problema, que leva o próprio corpo a ‘pedir’ por proteína, por exemplo, e daí o desejo por um belo naco de carne. Contudo, na maioria das vezes, o desejo da comida é apenas psicológico. A vontade de se comer bolos, salgados ou qualquer alimento rico em açúcar e hidratos de carbono é, na grande maioria das vezes, sinónimo de ansiedade ou aborrecimento, conta a Women’s Health UK.
‘A culpa é da TPM’
O Temperamento Pré Menstrual, de que nenhuma mulher está livre, é a altura mais propícia à ocorrência de desejos por comida e aí há, de facto, uma justificação: nesta fase do ciclo menstrual, o corpo aumenta a produção de mais estrogéneo e progesterona. Tal alteração hormonal leva à carência de serotonina que o corpo tenta compensar com a procura por comida calórica.
O que daqui se conclui? Uma alimentação equilibrada e uma hidratação diária vão evitar que o corpo sinta falta de algum nutriente. Na altura da pré-menstruação, pense duas vezes antes de ‘atacar’ o frigorífico e tente substituir três fatias de bolo de chocolate à meia noite por algo que a distraia.
IN:NM