• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Desenvolvida gama de computadores portáteis solares energeticamente eficientes

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1

Desenvolvida gama de computadores portáteis solares energeticamente eficientes

PortatilSolar210.jpg


Rui Borralho

Uma empresa canadiana está em vias de comercializar uma nova gama de computadores portáteis alimentados por painéis solares destacáveis, anunciando que 2 horas de carregamento solar alimentam 10 horas de bateria e que durante a sua vida útil cada portátil poderá prevenir a emissão de 1 tonelada de CO2.

A empresa canadiana WeWi Telecommunications anunciou que desenvolveu, e está em vias de comercializar, uma gama de computadores portáteis resistentes ao choque e (alguns deles) à água, que são alimentados através de painéis solares próprios destacáveis, sendo apropriadamente designados por SOL.

Ainda que os computadores SOL não sejam os primeiros portáteis que recorrem a energia solar, a sua eficiência energética anunciada é significativamente superior à de modelos anteriores, sendo indicado que duas horas de carregamento solar proporcionam 10 horas de uso autónomo da bateria. Aliás, os seus fabricantes salientam que estes computadores poderão ser utilizados sem nunca ser necessário ligá-los à ficha eléctrica, sendo possível trabalhar dentro de casa com uma extensão que liga o computador ao painel solar destacável colocado no exterior.

Os portáteis SOL foram pensados para serem utilizados sobretudo por habitantes de locais que têm um fornecimento de eletricidade irregular ou inexistente e por viajantes que se deslocam para ou através dessas áreas, pretendendo-se que sejam resistentes e economicamente acessíveis, com preços anunciados entre 350 e 400 dólares americanos (entre 260 e 300 euros). A sua faceta ambiental é também enfatizada pelo fabricante, que anuncia que a utilização contínua de energia solar para alimentar um computador SOL deverá impedir que cerca de uma tonelada de CO2 seja emitida durante a sua vida útil, comparativamente a uma situação de alimentação contínua através da energia eléctrica disponível nas casas norte-americanas.


Fontes: Gizmag.com e Solaptop.com
 
Topo