Portal Chamar Táxi

Detidos na Malásia por terem posado nus na montanha sagrada

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4327160.jpg


As fotografias dos turistas circularam na Internet.

Alguns malaios denunciaram a fotografia por ter sido tirada numa montanha considerada sagrada, tendo enraivecido os espíritos e causado o terramoto que matou 17 pessoas na semana passada.
Quando Eleanor Hawkins, de 23 anos, juntamente com as nove pessoas que subiram com ela ao topo do monte Kinabalu, não esperava que a fotografia que tiraram juntos, despidos no cume, gerasse tanta comoção. A fotografia foi tirada no dia 30 de maio, uma semana antes do terramoto que atingiu a montanha malaia e matou 17 pessoas. Acabou por ser detida e poderá ser condenada a três meses de prisão. O pai diz que já admitiu que "foi estúpida".



Tanto Hawkins como outras três pessoas na fotografia acabaram por ser presas pela fotografia. Alguns malaios consideraram que a fotografia era ofensiva, porque o monte Kinabalu tem um carácter sagrado, sendo que um oficial chegou a sugerir que a presença dos turistas despidos pudesse ter enraivecido os espíritos da montanha e causado o terramoto.

A britânica Eleanor Hawkins foi detida esta terça-feira no aeroporto, e permanece na prisão, onde vai ficar pelo menos até sábado, juntamente com outros três turistas que tinham subido à montanha com ela: duas irmãs canadianas e um turista holandês. Podem ser punidos com até três meses de prisão se forem acusados de indecência em local público.

ng4327379.jpg


As fotografias dos turistas despidos circularam pela Internet, o que levou a polícia da Malásia a procurar identificar as pessoas que surgiam retratadas.
À BBC, o pai de Eleanor Hawkins disse esta quinta-feira à BBC que a jovem de 23 anos admitiu que foi "estúpida" e faltou ao respeito às crenças dos malaios. Timothy Hawkins, pai de Eleanor, já falou com a filha na prisão e diz ter fé no sistema judicial malaio, embora espere que "não transformem Eleanor num exemplo" para outros que possam ter as mesmas intenções, disse ainda ao Guardian.

dn
 
Topo