Portal Chamar Táxi

Dezenas de queixas por burla na compra de carro

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Gostos Recebidos
464
Um stande de Braga, já encerrado, terá burlado mais de duas dezenas de clientes que se arriscam a ficar sem carro e dinheiro. Há queixas na PSP e PJ. Alguns clientes estão a pagar dois créditos que não fizeram e nenhum tem o registo de propriedade do veículo.

"Tenho um carro desde Agosto, que não está registado em meu nome e pelo qual estou a pagar dois empréstimos, em agências diferentes, no valor de 708 euros", disse, ao JN, uma cliente do stande "Jorge Barroso Unipessoal", em Lamaçães, Braga.

Na passada sexta-feira, a PSP de Braga foi chamada para pôr cobro ao protesto de alguns clientes, alegadamente burlados.

Dois apresentaram queixa na PSP, uma mulher foi à Polícia Judiciária e diversos clientes contrataram advogados para tentar resolver a situação. No total, mais de 20 pessoas que adquiriram automóveis (quase todos importados) nos últimos meses naquele local estão, aos poucos, a descobrir diversas irregularidades.

"Recebemos queixas de pessoas que se consideram lesadas e estamos a proceder a averiguações", explicou a porta-voz da PSP de Braga. Também Rute Sousa, advogada de Jorge Barroso afirmou "a empresa não está insolvente e estamos a tentar resolver os problemas", afirmou.

O stande está agora vazio e Jorge Barroso, o homem apontado pelos clientes como o dono do stande, não atende o telefone nem responde às solicitações dos queixosos. "Só descobri que fui enganada quando foi retirado da minha conta dinheiro para duas agências de créditos para, supostamente, pagar o meu carro", referiu a "dona" da viatura, que ainda não tem o registo de propriedade e já "cancelou as contas bancárias", para evitar novos pagamentos.

Uma situação idêntica aconteceu a um homem de Vila Verde. "Entreguei uma carrinha em Agosto, para troca, no stande. Comprava uma nova e dava o dinheiro de entrada e o senhor Barroso liquidava o empréstimo que eu tinha da anterior", referiu.

"Nem o empréstimo antigo foi liquidado, e eu tenho que o continuar a pagar, nem a carrinha nova é minha porque não tenho o registo de propriedade. Ao tentar resolver a situação, descobri que a carrinha, afinal, está registada em nome de uma empresa e com reserva a uma outra empresa de crédito", afirmou o lesado.

No meio da confusão, entre os clientes há uma pergunta comum: "Como é possível fazer dois créditos, em empresas diferentes, sobre o mesmo veículo"? Sem documentos, às perguntas dos compradores o responsável pelo stande ia respondendo que o atraso se ficava a dever ao processo de legalização de carros importados. "Eu achei estranho demorar quatro meses a registar o carro mas o senhor dizia-me sempre que eram problemas na alfândega ou questões com a matrícula", salientou outra cliente.

Esta mulher comprou o carro a pronto, pagou no acto de entrega mas ainda não tem registo de propriedade. Além disso, quase teve "um AVC" quando, há dias, lhe telefonaram de uma empresa de crédito a informar que deveria dar ordem ao seu banco para que as prestações de pagamento do carro começassem a ser pagas.

"Nesse dia, se o vendedor me aparecesse à frente, ia acontecer uma tragédia. Então eu pago o carro e usam os meus documentos para fazer um crédito em meu nome, falsificando a minha assinatura, e eu continuo sem ter um documento onde conste que o carro é meu", diz, indignada.

Jornal de Notícias