• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Dicas para acabar com os problemas de "Explorer.exe"

Covinet

GF Ouro
Entrou
Jun 18, 2007
Mensagens
1,006
Gostos Recebidos
0
Este problema aparece em todas as versões do Windows e pode ser minimizado de diferentes maneiras

Quem já passou pela situação de se “esbarrar” com a mensagem “O explorer.exe encontrou um problema e precisa ser fechado” sabe que, mais do que a irritação proporcionada, a sensação de frustração por não saber o que acontece é grande.

Este erro acontece em diferentes situações e, portanto, deve ser resolvido de acordo com a necessidade.

“O Explorer.exe encontrou um problema e precisa ser fechado”

Neste caso, é comum que esta mensagem apareça durante a inicialização do Windows. A primeira é dica é clicar no link “clique aqui” para saber mais informações sobre o erro (ou no botão "Depurar" no Windows XP).
explorer1.jpg

O tão temido erro pode ser resolvido.

Outra dica é tentar restaurar algum arquivo que eventualmente tenha problema. Neste caso, você precisa ter o CD do Windows obrigatoriamente. Para começar, insira o CD no drive.

Clique no menu “Iniciar” e depois em “Executar”. Digite “SFC /SCANNOW” e clique em “OK” ou tecle enter.
explorer2.jpg

explorer2.jpg

Execute este comando para checar arquivos fundamentais do Windows.

Este comando irá analisar o CD do Windows à procura de algum arquivo que precise ser restaurado. Siga as instruções e reinicie o computador após o procedimento.

Outros casos

Acredite se quiser, mas esta mensagem pode aparecer logo na primeira vez que você efetuar o logon no Windows XP (“O Explorer.exe gerou erros e será fechado pelo Windows”). Juntamente com a mensagem, a área de trabalho não aparece ou aparece em branco e o gerenciador de tarefas indica que o processo “Explorer.exe” está usando cerca de 100% do processador.

Este problema pode acontecer por alguma incompatibilidade com o sistema anterior. Se você utilizou o Norton CleanSweep no sistema anterior, siga os seguintes passos para resolver a situação:

Após receber a mensagem, pressione Ctrl+Alt+Del. Clique em “Gerenciador de tarefas” e, em seguida, “Nova tarefa”. Digite “control” e tecle Enter.
explorer3.jpg

explorer3.jpg

Acessando o Painel de Controle através do Gerenciador de Tarefas.

Você vai acessar o painel de controle. Vá à área de adicionar ou remover programas, remova o Norton CleanSweep e reinicie o computador.

Para remover o Norton CleanSweep através do prompt de comando, então siga esses passos:

Durante a inicialização do computador, pressione a tecla F8 para inicializar o sistema em modo de segurança. Lembre-se de selecionar a opção “Prompt de comando no modo de segurança” (ou "Modo seguro com Prompt de Comando" dependendo de sua versão do Windows).
explorer4.jpg

Tela de inicialização do Windows para modo de segurança.

No prompt de comando, digite “appwiz.cpl” e tecle Enter.
explorer5.jpg

Digite este comando para acessar o desinstalador do Windows.

O assistente para adicionar ou remover programas será inicializado. Na lista exibida, clique em “CleanSweep” e em “Alterar/remover”. Remova o Norton CleanSweep.

Se este problema não é causado pelo Norton CleanSweep, então outra solução é remover o arquivo “Apitrap.dll”. Para isso, reinicie o computador e, durante a tela de inicialização, tecle F8 para iniciar no modo de segurança. Selecione a opção “Prompt de comando no modo de segurança”.

Acesse a pasta “C:\WINNT\System32”. Renomeie o arquivo “Apitrap.dll” para “Apitrap.old” e reinicie o computador.
 

jairobel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,098
Gostos Recebidos
0
Movido para secção correcta

Windows-»Duvidas/Ajuda
:espi28:
 
Topo