• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Dicas

M

MMAD

Visitante
ABACATE

► Sacuda o abacate antes de comprá-lo. Se o caroço balançar lá dentro, não compre.
► Quando for usar somente a metade do abacate, deixe a outra metade com o caroço. Isso evita que o abacate se estrague com rapidez.

ABACAXI

► Quando for fazer um sorvete ou gelatina de abacaxi fresco, ferva li-geiramente o suco ou a polpa antes de preparar. Caso contrário a fruta não se solidifica. Se usar abacaxi em lata não precisa ferver.
► Não jogue fora as cascas do abacaxi. Lave-as bem e ferva-as em 1 li-tro de água por 10 minutos e deixe apurando dentro da geladeira de um dia para o outro. Coe e adoce à gosto. Dá um gostoso refresco chamado Aluá.

ABOBRINHA


► Nunca descasque as abobrinhas. Prepare-as com casca. 99,9% das vitami-nas estão na casca.

AGRIÃO

► Não jogue fora os talos de agrião. Lave-os bem e refogue-os na mantei-ga. Fica uma delícia...
► Para quem tem problemas respiratórios tipo bronquite, asma, etc., nada melhor do que "água de agrião". Prepare assim: coloque um punhado de folhas de agrião numa xícara de chá com água. Deixe descansar por uma noite. Depois coe numa peneira esmagando as folhas para que saia todo o sumo. Beba essa infusão pela manhã, em jejum.
► Para que sua salada de agrião tome gosto dos temperos e não murche, deixe-a em um recipiente plástico tampado na geladeira até o momento de servir.

AIPIM

► Quando o aipim estiver velho e demorando para cozinhar, adicione 1 xícara de chá de água fria à água do cozimento. O choque térmico amo-lece o aipim.
► Se mesmo assim ele continuar duro, jogue fora toda a água quente, la-ve-o em água fria e torne a levá-lo ao fogo.

ALFACE

► As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito de seu já pobre valor nutritivo. Deixe as folhas inteiras ou rasgue-as com as mãos.
► Procure colocar sal na alface somente no momento de servir, pois o sal faz com que as folhas murchem.
► Para "reviver" a alface murcha, faça assim: Lave as folhas, uma por uma em água corrente e deixe-as de molho em água gelada por 20 minu-tos. Escorra bem e leve à geladeira até o momento de servir.
► Para conservar a alface bem fresquinha guarde-a na geladeira dentro de um saco plástico bem fechado. Assim ela dura 4 ou 5 dias.
► Somente lave a alface quando for prepará-la. Guarde-a na geladeira sem lavar, senão ela estraga.

ARROZ

► Quando queimar o arroz, não raspe o fundo da panela. Coloque a panela em uma vasilha com água fria, cubra a boca com um pano úmido e tampe a panela. passado algum tempo, retire o arroz, mas com cuidado para não tocar no fundo da panela.
► Arroz soltinho: Lave bem o arroz e deixe-o escorrer bem antes de levá-lo ao fogo. Quanto mais sequinho estiver melhor. Pingue também algumas gotas de limão na água do cozimento, assim o arroz ficará bem branqui-nho...
► Como saber se o arroz já está pronto? Fácil! Faça o seguinte: Tire a panela do fogo, molhe o dedo e encoste no lado de fora da panela, como se faz com um ferro de passar roupa. Se estalar, significa que a água secou e que o arroz está pronto. Se não estalar, deixe mais um pouco em fogo brando.
► Você pode refogar uma porção de arroz para vários dias de uma vez só. Refogue o arroz com o dobro da quantidade normal de óleo, tempere com alho amassado e sal à gosto. Depois guarde na geladeira em um recipi-ente bem tampado. Retire do recipiente somente a quantidade necessária para o dia e faça o arroz acrescentando somente água quente.
► Para fazer um arroz a jato, use a panela de pressão. É fácil. Quando a válvula começar a apitar, deixe no fogo por mais 5 minutos e pronto!
 
M

MMAD

Visitante
ASPARGOS

► Quando for usar aspargos em lata, não jogue a água fora. Ela pode ser usada em sopas ou em molho branco.

BACALHAU


► Experimente usar um pouco de alecrim para temperar o bacalhau. Fica diferente e ótimo!

BACON

► Antes de fritar, fure as fatias de bacon com um garfo, assim elas não encolherão muito.

BANHO MARIA


► Aproveite a água fervendo do banho Maria para cozinhar legumes e eco-nomize tempo e gás!

BATATA


► Quando descascar batatas, lave-as bem antes. Assim você poderá fritar as cascas. Isso mesmo! Cascas de batatas fritas! São deliciosas. Ficam crocantes e parecidas com batatas fritas de saquinho!
► Escorra as suas batatas fritas dentro de um saco de papel (tipo dos de padaria) e coloque dentro a quantidade deseja da de sal. Assim você tempera e enxuga as batatas numa só operação.
► Não é preciso descascar as batatas para fazer purê. Coloque dentro do espremedor as batatas cozidas com casca. As batatas serão espremidas normalmente e as cascas ficam dentro do espremedor.
► Purê de batata fica muito mais gostoso se você acrescentar uma clara batida em neve, uma colher de sopa de queijo ralado, uma pitada de fermento e levar ao forno forte por 20 minutos. O purê crescerá fican-do parecido com um suflê.
► Deixe as batatas descansando por 20 minutos em água com vinagre antes de fritar. Assim elas ficarão crocantes e sequinhas.
► Para que a panela na qual você vai cozinhar batatas não fique escura, junte à água uma colher de sopa de óleo de soja.
► Óleo de soja na água do cozimento também evita que as batatas se des-manchem ou grudem na panela.
► As batatas assarão mais depressa se você fervê-las em água e sal por 10 minutos antes de irem ao forno.
► Quando as batatas são cozidas demais o purê ficará aguado. Para con-tornar essa situação substitua o leite por leite em pó (sem diluir na água).
► Quando for requentar um purê faça-o sempre em banho Maria. Depois de aquecido, acrescente ½ colher de sobremesa de margarina e bata bem. Ele ficará macio como o feito na hora.
► Para conseguir rodelas de batata da mesma espessura use um cortador de ovos.
► Se você descascar batatas demais, cubra a sobra com água e acrescente 1 colher de chá de vinagre. Dessa forma elas resistirão até 3 dias na geladeira.

BATATA DOCE


► Cozinhe sempre as batatas doces com casca. Assim elas não perdem sa-bor.
► Para retirar a cascas das batatas doces com facilidade, depois que estiver cozida, coloque imediatamente em água gelada. As cascas saem praticamente sozinhas.

BETERRABA

► Cozinhe sempre as beterrabas com casca. Assim elas não perdem a cor vermelha.
► Quando for fazer uma salada de maionese com beterraba, só coloque a beterraba no momento de servir, do contrário, toda sua salada ficará vermelha.
► Se a beterraba manchar algum tecido, cubra o lugar com bastante sal e deixe por 5 minutos. Depois coloque o tecido manchado sobre o vapor d'água por 5 minutos. Lave a seguir com água e sabão.
► Para acentuar a cor da beterraba, acrescente 2 ou 3 colheres de sopa de vinagre na água do cozimento.
► Faça beterraba como batata frita. Fica original e gostoso!

BERINGELA

► Não jogue fora as cascas da beringela. Corte-as em tiras, refogue-as em azeite, alho e sal e sirva com torradas.
► Antes de guardar a beringela na geladeira, lave-a e seque-a bem. Assim ela se conservará por mais tempo.
► Fora da geladeira a beringela dura uns 2 ou 3 dias. Na geladeira, den-tro de um saco plástico bem fechado, ela se conservará por até 7 dias.
 
M

MMAD

Visitante
BIFES À MILANESA

► Prepare seus bifes à milanesa usando apenas as claras dos ovos. Assim os bifes não ficam com tantas calorias e ao fritar, não criam aquela espuma infernal que deixa toda a cozinha imunda!

BOLO

► Quando você estiver assando um bolo, contenha sua curiosidade! Não abra o forno de 1 em 1 minuto para ver se o bolo esta crescendo ou não. Abra o forno somente depois de 25 minutos, assim mesmo, bem de-pressa, para o calor não ir todo embora. Caso contrário seu lindo bolo vai virar uma óptima sola de sapato...
► Bolo estará pronto quando você enfiar um palito na massa e o mesmo sair sequinho.
► Cuidado com a quantidade de fermento que você coloca no bolo. Ao con-trário do que se pensa, fermento demais não vai fazer do seu bolo um gigante fofão, e sim um anão soladão!

BRÓCOLIS

► Para que o brócolis não desbote ao cozinhar, acrescente uma pitada de açúcar na água do cozimento.
► Nunca tampe a panela na qual cozinha o brócolis. O vegetal perderá toda a cor...

CAFÉ

► Para conservar o sabor e o aroma do pó de café, junte um pouquinho de açúcar e guarde na geladeira em recipiente bem fechado.
► Café não deve ser requentado. Mas, no caso de ser, faça-o sempre em banho Maria.
► Quando o café ferve ao ser requentado, perde o sabor e o aroma. Os tempos, entretanto, não estão para desperdícios. Por isso, se você deixou o café ferver por descuido faça o seguinte: Ao tirá-lo do fogo coloque uma colher de sopa de água fria. Deste modo ele não fica tão ruim. Mas não me ofereça... Eu me recuso a beber café requentado...
► Não jogue no lixo o pó do café já usado. Despeje-o em cima da sua lou-ça suja. O pó desengordura a louça, ficando assim, mais fácil de lavar e ajuda a desentupir a pia.
► Pó de café também serve para limpar mármore. Acredite! O mármore fica branquinho...
► Experimente colocar em seu cafezinho ½ colher de café de chocolate em pó.

CAMARÃO


► Como acontece com o peixe, o camarão quando não é absolutamente fresco pode causar graves intoxicações e ser mesmo responsável por uma chama-da urgente do pronto-socorro... Os camarões frescos tem a cauda rija, não são moles sob a pressão do dedo. Experimente tirar um pedacinho da casca. As cascas dos camarões frescos, são duras, difíceis de sair. Quando a casca se solta facilmente, os camarões estão passados. Ao se-rem cozidos, os camarões frescos ficam avermelhados. O cheiro caracte-rístico, além disso, nunca é forte ou desagradável.
► Não frite os camarões sem casca. Eles ficam muito encharcados de gor-dura.
► Antes de fritar os camarões com casca é necessário secá-los. Faça o seguinte: Jogue-os aos poucos em uma panela grande bem quente e seca em fogo alto e espere eles ficarem bem rosados e bem secos. Deixe-os esfriar e frite-os em uma frigideira com azeite e alho.
► Aproveite as cascas e as cabeças para fazer um caldo. Lave-as bem e deixe de molho em uma salmoura fraca por 15 minutos (essa salmoura de-ve ter mais ou menos o gosto da água do mar). Escorra, cubra com água e ferva até o líquido reduzir à metade. Use esse caldo para molho branco, sopas, recheio de tortas, etc.
 
M

MMAD

Visitante
Carne

CARNE

► Antes de comprar a carne é importante saber como se pretende prepará-la. Compre a carne ideal para sua receita:
- COXÃO DURO OU CHÃ DE FORA - Músculo grande, um pouco fibroso. Indi-cado para sopas, caldos, cozidos, ensopados ou para moer.
- COXÃO MOLE OU CHÃ DE DENTRO - Músculo do interior da perna do boi, arredondado, com fibras curtas e consistência macia. Bom para assa-dos, refogados e bifes role.
- PATINHO - Peça menos macia que a alcatra, mas indicada para assados ou cozidos de panela. Também é indicada para bolos de carne e al-môndegas por ter pouca gordura.
- PICANHA - É o "supra sumo" da alcatra. Indicada para churrasco e grelhados.
- ALCATRA - Uma das carnes mais apreciadas. Muito macia, tem forma alongada e fibras semelhantes às do coxão mole. É usada principal-mente para churrascos e grelhados, mas também é ótima para assados, refogados e picadinhos.
- CONTRA-FILÉ OU FILÉ DE LOMBO - Carne macia, de forma redonda e sem gorduras. Fica ao longo da parte externa da coluna vertebral do boi. Ideal para bifes do tipo steak.
- FILÉ MIGNON - Peça de aproximadamente 2 quilos. Localiza-se ao lon-go do dorso do animal. muitíssimo macia, é indicada para medalhões, turnedos, strogonoff e rosbifes.
- MAMINHA DE ALCATRA - Carne muito macia, indicada para churrasco.
- ABA DE FILÉ - Corte menos macio que o filé. Serve para habúrgueres e croquetes.
- FRALDINHA - Corte de fibras longas. É a parede que forra o abdome do animal. Na Argentina é conhecida como Matambre. É uma carne du-ra, mas fica ótima em assados feitos em panela de pressão.
- CAPA DE FILÉ - Tem textura desigual e muitos nervos. Serve para en-sopados.
- ACÉM - É um pedaço razoavelmente macio. Adequado para bifes de pa-nela e ensopados.
► A carne fresca deve ser firme e compacta. Pressione-a com o dedo; se os tecidos cederem ao toque e imediatamente voltarem ao normal, a car-ne é boa.
► Sua cor deve ser vermelho brilhante.
► A gordura deve ser branca ou amarelo-pálido. Se for muito amarela é sinal de que o animal era velho.
► Deve ter a aparência de enxuta. Se estiver transpirando não compre.
► Evite comprar carne em açougues que tenham luzes em néon vermelho ou amarelo. Essas luzes enganam seus olhos e dão a carne uma ótima falsa aparência.
► Não compre carne demais. A não ser que você pretenda congelá-la. Não desperdice! Para carnes sem osso (filés) calcule 150g por pessoa. Para carne com osso (costelas, bistecas, etc.) calcule 250g por pessoa. Pa-ra carnes com muito osso (ossobuco, rabada, etc.) calcule 400g por pessoa.
► Se a sua carne está no fogo há séculos e não amolece de jeito nenhum, coloque no molho uma colher de chá de fermento em pó. Ou então coloque 2 colheres de sopa de whisky e deixe cozinhando mais um pouco.
► Se da sua carne sobraram uns pedaços mais "feinhos", moa-os e use para recheios de tortas, almôndegas ou para molho de macarrão.
► Quando você for congelar, divida a carne em porções por refeições. Assim você apenas descongelará a porção certa de cada vez.
► Antes de levar a carne ao congelador espalhe um pouco de azeite sobre cada pedaço. A carne ficará com uma aparência ótima.
► Nunca descongele a carne mergulhando-a em água, a não ser que você vá utilizar a carne e a água para fazer uma sopa.
► Muito cuidado ao descongelar carne no microondas. Um descuido sua car-ne cozinhará lá dentro.
► Ao temperar bifes de carne moída não exagere no alho e cebola. A carne moída absorve muito os temperos.
► Para que não espirre muita gordura ao fritar bifes, tempere-o antes e junte um pouco de óleo de soja ou azeite de oliva. Quando você for fritar, apenas aqueça a frigideira e coloque os bifes, sem usar mais óleo.
► Não faça bifes finos demais. Ao fritar, eles ficarão secos. A espessu-ra ideal para bifes é 2 cm.
 
M

MMAD

Visitante
CARNEIRO

► Para se preparar carne de carneiro use vinho tinto seco na vinha d'a-lhos.
► Mostarda é o melhor acompanhamento para as costelas, já para o pernil use um molho de hortelã.
► Molho de hortelã: Refogue em ½ xícara de chá de manteiga ½ molho de hortelã bem picadinha.
► Carneiro deve ser sempre temperado de véspera. Caso contrário, ficará muito seco e sem gosto.

CHÁ

► Em vez de açúcar, coloque no seu chá uma bala de limão ou de hortelã.

CHUCHU

► Para eliminar a gosma do chuchu, antes de descascar, mergulhe-o em água fervendo e deixe-o por 2 minutos.
► Para evitar que a gosma do chuchu grude nas mãos, besunte-as com óleo antes de descascar.
► Se a gosma do chuchu grudou nas suas mãos, esfregue-as com bastante sal e depois lave.

CHURRASCO

► Um churrasco de verdade é feito com peças inteiras de carne: Piranha, costela, maminha e contrafilé. Churrasco em pedaços pequenos em espetinhos de madeira é uma tristeza... Não me convide para um churrasco desses por que eu não vou!
► Nunca corte fora a gordura da carne. É ela que dá o gosto gostoso do churrasco e também não deixa a carne ficar muito seca.
► Como tempero, use apenas sal grosso. Nada de manteiga com salsa, alho, cebola ou outras porcarias. Se você quiser fazer uma carne assada vá para a cozinha e use o forno, não a churrasqueira!
► Tempero para churrasco é o bom e velho molho à campanha, para servir à parte.
► Para acender o fogo, não use álcool, querosene ou gasolina. Use carvão seco sobre jornais amassados e gravetos. Se o fogo demorar para pegar, coloque pedaços de sebo sobre o carvão. Assim não há carvão que não acenda!
► Lembre-se que o churrasco não assa sobre as labaredas. A grelha deve estar sobre as brasas, nunca sobre o fogo.
► Asse a picanha com a gordura para cima, de tal modo que a gordura não pingue muito sobre o fogo. Só vire para baixo uns 10 minutos antes de servir.
► A carne deve ser assada sempre em pedaços grandes de não menos 1kg cada.
► Churrasco jamais deve ser requentado, por isso, calcule bem a quantidade a ser usada para não haver muitas sobras. Compre aproximadamente 500g por homem adulto, 350g por mulher adulta, 400g por adolescente masculino, 300g por adolescente feminino e 150g por criança.
► Para calcular aproximadamente o tempo que uma peça leva para assar, leve em conta que 1kg fica ao ponto mais ou menos depois de 45 minutos sobre o calor forte das brasas.
► Não deixe seus convidados morrendo de fome enquanto o churrasco não fica pronto. Ponha para assar junto com a carne: Asas e corações de galinha temperados com alho e cerveja, costelinhas de porco temperadas com limão e pimenta do reino e lingüiças diversas. Ficam prontos em 15 minutos.
► Para acompanhar o churrasco não invente pratos mirabolantes. O ideal testado e aprovado por 102% da população brasileira é: Arroz branco, farofa na manteiga e maionese de batatas com cenouras. Para sobremesa sorvete ou salada de frutas.

CEBOLA


► Cebolas. Não existe um meio termo, há os que adoram e os que odeiam. Eu adoro. Triste é o bafo depois! Para acabar com o hálito destruidor de namoros faça o seguinte: Escalde as cebolas em água fervendo e deixe-as nessa água por 2 minutos. Escorra-as, descasque-as debaixo de uma torneira de água fria e... adeus bafo! Empregue-as em saladas sem medo!
► Toda vez que você for usar somente a metade de uma cebola guarde na geladeira a metade que tem a raiz, pois esta parte não estraga tão de-pressa.

CHAMPIGNON


► Não compre champignons em conserva. São caríssimos e não rendem na-da... Faça os seus em casa. Rendem o triplo pela metade do preço.
► Como fazer: Compre champignons frescos (todos os grandes supermercados tem). Em uma vasilha de vidro ou plástico coloque os champignons, suco de 1 limão, 1 litro de água gelada e uma bandeja de gelo. Deixe aí por 5 minutos. Depois retire os champignons da água e coloque-os em uma panela com água com sal que já deverá estar fervendo. Deixe fervendo por 5 minutos. Jogue fora toda aquela água com limão e coloque na vasilha outro litro de água gelada. Retire os champignons com uma escumadeira e coloque-os na água gelada. Deixe-os aí por 5 minutos. Então retire-os e coloque-os em um vidro bem limpo (se possível com álcool) e seco. Espere a água da fervura esfriar e encha o vidro cobrindo to-dos os champignons. Pronto! Champignons em conserva! Igualzinhos aos industrializados. Só tem um problema... Eles não são tão resistentes quanto os industrializados por não terem conservantes químicos. Então use-os todos em no máximo 3 dias.

COELHO


► Parece até heresia comer um animal tão bonitinho... Mas é uma delícia... Seu gosto fica entre o lombo de porco e um frango de boa qualidade. Carne muito macia, suculenta e com pouquíssima gordura.
► Prepare o coelho como se fosse um frango, mas antes, deixe-o descansando numa vinha d'alhos por pelo menos 4 horas.
► Cozinhe sempre em forno ou fogo baixo e evite mexer muito, pois a carne é muito tenra e se desmancha facilmente.
► Não compre gato por lebre! Parece brincadeira mas não é... Essa história de se vender gato por lebre é verdade. Então preste atenção: Os vendedores de boa fé abatem o animal e deixam as patas intactas. Observe a quantidade de gordura nas patas. Tanto o coelho quanto a lebre são muito magros e quase não tem gordura. Já o gato tem muita gordura. Se você ainda ficar em dúvida conte as costelas... Aí não há como errar... O gato tem 13 pares, o coelho e a lebre tem apenas 12.
 
M

MMAD

Visitante
COPOS

► Experimente guardar seus copos de cerveja e água dentro da geladeira. Assim eles não pegarão poeira e estarão sempre gelatinoso.

COUVE DE BRUXELAS
.

► Para que o cheiro que se desprende da couve de bruxelas não empesteie toda a sua casa, coloque uma xícara de vinagre sobre o fogão próxima à panela que estiver cozinhando o vegetal.

CREME DE LEITE

► Antes de abrir a lata do creme de leite, certifique-se que irá usá-lo todo, pois, ele se estraga com muita rapidez. Ele não dura nem 2 dias na geladeira.
► Na sua receita de estrogonofe substitua o creme de leite por requeijão de copo. Fica muito mais gostoso.
► Se você acrescentar ao creme de leite 2 claras em neve, ele irá render muito mais e ficará muito mais leve. Mas, atenção! Essa dica só vale para receitas que não vão ao fogo.

ESPINAFRE

► Ao cozinhar espinafre, mantenha sempre a panela destampada. Assim a verdura não perderá a cor. Essa dica também vale para couve, couve-flor, taioba e brócolis.

EXTRATO DE TOMATE

► Quando você abrir uma lata de extrato de tomate e notar que não vai usá-lo todo, faça o seguinte: Transfira-o para uma copo de vidro e co-loque um pouco de óleo de soja por cima. assim o extrato não secará e se conservará por muito mais tempo.

FARINHA DE TRIGO

► Para evitar o aparecimento de bichinhos na farinha de trigo, coloque dentro do pacote uma folha de louro.

FEIJÃO

► Se o seu feijão queimar por descuido, não se desespere... Retire-o da panela com cuidado de não raspar o fundo, acrescente mais um pouco de água, leve ao fogo brando em banho Maria e acrescente uma cebola in-teira com casca. O cheiro e o gosto de queimado desaparecerão como que por encanto!
► Coloque no feijão de molho de véspera, uma colher de café de fermento em pó. Assim o feijão ficará muito mais macio.
► Só coloque sal no feijão quando ele já estiver cozido. Assim ele não ficará duro.
► Afervente o seu feijão até que ele cresça. Coloque-o numa garrafa tér-mica juntamente com a água do cozimento e feche bem. Deixe por uma noite. No dia seguinte o feijão estará prontinho e você terá feito uma bela economia de gás!

FEIJOADA


► Não deixe que sua feijoada se transforme em um mingau! Vá retirando as carnes do feijão à mediada que elas vão cozinhando.

FÍGADO


► Para o fígado ficar macio acrescente ao tempero 2 colheres de sopa de azeite de oliva.
 
M

MMAD

Visitante
FIGO

► Antes de comer o figo, lave-o bem, pois o pózinho branco que se vê na casca é sulfato de cobre, uma substância venenosa usada para prevenir pragas.

FRANGO


► Pincele sempre com manteiga ou óleo, um frango temperado antes de levá-lo ao forno. Assim ele não ficará ressecado.
► Se a sua receita pede um frango desossado, faça com os ossos e miúdos, um caldo natural, fervendo-os em 1 litro de água. Guarde-o na geladeira e use para cozinhar arroz, legumes, sopas, molho branco, etc.
► Para o frango cozinhar mais depressa acrescente uma xícara de chá de cerveja no cozimento. O frango fica pronto num instante e fica macio e suculento.
► Você pensa que frango é tudo igual? Pois não é não! Existem pelo menos 5 variedades no mercado. Compre a ave certa para o que você quer fazer:
6) FRANGO DE LEITE OU GALETO - É a ave até os 3 meses de idade, com cerca de 600g. Tem a carne macia, com cartilagens e ossos moles, pouca gordura e gosto não muito forte. Cozinha com bastante rapidez e as melhores formas de prepará-lo são: grelhado, frito ou assado.
7) FRANGO COMUM - Tem entre 3 e 7 meses de idade e chega a pesar mais de 1kg. Em geral são animais machos, pois as fêmeas são destinadas à postura de ovos e só são abatidas com mais de 7 meses. A carne tem sabor mais acentuado e um pouco de gordura. Os ossos são firmes e as cartilagens bem mais duras que as do galeto. O frango pode ser frito, assado, ensopado ou grelhado.
8) GALO OU GALINHA - São as aves adultas com mais de 7 meses de idade e que pesam mais de 1 e ½kg. A carne é bem saborosa e mais dura que as anteriores. É adequada para ensopados, sopas e canja.
9) FRANGO CAPÃO - É o frango castrado para que possa engordar mais. Geralmente é abatido aos 7 meses e pesa mais do que um galo ou ga-linha comuns. A carne é saborosa e tem bastante gordura. Ideal para assar no forno.
10) CHESTER - Raça especial, desenvolvida geneticamente e que recebe uma alimentação especial. Muito grande, chega a pesar 5kg. Carne macia, suculenta e saborosa. Excelente para assar. O que pega é o preço...
► Nunca use vinha d'alhos em frango defumado.
► Uma ótima forma de temperar frangos é colocar ervas entre a pele e a carne.
► A vinha d'alhos para frango é feita com vinho branco seco, cebola, alho, sal, pimenta do reino, sal e cebolinha.

FRITURAS


► Use sempre a frigideira bem seca, do contrário, quando o óleo esquentar, vai espirrar sujando toda sua cozinha.
► Não aqueça demais o óleo para evitar que solte fumaça.
► Para fritar bifes comuns, coloque um pouco de óleo apenas pincelando a frigideira.
► Para fritar batatas não use frigideira, use uma panela funda, lembrando que o óleo não deve ultrapassar 1/3 da capacidade da panela.
► Nunca tampe a frigideira enquanto estiver fritando.
► Nunca saia da cozinha enquanto o óleo estiver aquecendo ou fritando. Se o telefone tocar, não atenda ou então desligue o fogo!
► Óleo de soja pode ser reutilizado por até 3 vezes, desde que seja guardado adequadamente: deixe o óleo esfriar, passe para um vidro lim-po e seco coando com um filtro descartável de café, tampe e guarde na geladeira.
► A formação de espuma é sinal de excesso de reutilização ou então de óleo de péssima qualidade. Jogue esse óleo fora!
► Para acabar com o cheiro de fritura que ficou pela casa faça o seguin-te. Esquente uma frigideira limpa e seca, e em fogo brando, coloque uma colher de chá de canela em pó.

GELO ESPECIAL


► Escolha frutas bem miúdas (uvas, ameixas, cerejas) e leve-as ao frei-re, deixando-as até transformarem-se em pedras de gelo. Essas frutas são excelentes para serem colocados no copo de bebidas. Dessa forma as bebidas não ficam aguadas.

GELO MILIONÁRIO


► Vai aí minha sugestão... Crie coragem, pegue seu whisky preferido, aquele de US$ 40,00 a garrafa... Despeje em uma bandeja de fazer gelo e leve ao freezer. Ponha então 2 ou 3 pedras num copo e complete com o mesmo whisky. O sabor é sensacional! Nos dias mais quentes você verá que delícia é chupar uma dessas pedras... Mas cuidado! Os criados da casa também são dados a extravagâncias... Monte guarda no freire e proteja seu gelo milionário!

JAVALI


► Para se fazer javali use qualquer receita de leitão e aumente um pouco os temperos verdes e o alho, pois sua carne é um pouco adocicada.

LAGOSTA

► Como tratar: Inicialmente, mergulhe-as inteiras em água fervente com sal. Deixe-as esfriarem na própria água. Tire a cabeça e a cauda, que se descolam facilmente. Retire as patinhas. Segure o corpo com cuidado e enfie um garfo no lugar onde tirou a cauda. Force o garfo para den-tro e gire delicadamente no sentido horário e anti horário, o que vai facilitar e desprender a carne da carapaça sem quebrá-la. Depois faça uma ligeira pressão no garfo na direção da cabeça e pronto! A carne sai intervinha...
 
M

MMAD

Visitante
LARANJA

► A casca da laranja seca ao sol ou no forno é ótima para aromatizar omeletes e suflês.
► Para que a membrana branca da laranja saia com facilidade, deixe a frita de molho em água fervente por 5 minutos.

LICOR

► Velho hábito de servir um licorzinho às visitas já passou de moda. Então inove! Sirva licor "on the rocks" em copos de whisky.

LIMÃO

► Os limões quando mergulhados em água fervendo por 5 minutos e cortados em seguida darão muito mais suco.
► Se sobrar limão já cortado, não o guarde na geladeira, pois, ele se estraga muito rapidamente, além de perder toda sua vitamina C. Faça uma limonada!
► Se você for usar apenas umas poucas gotas de limão, não desperdice a fruta. Faça um buraquinho com um palito de dente e esprema a quantida-de necessária. Depois guarde o limão na geladeira usando o mesmo pali-to como tampa.
► Após ter espremido um limão para usar seu suco, embrulhe a casca em papel alumínio e congele. Use-a em receitas que pedem casca de limão ralada.
► Quando for ralar a casca do limão, tome cuidado para não ralar a parte branca, pois ela amargará sua receita.

LÍNGUA

► Como limpar: Lave bem em água corrente até sair toda a gosma. Ponha para ferver em panela de pressão durante 1 hora com 1 litro de água, 1 cebola inteira, ½ xícara de chá de cheiros verdes, 1 folha de louro, 1 colher de sopa de pimenta do reino em grãos e sal à gosto. Depois re-tire a pele e prepare como quiser.
► Sugestão: Sirva a língua fria com um molho feito de maionese e mostarda em partes iguais. É uma delícia!
► Não jogue fora a água usada para aferventar a língua. Use-a para fazer arroz, sopas, cozinhar legumes, etc.

LULA

► Muita gente não compra lulas por que não sabe como prepará-las. É mais fácil cuidar de lulas do que descascar camarões... Há quem goste de deixar a pele fininha cor de violeta das lulas. Eu prefiro tirar... Para cuidar mais facilmente, mergulhe-as por 10 minutos em água gelada com suco de 1 limão. Escorra a água, corte as cabeças, mas conserve os tentáculos. Tire as barbatanas e tire também um "ossinho" fininho que tem dentro da lula. Corte-as em rodelas e aplique-as em qualquer receita de camarão.

MACARRÃO


► Habitue-se a gastar mais e somente comprar macarrão italiano. É 3 vezes mais caro que o nacional, mas é 20 vezes mais gostoso...

MAÇÃ

► Para que a maçã descascada não escureça, deixe-a de molho em água gelada com um pouco de sal.
► Use as cascas da maçã nos chás e mate. Fica uma delícia.

MAIONESE

► Aquele restinho de maionese que fica no fundo do vidro pode ser retirado com o suco de 1 limão. A mistura dá um ótimo molho para saladas ou peixes.

MEL
► Mantenha o mel sempre bem longe da luz do sol para que ele não cristalize.
► Muita gente acha que o mel quando cristaliza é por que é um mel de baixa qualidade... É justamente o contrário. O mel puro cristaliza facilmente, já a garapa de açúcar não cristaliza nunca.

MELANCIA
► Polvilhada com um pouco de açúcar a melancia não fica indigesta.
► Aproveite a parte branca das cascas de melancia e faça um doce. Prepare da mesma forma que o doce de mamão verde. Acredite... Ë muito gostoso.

MILHO VERDE


► Ao fazer milho cozido, não coloque sal na água. O sal endurece o milho.
► Milho verde fresco fica pronto em 10 minutos quando cozido em panela de pressão.
► Para aproveitar a espiga que já estiver um pouco passada, coloque-a na panela apenas quando a água já estiver fervendo.
 
M

MMAD

Visitante
MOLUSCOS

► Não é fácil comprar moluscos. Ostras, vôngoles e mexilhões costumam ser vendidos nas conchas e só são perfeitos quando estão hermeticamente fechados.
► Só devemos comprar moluscos fora das conchas quando temos absoluta certeza de sua boa procedência.

MORANGOS

► Guarde os seus morangos dentro da geladeira, em uma peneira. Assim o ar circula mais fácil entre eles. Não os guarde em recipientes tampa-dos.
► Morango só deve ser lavado no momento em que vai ser consumido.

OSTRAS


► Como saboreá-las: Pingue limão, pimenta branca e sal.
► Aquele garfinho de 3 dentes que você desconhecia até ontem, serve para levar a ostra à boca. Pegue a concha com a mão esquerda e com a direi-ta o tal garfinho, usando-o para desprender o molusco da concha e le-vá-lo à boca.
► Vinho branco bem geladinho é a bebida certa para acompanhar ostras.

ORGANIZAÇÃO

► Leia a receita escolhida do começo ao fim e só comece o trabalho quando tiver certeza de ter compreendido cada item da mesma.
► Tenha todos os ingredientes à mão já separados nas quantidades exatas. Este cuidado evitará que você esqueça algum deles.
► Além dos ingredientes, todos os utensílios necessários já deverão estar á mão limpos e secos. Não existe nada pior do que nossa fritura queimando na frigideira e nós não conseguimos achar a droga da escumadeira...
► Evite acumular muita louça suja. Se possível, vá lavando o que utilizar à medida que for preparando a receita. Quando você terminar o pra-to, verá que sua cozinha estará toda arrumada.
► Se a sua receita vai ao forno, aqueça-o antecipadamente.

OVOS


► Para verificar se os ovos estão bons, coloque-os dentro de uma vasilha com água. Os ovos frescos mergulham horizontalmente, ficam "deitados". Os que bóiam ou ficam "em pé" estão estragados.
► Se ao quebrar um ovo, a clara aparece líquida em vez de gelatinosa, é sinal de que o ovo não é fresco.
► Retire os ovos da geladeira um pouco antes de utilizá-los para que fiquem à temperatura ambiente.
► Não lave os ovos antes de guardá-los na geladeira.
► Quebre sempre o ovo em uma xícara antes de juntá-lo a outros ingredientes. Com essa precaução, se o ovo estiver estragado, você não perderá o restante da receita.
► Logo depois de cozidos, coloque-os em água fria durante 10 minutos. Poderão assim ser descascados com mais facilidade. Além disso, as claras não ficarão com cor amarelada.
► Para cozinhar um ovo com a casca trincada, esfregue o lugar trincado com um pouco de vinagre. Depois coloque-o cuidadosamente na água com o auxílio de uma colher.
► Nunca bata as claras em neve em recipientes de metal. As claras ficarão escuras e não crescerão tanto. Prefiras as tigelas de plástico ou vidro.

PÃO


► Fazer um gostoso pão caseiro não é tão fácil quanto se pensa... Mas também não é tão difícil quanto se imagina... O sucesso do seu pão depende de vários fatores: A qualidade os ingredientes, a temperatura ambiente, o tipo do seu forno, sua paciência... Portanto não desista no primeiro fracasso. Tente analisar onde você errou. Com certeza seu pão em breve será motivo de muitos elogios.
► Erros mais freqüentes:
1. Farinha demais, o pão fica duro.
2. Gordura demais, o pão fica quebradiço.
3. Água demais, o pão fica pesado e úmido.
4. Fermento demais, o pão fica amargo.
► A massa de pão crescerá mais depressa se você colocá-la para descansar dentro do forno desligado perto de uma panela de água quente. O calor húmido fará a massa crescer num instante...

PEPINO

► Não descasque o pepino. Use-o sempre com casca. Assim fica menos indigesto.
► Para tirar o "amarguinho" do pepino, faça o seguinte: Corte as pontas do pepino. Esfregue essa ponta na parte que foi cortada até formar uma espuma branca. Repita a operação na outra ponta do pepino. Lave bem em água corrente e empregue-o como quiser. O amargo foi embora...

PERU


► Em vez de um peru grande, compre dois pequenos. Além de assar em menos tempo, você tem duas vezes os melhores pedaços. Parece óbvio; e é!
► Enquanto assa, experimente regar o peru com coca-cola. Fica agridoce e muito gostoso
 
M

MMAD

Visitante
PEIXES

► Peixe deteriorado contém ptomaína, um veneno mortal. Quando não é fresco, pode causar gravíssimas intoxicações.
► Peixe fresco, acredite, não tem cheiro de peixe! Tem cheiro de mar! Não o mar de Copacabana, mas de mar limpo como Búzios ou Angra. Se o peixe tiver cheiro de peixe, deixe-o na peixaria!
► Um outro teste consiste em mergulhar o peixe em água fria: Se flutuar não serve.
► Quando o peixe tem as guelras escuras, escamas sem brilho e difíceis de sair, a carne flácida que deixa marca do dedo ao ser apalpada e os olhos melancólicos de quem sente saudades do mar de onde saiu há muito tempo... Rejeite o peixe! Não serve.
► Toda atenção é pouca ao comprar peixe. Muitos peixeiros utilizam o truque de passar glicerina nos olhos e sangue nas guelras para embrulhar o freguês.
► Verifique o cheiro. O que os peixeiros chamam de "maresia" ou afirmam ser o efeito da lua nova é a mais pura conversa fiada! Não acredite. Mude imediatamente de peixaria.

PIMENTÃO


► Evite comer pimentões no jantar. São altamente indigestos. Provavelmente você acordará às 2 da madrugada morrendo de azia!

POLVO

► Para começar a cuidar do polvo, que é escorregadio, deixe-o de molho durante 15 minutos em água com suco de 1 limão. Retire-o por cima, não escorra a água. Assim a areia fica no fundo da vasilha. Tire as peles escuras que o envolvem e uma bolsa de tinta que há no animal. Enxágüe-o bem procurando tirar qualquer restinho de areia. Esfregue suco de outro limão para retirar qualquer gosma que tenha ficado. Enxágüe-o novamente. Corte o polvo em pedaços ou afervente inteiro, juntando 1 cebola grande cortada em 4 sem separar as partes. Leva 15 minutos aferventando. Depois prepare como em qualquer receita de camarão.
► Para que o polvo cozinha mais depressa coloque uma rolha no molho onde está sendo cozido.
► Ao comprar prefira os polvos menores. São mais macios.
► Evite preparar o polvo com molhos muito fortes, pois eles acabam alterando seu sabor delicado.

PORCO


► Para o couro do porco ficar "pururuca", deixe-o de molho em água com um pouco de sal durante 1 hora. Escorra e leve ao forno para secar bem antes de fritar.
► Para que o torresmo fique bem sequinho, antes de retirá-lo da gordura, junte 1 colher de sopa de água fria e tampe imediatamente, pois vai espirrar gordura. Quando a água secar, retire os torresmos com uma escumadeira.
► Tempere o toucinho para torresmo com um pouco de cachaça antes de fritar. Ele vai fritar mais depressa e ficar mais crocante e sequinho.

PUDIM

► Os pudins de pacote não ficarão com aquela casquinha seca se você polvilhar açúcar logo depois de pronto.

QUIABO

► Para retirar a baba do quiabo, acrescente 1 colher de sopa de vinagre à sua receita.

REPOLHO


► Ao comprar repolho, escolha 2 do mesmo tamanho. Coloque um em cada mão e verifique o peso. Fique com o mais pesado.
► Ao contrário do que se pensa o repolho quando comido cru não causa gases. Só o cozido...
► Se você não vai usar o repolho todo, não o parta no meio. Retire as folhas que precisa e guarde na geladeira dentro de um saco plástico bem fechado. Assim ele se conservará por até 10 dias.

TEQUILA

► Beba tequila como os mexicanos: Um punhadinho de sal nas costas da mão esquerda, um limão cortado ao meio e um cálice de tequila. Língua no sal, uma chupada no limão e o cálice de tequila virado de uma só vez. É uma delícia! Sobe direto para os neurônios!

TOMATE

► Para retirar mais facilmente a pele dos tomates ponha-os em água fervendo por 3 minutos, em seguida mergulhe-os em água fria.
► Não deixe o seu molho de tomate ficar ácido... Coloque 1 colher de café de açúcar. A acidez desaparece na hora.
► Não perca tempo tentando congelar tomates. Eles ficam horríveis...
► Cure sua ressaca em 5 minutos: Bata no liqüidificador 2 tomates, ½ xícara de chá de água gelada, suco de ½ limão, uma pitada de sal e 2 aspirinas esfareladas. Tome coragem e beba! É tiro e queda!

TORTAS

► Para conseguir uma massa quebradiça, deixe por 1 hora na geladeira a farinha e a gordura a serem utilizadas na sua receita.
► A água também deve ser gelada.
► Deixe sempre a massa descansar antes de ser aberta.
► A massa enrolada dentro de um saco plástico poderá ser guardada na geladeira por até 5 dias.
► Procure usar gordura vegetal hidrogenada no lugar de margarina ou manteiga. A massa ficará bem mais leve.
► Nunca use óleo de soja no lugar da gordura vegetal. É azia na certa!
► Se a sua receita pede a massa de torta já assada, deixe-a esfriar antes de colocar o recheio.
► Recheie as suas tortas com as sogras do jantar do dia anterior. Legumes cozidos, frango assado desfiado, carne assada, peixe, etc. Todos incrementados com molho branco.

VELAS


► Só use velas no jantar. Isso se pretender acendê-las. Caso contrário, deixe-as na gaveta.
► Se pretende decorar uma mesa faça-o com flores ou frutas, nunca com velas apagadas.
► Não use a iluminação elétrica se as velas estiverem acesas. Se as velas não forem suficientes, acenda um abajur posicionado num canto da sala, nunca a iluminação principal.

VINHO


► Não seja idiota ao ponto de comprar um vinho barato para cozinhar... Seu prato ficará vagabundo também... Gaste um pouco mais. Compre um bom vinho e você verá como sua receita fica muito mais gostosa.

VITELA


► Nunca use pimenta para temperar vitela. A carne ficará amarga.
► Ao fazer bifes de vitela, tome cuidado com o tempo. A vitela resseca com muita facilidade.
► Nunca faça vitela grelhada. Fica seca e dura como sola de sapato.


in dicas brasil
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Salsa

Salsa

- Para conservar um ramo de salsa por muito tempo, corte-a finamente, meta-a numa taça de plástico, e meta no congelador, verá que tem salsa para um ano inteiro, sem melar e sempre com o cheirinho da salsa.



- Não perca tempo a picar salsa com uma faca, utilize uma tesoura e corte-a como se estivesse a cortar tirinhas de papel.
É prático e rápido!
 
Topo