• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Distanciamento social perde eficácia sem uso de máscara, diz estudo

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
811
naom_615d4387cf26d.jpg


A distância recomendada de dois metros entre as pessoas é menos eficaz sem o uso obrigatório de máscara, avisam especialistas norte-americanos das universidades McGill, Sherbrooke, Texas A&M e Northern Illinois.

Num estudo publicado na revista Building and Environment, a utilização de máscara reduz em aproximadamente 67% o risco de infeção por Covid-19 em espaços interiores. "As máscaras são bastante importantes para conter a propagação de variantes mais contagiosas da doença, sobretudo durante a época gripal e os meses de inverno", refere o autor do estudo Saad Akhtar, num comunicado citado pela CTV News.

Os especialistas deixam o aviso: sem o uso de máscara, mais de 70% das partículas virais da Covid-19 viajam pelo ar no espaço de 30 segundos. Mas com o uso de máscara, são menos de 1% as partículas a atravessar a marca dos dois metros.

Em Portugal, "é obrigatório o uso de máscaras ou viseiras para o acesso ou permanência no interior" dos "espaços e estabelecimentos comerciais, incluindo centros comerciais, com área superior a 400 metros quadrados", segundo com o decreto-lei que altera as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia de Covid-19. É também obrigatório nas Lojas de Cidadão, nas escolas, (exceto nos espaços ao ar livre), nas salas de espetáculos, estabelecimentos e serviços de saúde e, entre outros, serviços de apoio domiciliário para populações vulneráveis, pessoas idosas ou pessoas com deficiência. Por outro lado, as empresas vão poder decidir se mantêm ou não a obrigatoriedade do uso de máscara.


IN:NM
 
Topo