Portal Chamar Táxi

Dois detidos por uso abusivo de fundos na campanha para reeleição de Sarkozy

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
Dois antigos dirigentes da União por um Movimento Popular foram detidos, esta quinta-feira, no âmbito da investigação por utilização abusiva de fundos na campanha eleitoral para a reeleição, em 2012, de Nicolas Sarkozy como Presidente de França.


ng3599094.jpg
O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy


Trata-se do ex-diretor-geral Eric Cesari e da ex-diretora de Assuntos Financeiros Fabienne Liadze, segundo os "media" franceses.
A dupla detenção surge um dia depois de os dois cofundadores da empresa de comunicação Bygmalion, Bastien Millot e Guy Alvès, e de Franck Attal, antigo chefe da Event&Cie, filial dessa empresa, terem sido acusados por fraude no quadro da mesma investigação.
A justiça francesa procura apurar se a UMP, principal força de direita, ativou um dispositivo através do qual a Bygmalion emitia faturas de contas do partido, que, na realidade, correspondiam à campanha do agora ex-Presidente francês.
A suposta atribuição ilícita de gastos teria como objetivo evitar ultrapassar o máximo legal das campanhas, fixado em 16,8 milhões de euros, para os candidatos da primeira volta e 21,5 milhões para os da segunda.
A investigação pretende também verificar até que ponto a cúpula da UMP, a equipa de campanha, Sarkozy e o então líder do partido, Jean-François Copé, tinham conhecido do falso sistema de faturação.


jn
 
Topo