Portal Chamar Táxi

Notícias Donald Trump lançou uma ‘meme coin’. Que 'moedas' são estas

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
55,593
Gostos Recebidos
1,568
Donald Trump lançou uma ‘meme coin’. Que 'moedas' são estas

img_932x621uu2025-01-23-13-05-11-2189368-im-638732344014902358.jpg


Sucesso e longevidade da ‘meme coin’ depende da própria natureza viral, do apoio da comunidade e até de celebridades.

O presidente norte-americano Donald Trump lançou, antes da tomada de posse, na segunda-feira, uma nova criptomoeda chamada $Trump, que está a gerar várias críticas de especialistas, por considerarem que esta dá destaque à natureza lúdica destes ativos.

A ‘meme coin’ de Trump, que valia inicialmente 6,5 dólares (6,24 euros) subiu no domingo de manhã para 70 dólares ou 67 euros. No entanto, a moeda do presidente norte-americano e até outras criptomoedas, incluindo a Bitcoin, desceram de valor, segundo a agência Reuters, uma vez que Trump não mencionou o tema no conjunto de ordens decretadas logo após a tomada de posse. Na terça-feira, a $Trump valia 34,4 dólares (33,02 euros), de acordo com a plataforma sobre o mercado de criptomoedas CoinGecko, metade do valor atingido no dia da tomada de posse, quando estava nos 74,59 dólares (71,61 euros).

Mas o que é uma ‘meme coin’?

As ‘meme coins’ são um tipo de criptomoeda bastante volátil inspirado por memes ou piadas da internet. A moeda começa sem valor real, mas pode subir de preço se houver pessoas suficientes interessadas em comprar.

Ao contrário de moedas digitais como a Bitcoin e a Ethereum, que têm valor e são descentralizadas, ou seja, operam sem uma autoridade ou controlo central, as ‘meme coins’ têm utilidade limitada. O sucesso e longevidade da ‘meme coin’ depende da própria natureza viral, do apoio da comunidade e até de celebridades.

Algumas das ‘meme coins’ mais conhecidas são a Dogecoin e a Shiba Inu, cujas mascotes são cães famosos na internet. Apesar de terem sido criadas em tom de ironia, ganharam bastante popularidade e valor de mercado.

As ‘meme coins’ surgem em plataformas ‘blockchain’ que já existem, como a Ethereum e a Solana, aproveitando a tecnologia para criar e distribuir os ‘tokens’. Enquanto as moedas operam em plataformas independentes, os ‘tokens’ operam dentro de um ecossistema existente. Se pensarmos de forma hierarquizada, os ‘tokens’ estão dentro das ‘meme coins’ que, por sua vez, estão dentro de plataformas ‘blockchain’.

Apesar de algumas das ‘meme coins’ serem criadas a partir de uma venda de ‘tokens’, a maioria não o faz. O primeiro método consiste na distribuição inicial de ‘tokens’ por uma comunidade de participantes de modo a financiar o desenvolvimento do projeto. O segundo e mais utilizado reserva uma porção da oferta para os criadores, mas o restante fica disponível para qualquer pessoa comprar.

O valor da moeda é determinado pela quantia que as pessoas estão dispostas a pagar. Segundo o website da Bitcoin, os compradores são influenciados por três fatores: tendências online, sentimento de comunidade e natureza especulativa do mercado de criptomoedas.

A volatilidade das moedas é atrativa para especulação, mas também perigosa para fazer investimentos. Ponto de entrada para o mundo do dinheiro virtual, as ‘meme coins’ além de terem pouca utilidade em relação a outras moedas, são muito utilizadas por burlões à procura de fazer dinheiro fácil à custa de investidores imprudentes.

Durante o pico de popularidade da moeda, os valores tornam-se bastante atrativos, aumentando a possibilidade de lucro. Contudo, o momento chave de investimento, mas também mais arriscado, é antes da fama. O investimento precoce pode trazer ganhos significativos, à medida que os ‘tokens’ ganham popularidade e o preço aumenta.

Correio da Manhã
 
Topo