• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Dono de clube detido após morte de 109 pessoas em incêndio

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
ng1226658.jpg



Dono de clube detido após morte de 109 pessoas em incêndio


Autoridades russas detiveram a directora do clube “Cavalo Coxo”, Svetlana Efremova, e o proprietário, Anatoly Zak, por suspeita de serem responsáveis pelo desrespeito das normas de segurança no clube onde morreram, pelo menos, 109 pessoas, na Rússia.
Um incêndio deflagrou num clube nocturno da cidade russa de Perm, na região dos Urais e provocou a morte de 109 pessoas, e lesões em mais de 140, segundo os números oficiais. No entanto, fontes locais afirmam que as vítimas mortais ascendem a 112.

O incêndio no clube “Cavalo Coxo” deu-se quando ali se festejava o oitavo aniversário do clube, e nas instalações se utilizavam “fogos de artifício frios”, teoricamente concebidos para ambientes internos.

No entanto, segundo testemunhas oculares, as faíscas atingiram o tecto falso de caniços, por cima da pista de dança e o fogo propagou-se rapidamente. A televisão russa mostrou uma filmagem feita por um dos presentes do início do incêndio.


foto SERGEI ILNITSKY/LUSA



Simultaneamente faltou a electricidade, provavelmente por o fogo ter provocado um curto-circuito nos cabos colocados por cima do tecto falso. O pânico provocado pelo incêndio levou as que as pessoas se comprimissem nas saídas, levando ao esmagamento e impossibilitando a acção dos socorristas.

As instalações dos bombeiros econtravam-se na mesma rua, e estes demoraram poucos minutos a acorrer ao local, mas não conseguiram evitar a tragédia.

As causas da morte foram sobretudo a asfixia provocada por produtos tóxicos libertados pela combustão, e muitas pessoas apresentavam extensas queimaduras. Uma das causas possíveis da tragédia poderá ser a má qualidade dos fogos de artifício utilizados, ou a utilização não adequada dos mesmos.

O “Cavalo Coxo” era um dos clubes preferidos da elite de Perm, uma cidade que tem cerca de um milhão de habitantes.

Fonte Inf: JN
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Explosão pirotécnica na Rússia fez 101 mortos e 140 feridos

ng1226501.jpg



Explosão pirotécnica na Rússia fez 101 mortos e 140 feridos


Uma explosão causada por material pirotécnico, seguida de incêndio, num clube nocturno da cidade de Perm, na Sibéria Ocidental, causou pelo menos 101 mortos e 140 feridos, 85 em estado muito grave.

O último balanço do Ministério para Situações de Emergência da Rússia aponta para a existência de, pelo menos, 101 mortos e 140 feridos quando tentaram sair, em pânico, de um clube nocturno em chamas após a explosão de material pirotécnico no seu inteiror.

No momento da explosão estavam cerca de 200 pessoas no interior do clube nocturno.

Segundo uma fonte do Ministério para Situações de Emergência da Rússia, citada pela agência Ria-Novosti, a explosão e o incêndio, que ocorreram às 23:15 horas de Moscovo (20:15h em Lisboa), foram provocados por manipulação indevida de material pirotécnico que se encontrava dentro do estabelecimento.

A fonte acrescentou que "quando da manutenção da pirotecnia, foram violadas as normas de segurança contra incêndios".

Outra fonte da polícia de Perm, citada pela mesma agência, acrescenta que a maioria das mortes foram provocadas por esmagamento, quando as pessoas começaram a tentar fugir do local em chamas, bem como por inalação de gases provocados pelo incêndio.

"Devido ao pânico provocado pelo incêndio, à saída do clube formou-se uma 'rolha' e os que ficaram lá dentro morreram devido à inalação de gases venenosos", acrescentou a fonte.

O clube "Cavalo Manco", onde ocorreu a tragédia, celebrava o seu aniversário e, por isso, a maioria das vítimas trabalhava no estabelecimento e fazia-se acompanhar por familiares.

As autoridades policiais começaram a investigações com base no artigo 219 do Código Penal da Rússia - "Violação da segurança contra incêndios".

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, ordenou a criação de uma comissão extraordinária para prestar assistência aos feridos e esclarecer a causa do incêndio.

"Não estamos perante um ataque terrorista", garantiu Oleg Chirkunov, governador da região de Perm, que se situa a mais de mil quilómetros de Moscovo.

Fonte Inf : JN
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Cavaco Silva envia mensagem de condolências a homólogo russo

Cavaco Silva envia mensagem de condolências a homólogo russo


O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, enviou hoje, sábado, uma mensagem de condolência ao seu homólogo russo pelo "trágico acidente" em Perm, na noite de sexta-feira, que provocou 109 mortos.

"Foi com profundo choque e consternação que tomei conhecimento do trágico acidente ocorrido em Perm, na noite de ontem", lê-se na mensagem de condolências enviada por Cavaco Silva ao Presidente da Federação Russa, Dmitry Medvedev.

Na mensagem, o chefe de Estado apresenta em seu nome e em nome do povo português "sentimentos de grande pesar", pedindo a Dmitry Medvedev que "transmita as nossas sentidas condolências e a expressão da nossa solidariedade, às famílias das vítimas", nesta "hora difícil para o povo russo".

Um incêndio numa discoteca em Perm, nos montes Urais, que deflagrou depois do rebentamento de fogo de artifício no interior das instalações, provocou 109 mortos na sexta-feira à noite.

Cento e vinte pessoas ficaram feridas, 88 em estado grave, com queimaduras em mais de 50 por cento do corpo.

O incêndio, que os bombeiros demoraram uma hora a apagar, deflagrou pouco após a 01:00 de hoje (20:00 em Portugal), quando o fogo-de-artifício incendiou o tecto falso suspenso e feito de material plástico e que estava decorado com ramos secos e fardos de palha para uma festa temática.

O Kremlin já declarou um dia de luto nacional pelas vítimas, na segunda-feira


Fonte Inf: JN
 
Topo