- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,052
- Gostos Recebidos
- 1,166
Há um sinal indicativo de problemas cardiovasculares muito pouco conhecido mas que poderá aumentar cinco vezes as probabilidades de ter uma paragem cardíaca: dor nas pernas.
Em declarações ao jornal Mirror, o professor de cardiologia David Newby notou que este sintoma se pode manifestar através de um "aperto" ou "cãibra" nas pernas.
Segundo o especialista, tal poderá ser um indicador de Doença Arterial Periférica (DAP), uma condição muito comum entre fumadores e diabéticos.
O que é a Doença Arterial Periférica?
Segundo o website da CUF, a Doença Arterial Periférica é uma "doença de natureza obstrutiva do lúmen arterial", que pode levar a um "défice de fluxo sanguíneo aos tecidos". "É idêntica à doença coronária, distinguindo-se apenas pelas artérias e territórios atingidos", realça-se ainda.
Eis os fatores de risco mais frequentes:
- Ausência da prática regular de exercício físico
- Hipertensão
- Hipercolesterolémia
- História familiar de angina de peito
- Enfarte do miocárdio
- Acidente vascular cerebral
- Aneurisma da aorta abdominal
Tal como referido anteriormente, estima-se que as pessoas diagnosticadas com esta doença "apresentem um risco quatro a cinco vezes superior de virem a sofrer um enfarte do miocárdio ou um acidente vascular cerebral".
"Por outro lado, se não for devidamente tratada pode evoluir para gangrena, com necessidade de amputação de um membro", sublinha-se.
Quais são os sintomas da Doença Arterial Periférica?
Tal como se pode ler no website da CUF, o principal sintoma da Doença Arterial Periférica é "dor nas pernas ao caminhar (claudicação) que melhora quando se interrompe o esforço. Esse desconforto resulta da maior necessidade de oxigénio e nutrientes durante a marcha que não são suficientemente fornecidos pelas artérias obstruídas".
Há outros sintomas a que deverá ter atenção como:
- Sensação de dormência ou fraqueza nas pernas
- Pés e pernas mais frios e/ou mais pálidos
- Feridas que não cicatrizam
- Dor nos pés ou nos dedos durante o repouso
- Disfunção erétil em casos mais graves
Qual o tratamento para a Doença Arterial Periférica?
Na maioria dos casos aconselha-se uma mudança no estilo de vida, como parar de fumar, perder peso, reduzir o colesterol e praticar exercício físico. Pode recorrer-se também a medicação que permitirá a dilatação das artérias.
"A cirurgia é uma alternativa para o restabelecimento do fluxo sanguíneo. Existem diversas técnicas, desde a de by-pass (ou de derivação) às técnicas de cateterismo, mas quais as zonas das artérias obstruídas são dilatadas mediante o recurso a um balão, colocando-se depois próteses que permitem mantê-las abertas", sublinha-se.
IN:NM
