- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,652
- Gostos Recebidos
- 1,227
Dorme de luzes acesas durante a noite? Este pode ser um hábito comum que parece ser inofensivo, mas a verdade é que pode estar a afetar a saúde do coração. Um estudo da universidade de Harvard concluiu que pode ser responsável pelo aumento do risco de doenças cardiovasculares.
Segundo a investigação, a exposição à luz durante a noite pode aumentar em 50% o risco de doenças cardiovasculares quando comparado com dormir no escuro. O estudo revela que pode não estar relacionado com a falta de sono, mas sim com a forma como a luz pode afetar o relógio biológico.
“A luz durante o sono pode perturbar o ciclo natural do sono e reduzir a qualidade do descanso. Por outro lado, aumenta o stress no corpo e eleva a frequência cardíaca e a pressão arterial. Também pode afetar as hormonas que controlam o stress e a saúde do coração”, revela o cardiologista Sanjay Bhat ao website Only My Health.
Manter o quarto escuro é o mais indicado para conseguir descansar da melhor forma o organismo e diminuir o risco de problemas mais tarde. “Pode afetar o ciclo natural do sono, dificultando o adormecer e a manutenção do sono. Dormir mal pode levar à fadiga, falta de energia e dificuldade de concentração durante o dia, o que pode aumentar os níveis de stress e ansiedade.”
Com o tempo, podem estar associados outros problemas, como é o caso da obesidade, diabetes e ainda o enfraquecimento do sistema imunitário.
“Dormir mal, causado pela exposição à luz, pode aumentar a pressão arterial, elevar o stress e afetar os níveis de açúcar no sangue. Com o tempo, essas alterações sobrecarregam o coração e os vasos sanguíneos, aumentando o risco de doenças”, continua o cardiologista Sanjay Bhat.
O especialista afirma que dormir num quarto escuro ajuda a produzir melatonina, que regula o sono e protege também o coração. Uma boa noite de sono pode ser eficaz na redução da pressão arterial e do stress, tudo condições para manter o coração saudável.
Os alimentos de que precisa para voltar a dormir (muito) melhor
Certos alimentos ajudam a relaxar o corpo e a melhorar a qualidade do sono", afirma a nutricionista Ana Rita Campos, numa publicação feita na rede social Instagram, através da qual partilha alguns aliados para uma noite tranquila.
1- Leite
"Contém triptofano, que o corpo converte em serotonina, um percussor da melatonina."
2- Chá de camomila
"É conhecido pelas suas propriedades relaxantes e pode aumentar os níveis de glicina, um neurotransmissor que relaxa os nervos."
3- Banana
"Além de ser uma boa fonte de magnésio, também contém potássio, que ajuda na regulação dos músculos, incluindo os respiratórios, contribuindo para uma noite de sono tranquila."
4- Amêndoa
É rica em magnésio, que "é considerado um relaxante muscular natural", sendo que "baixos níveis de magnésio têm sido associados a distúrbios do sono".
5- Cereja
"Uma das poucas fontes naturais de melatonina, a hormona que regula o ciclo do sono."
6- Peixes gordos como o salmão, o atum e a truta
"São ricos em ácidos gordos ómega-3 e vitamina D, que têm sido associados a um melhor sono, uma vez que podem aumentar a produção de serotonina."
IN:NM
