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Duvida Oleo motor

fiory

GF Bronze
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Boas pessoal tenho uma pequena duvida.

Tenho um Golf 5 TDI 140CV e queria por um pouco de oleo porque está com o nivel de oleo um pouco baixo.

A minha duvida é a seguinte. Quando antes ia fazer a revisão eles ponham castrol com a norma 50501. Fui ver a factura para ver qual tinha sido o oleo que puseram na ultima revisão e era o 50700.

Como ainda tenho um pouco de oleo numa embalagem com a norma 50501 sera que posso juntar com a 50700?

É que a 50501 não é Longlife e a 50700 é, penso eu.

Havera problema
 
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adkoni

GF Prata
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Boas pessoal tenho uma pequena duvida.

Tenho um Golf 5 TDI 140CV e queria por um pouco de oleo porque está com o nivel de oleo um pouco baixo.

A minha duvida é a seguinte. Quando antes ia fazer a revisão eles ponham castrol com a norma 50501. Fui ver a factura para ver qual tinha sido o oleo que puseram na ultima revisão e era o 50700.

Como ainda tenho um pouco de oleo numa embalagem com a norma 50501 sera que posso juntar com a 50700?

É que a 50501 não é Longlife e a 50700 é, penso eu.

Havera problema
Boas se o seu carro já tem filtro de particulas não pode juntar mas se não tem pode meter se for muito urgente mas não deve, se o nível estiver entre o maximo e o minimo pode andar sem problemas e esperar pela proxima revisão.
 

fiory

GF Bronze
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Boas se o seu carro já tem filtro de particulas não pode juntar mas se não tem pode meter se for muito urgente mas não deve, se o nível estiver entre o maximo e o minimo pode andar sem problemas e esperar pela proxima revisão.

Pois mas acabou de me acender a luz avisadora. Ia fazer a mudança de oleo daqui a 3 mil quilometros. Então norma VW 50700 não deve ser misturada com a VW 50501 mesmo deitando menos de meio litro?

Não sei se o meu tem filtro de particulas, antes ponham oleo com a norma 50501. Revisão na Marca.

Faço revisão de 15 em 15 mil KM
 
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doraxpto

GF Bronze
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Eu penso que se faltar poucos km para a revisão não irá afectar o motor por acrescentar perto de 0,5 lts, se por outro lado falta muitos km para a revisão será melhor antecipar a revisão e verificar a perda de tanto óleo entre revisões. Pelo que descobri da norma 50501 (Lubrificante totalmente sintético especialmente desenvolvido para cumprir a especificação VW 505 01 exigida na lubrificação dos motores Diesel TDI do grupo VW (VW, Audi, Seat e Skoda) equipados com injectores-bomba ("pump deuse"), preparados para intervalos de mudança de lubrificante de 15.000km ou 1 ano. É também recomendado para outros motores incluindo os a gasolina do grupo VW e Diesel sem injector bomba com intervalos de mudança de lubrificante de 15.000km ou 1 ano e motores de outras marcas que exijam as ACEA A3/B3/B4 ou as API SL/CF.). Penso que o mais importante é isto: desde que obedeça ás normas da ACEA.
Veja as especificações mais importantes para óleos de motor.

ACEA: As diferentes aplicações dos óleos de motor descrevem-se através de letras com a classificação europeia ACEA (Associação dos Construtores Europeus Automóvel).

A: Para motores a gasolina de veículos ligeiros.
B: Para motores Diesel de veículos ligeiros e comerciais.
C: Para veículos ligeiros com filtros de partículas Diesel.
E: Para motores Diesel de veículos Pesados.

API: As classes API (American Petroleum Institute) informam sobre as características e prestações de óleos para motores americanos. As classificações API mais actuais são SM para motores a gasolina e CI-4 para motores Diesel de veículos pesados. Actualmente os veículos ligeiros Diesel ainda não estão classificados com a norma API.

Motores a Gasolina

A1: Categoria de óleos de motor que permitem economia de combustível (“Fuel Economy”). De extrema baixa viscosidade (“High-Temperature-High Shear”) (HTHSS, <3,5 mPas). Classes de viscosidade preferenciais são XW30 e XW20.

A2: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de fácil circulação.

A3: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de fácil circulação com utilização mais severa do que A2. Supera ACEA A2 no respeitante ao Noack (perdas por evaporação), limpeza dos pistões e estabilidade à oxidação.

A5: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de fácil circulação. Corresponde ao ACEA A3, com inferior viscosidade HTHS. Num motor de teste tem de ser comprovada uma economia de combustível > a 2,5%, em comparação com um óleo 15W40 de referência.

Motores a Diesel – Veículos Ligeiros

B1: Categoria de óleos de motor com economia de combustível (“Fuel economy”), de extrema baixa viscosidade (“High-Temperature-High Shear”) (Corresponde a A1).

B2: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de fácil circulação.

B3: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de fácil circulação. Supera ACEA B2 no respeitante ao desgaste, limpeza dos pistões e estabilidade da viscosidade.

B4: Nova categoria para motores Diesel com injecção directa (TDI).

B5: Corresponde à ACEA B4, com inferior viscosidade HTHS. Num motor de teste tem de ser comprovada uma economia de combustível > a 2,5%, em comparação com um óleo 15W40 de referência.

C1: Novo desde 10/2004 para veículos ligeiros Diesel com filtros de partículas Diesel. Teor de cinzas sulfatadas máx. 0,5%. Com rebaixado HTHS (f#rd).

C2: Novo desde 10/2004 para veículos ligeiros Diesel com filtros de partículas Diesel. Teor de cinzas sulfatadas máx. 0,8%. Com HTHS > 2,9 mPas (Peugeot).

C3: Novo desde 10/2004 para veículos ligeiros Diesel com filtros de partículas Diesel. Teor de cinzas sulfatadas máx. 0,8%. Com HTHS > 3,5 mPas (DaimlerChrysler e BMW).
 
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