Eu penso que se faltar poucos km para a revisão não irá afectar o motor por acrescentar perto de 0,5 lts, se por outro lado falta muitos km para a revisão será melhor antecipar a revisão e verificar a perda de tanto óleo entre revisões. Pelo que descobri da norma 50501 (Lubrificante totalmente sintético especialmente desenvolvido para cumprir a especificação VW 505 01 exigida na lubrificação dos motores Diesel TDI do grupo VW (VW, Audi, Seat e Skoda) equipados com injectores-bomba ("pump deuse"), preparados para intervalos de mudança de lubrificante de 15.000km ou 1 ano. É também recomendado para outros motores incluindo os a gasolina do grupo VW e Diesel sem injector bomba com intervalos de mudança de lubrificante de 15.000km ou 1 ano e motores de outras marcas que exijam as ACEA A3/B3/B4 ou as API SL/CF.). Penso que o mais importante é isto: desde que obedeça ás normas da ACEA.
Veja as especificações mais importantes para óleos de motor.
ACEA: As diferentes aplicações dos óleos de motor descrevem-se através de letras com a classificação europeia ACEA (Associação dos Construtores Europeus Automóvel).
A: Para motores a gasolina de veículos ligeiros.
B: Para motores Diesel de veículos ligeiros e comerciais.
C: Para veículos ligeiros com filtros de partículas Diesel.
E: Para motores Diesel de veículos Pesados.
API: As classes API (American Petroleum Institute) informam sobre as características e prestações de óleos para motores americanos. As classificações API mais actuais são SM para motores a gasolina e CI-4 para motores Diesel de veículos pesados. Actualmente os veículos ligeiros Diesel ainda não estão classificados com a norma API.
Motores a Gasolina
A1: Categoria de óleos de motor que permitem economia de combustível (“Fuel Economy”). De extrema baixa viscosidade (“High-Temperature-High Shear”) (HTHSS, <3,5 mPas). Classes de viscosidade preferenciais são XW30 e XW20.
A2: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de fácil circulação.
A3: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de fácil circulação com utilização mais severa do que A2. Supera ACEA A2 no respeitante ao Noack (perdas por evaporação), limpeza dos pistões e estabilidade à oxidação.
A5: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de fácil circulação. Corresponde ao ACEA A3, com inferior viscosidade HTHS. Num motor de teste tem de ser comprovada uma economia de combustível > a 2,5%, em comparação com um óleo 15W40 de referência.
Motores a Diesel – Veículos Ligeiros
B1: Categoria de óleos de motor com economia de combustível (“Fuel economy”), de extrema baixa viscosidade (“High-Temperature-High Shear”) (Corresponde a A1).
B2: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de fácil circulação.
B3: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de fácil circulação. Supera ACEA B2 no respeitante ao desgaste, limpeza dos pistões e estabilidade da viscosidade.
B4: Nova categoria para motores Diesel com injecção directa (TDI).
B5: Corresponde à ACEA B4, com inferior viscosidade HTHS. Num motor de teste tem de ser comprovada uma economia de combustível > a 2,5%, em comparação com um óleo 15W40 de referência.
C1: Novo desde 10/2004 para veículos ligeiros Diesel com filtros de partículas Diesel. Teor de cinzas sulfatadas máx. 0,5%. Com rebaixado HTHS (f#rd).
C2: Novo desde 10/2004 para veículos ligeiros Diesel com filtros de partículas Diesel. Teor de cinzas sulfatadas máx. 0,8%. Com HTHS > 2,9 mPas (Peugeot).
C3: Novo desde 10/2004 para veículos ligeiros Diesel com filtros de partículas Diesel. Teor de cinzas sulfatadas máx. 0,8%. Com HTHS > 3,5 mPas (DaimlerChrysler e BMW).