Portal Chamar Táxi

Duvida sobre relé

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
muito obrigado mal possa vou comprar o que percisa e vou ter com ele para ele dizer-me ao promenor o que me pode falhar :D graças a deus que aparece pessoal bom nos foruns !

Ora essa estamos cá para dar umas dicas.

Não esquecer o relé deve ser duplo, ou seja oito terminais/contactos (2 da bobine + 6 dos contactos), e a resistência típica de aproximadamente 300 ohm.

Se não encontrar o modelo LMR1H-12D, pode optar por um equivalente.

Boas montagens

zener2003

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Gostos Recebidos
0
Boas

Fiquei curioso sobre esse esquema.
O botão é de pressão (mola), quando se pressiona o mesmo o relé liga, ao retirar o dedo o interruptor abre.
Se o interruptor abre, o relé fica activado?

Cps

Boas.

O rele fica activado sim, só que não desactiva nunca mais. lol
Sim de facto tem de ser um inversor duplo
Para que no proximo pulso ele faça desatrair o relé

fica aqui corrigido

Abraço

Anexos

• AHST163.jpg
    AHST163.jpg
    52.2 KB · Visualizações: 10
  • rel012v10fast.jpg
    rel012v10fast.jpg
    34.1 KB · Visualizações: 8
  • rele final.jpg
    rele final.jpg
    49.9 KB · Visualizações: 6

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas.

O rele fica activado sim, só que não desactiva nunca mais. lol
Sim de facto tem de ser um inversor duplo
Para que no proximo pulso ele faça desatrair o relé

fica aqui corrigido

Abraço

Boas

O esquema que postou hoje, é uma copia do que eu postei no dia 6 correcto?

Vejo que no meu esquema, no canto inferior esquerdo, lhe acrescentou 12 volt negativo. Atenção que em electrónica 12 Volt Negativo é diferente de GND. Ou seja, entre 12 Volt negativo e 12 volt positivo, existe uma diferença de potencial de 24 Volt!

Cps

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
mrsat este esquema deixa me o sistema sempre ligado até novo clique no botão de pressão?

Boas

Aqui deixo o esquema com detalhes dos componentes, para eventualmente mostrar ao seu primo.

O mesmo pode auxiliar na questão da polaridade do condensador, e na identificação dos pinos do relé.

2014-06-08_155841.jpg

Boas montagens

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas

Na imagem anterior as ligações do relé não ficaram bem visíveis (sobrepostas). Também na Bobine do mesmo tem + e -, que neste caso é indiferente.

2014-06-08_160849.jpg

Cps

zener2003

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Gostos Recebidos
0
Boas

O esquema que postou hoje, é uma copia do que eu postei no dia 6 correcto?

Vejo que no meu esquema, no canto inferior esquerdo, lhe acrescentou 12 volt negativo. Atenção que em electrónica 12 Volt Negativo é diferente de GND. Ou seja, entre 12 Volt negativo e 12 volt positivo, existe uma diferença de potencial de 24 Volt!

Cps
Boas.

Sim eu sei que GND é diferente de -12v

Só que a pessoa em questão que pediu ajuda vai montar este circuito num carro cuja alimentação é uma simples bateria de 12V
Que tem o positivo e o negativo.

Logo o negativo tal como diz, liga á massa do carro ( chassis).

No esquema o que diz é 12V negativo ( bateria) e não 12v negativos.

No fundo o que é preciso é que o user consiga fazer a montagem.

E se entrarmos em pormenores sobre electonica acaba por confundir o user visto não ter grande experiencia nisso.

Abraço

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas.

Sim eu sei que GND é diferente de -12v

Só que a pessoa em questão que pediu ajuda vai montar este circuito num carro cuja alimentação é uma simples bateria de 12V
Que tem o positivo e o negativo.

Logo o negativo tal como diz, liga á massa do carro ( chassis).

No esquema o que diz é 12V negativo ( bateria) e não 12v negativos.

No fundo o que é preciso é que o user consiga fazer a montagem.

E se entrarmos em pormenores sobre electonica acaba por confundir o user visto não ter grande experiencia nisso.

Abraço

Boas

O esquema que postei, elaborei especialmente para o membro moreirafz, para utilizar no carro.

Alterar o esquema que forneci, apagar partes do mesmo sem me consultar, e colocar um relé simples em que o circuito deixa de funcionar, e/ou escrever por cima do mesmo, acaba por confundir o user. Correcto?

12 Volt negativo numa bateria não é muito lógico. A não ser que considere o pólo positivo referencia potencial 0 Volt. Ou seja quando numa bateria se considera 12 Volt entre os pólos, não se pode considerar 12V positivo e 12V negativo.

Os melhores cumprimentos

jsousa22

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 29, 2014
Gostos Recebidos
0
boa tarde. Eu estou em querer que o que se predende neste post é um relé de impulso: é um relé que está equipado com uma arvore de cames que a cada impulso muda de estado e fica sempre retido nessa posição até novo impulso, independentemente de lhe faltar a tensão. é um relé fabricado para várias tensões ac ou dc e é muito usado em instalações industriais.
Espero ter ajudado nesta que é a minha primeira intervenção neste forum.