Portal Chamar Táxi

[DUVIDA] tração

dj_cc

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Caros amigos,
antes de mais peço desculpa caso esteja a abrir este post na secção errada.
tenho andado com o meu jipe no monte sem qualquer problema mas outro dia numas das minhas "fugas citadinas", em plena estrada de terra batida, com a tração as 4 ligada (apenas em 2H) o jipe deu dois estalos e fiquei sem tração as 4. escusado sera dizer que me vi "aflito" para sair de la mas la consegui, não me deixou ficar mal.
alguém sabe o que se teria passado??? o que poderá ser o problema???
será alguam despesa muito dispendiosa???
se alguem me puder dar umas "ideias", agradecia.
outra coisa que noto já a algum tempo é que o gajo, mesmo antes de isto da tração ter "pifado", com piso molhado, da-me a sensação que ele me "foge", alias ja quase me atravessei, mas isto já em asfalto normal. noto isto com piso molhado, ou será impressão minha?
aguardo respostas e conselhos da vossa parte.
muito obrigado.

cumpz

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Gostos Recebidos
77

dj_cc

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
boas,
desculpem o lapso mas trata-se de um suzuki grand vitara.
perdeu a tração as 4, fique apenas com a tração normal nas rodas traseiras, como se tivesse a tração desligada.
obrigado.

cumpz

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Gostos Recebidos
77
O amigo muito possivelmente poderá ter partido a transmissão dianteira do jeep.

O jeep não faz barulho nenhum esquisito em andamento?

Deite-se por baixo do carro e verifique que o veio de transmissão dianteiro está em boas condições.

O veio de transmissão é algo parecido com a imagem:

images

Que liga a caixa ao diferencial dianteiro do jeep.

Caso este veio esteja em condições poderão ter sido os grupos cónicos.

Um abraço

dj_cc

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
boas,
em relação a barulhos que eu tenha notado não faz nada, apenas deu aqueles dois estalos antes de perder a tração.
em relação a sensação de ele "fugir"´estará já relacionado com isso?
obrigado por tudo ate ao momento.

cumpz

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Gostos Recebidos
77
Amigo, convinha que te pudesses deitar debaixo do jeep para verificar o veio de transmissão em primeiro lugar.

O problema pode ser de muito lado...

Caixa de transferências, transmissão, semi-eixos, diferencial, etc

Quando puder verifique se o veio está correctamente ligado da caixa ao diferencial da frente e reporte aqui.

Um abraço

dj_cc

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas amigo maar3amt,
junto em anexo umas fotos do que me parece ser o problema, parece-me.
após uma análise aos veiso de transmissão verifiquei que ambos não estavam partidos mas verifiquei que em termos de ligação ao diferencial há ali folgas de ambos os veios e está a largar óleo (ao que me parece).
no que vês das fotos o que achas que se estará a passar amigo? és da mesma opinião que eu? diferencial??????
em termos de custos, em média, poderá chegar a quanto amigo?
será esse tambéma razão de ele me andar a "fugir" com piso molhado?
presumo que o problema seja apenas na frente.
agradecia um pequeno esclareciemtno dos entendidos.
desde ja o meu muito obrigado.

abraços

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Gostos Recebidos
77
Boas amigo,

De facto a perda de valvolina pelos diferenciais não é muito normal, pode ser sinal de anomalia.

Se o jeep puxa só com tracção traseira podemos excluir que o problema provenha da parte traseira da transmissão.

No entanto quando o problema surge da parte do diferencial ou semi-eixos, com a tracção às quatro ligadas costuma fazer sempre um rastulhido.

O melhor será levar a um mecânico, mas agora o problema pode ser de três coisas...

Caixa de transferências, diferencial ou os semi-eixos partidos ou remoídos.

Vamos ver se alguém mais entendido na matéria te sugere algum tipo de teste que identifique em concreto o problema.

Abraços

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Gostos Recebidos
1
Dj Experimentaste meter nas altas com traçao ver se era igual?
Pode ter sido a caixa redutora que se estragou algo.

Bom pegas num macaco levastas uma roda da frente e fazes o seguinte:

Com o carro desengatado e sem a traçao estar ligada rodas na roda com a mão e ves se o veio que liga da caixa ao diferencial da frente roda( eixo esse que o maar mostra na imagem) Se não rodar o problema está mesmo no diferencial caso rode vais fazer o seguinte metes a 1 velocidade e ligas a traçao tudo com o motor parado e vais experimentar rodar a mao a mesma roda da frente se notas que engrenou porque a roda não irá girar isto em situação normal.

É recomendado que verifiques nas baixas e altas se acontece o mesmo porque esse problema poderá vir da caixa redutora.

Em questão do oleo nas extremidades de cada transmissão leva um rolamento e um retentor duplo, os mesmo devem estar danificados ou possíveis folgas ños rolamentos que originão o desgaste dos vedantes. Existem inumeros carros que têm afinação o que permite retirar a folga.

Tenha em atenção que se por exemplo tiver uma transmissão moida ou estriado ou o planetário da transmissão desfeito já não tem tração.

Abraço diga algo sff:espi28:

Analise o caso e não se esqueça coloque uma preguiça antes de se meter debaixo do jipe quando tiver a roda da frente no ar

dj_cc

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Viva amigos,
testes feitos.
tanto em baixa com em altas o comportamento é o mesmo, sem tração frontal.
levantei o jipe, rodei a roda com a mão e reparo que o veio de transmissão que liga ao diferencial da frente nem mexe, de qualquer forma fiz ainda o outro teste, meti a 1ª velicidade, e rodei a roda sem qualquer problema quando devia ter "prendido".
aparentemente tudo indicada que foi o deferencial, correcto?
isso de reparação é muito elevada? vale a pena a reparação (ehehehehe)?
aguardo novas respostas da vossa parte se fa favor.
obrigado.

abraços a todos

adkoni

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 6, 2009
Gostos Recebidos
0
Viva amigos,
testes feitos.
tanto em baixa com em altas o comportamento é o mesmo, sem tração frontal.
levantei o jipe, rodei a roda com a mão e reparo que o veio de transmissão que liga ao diferencial da frente nem mexe, de qualquer forma fiz ainda o outro teste, meti a 1ª velicidade, e rodei a roda sem qualquer problema quando devia ter "prendido".
aparentemente tudo indicada que foi o deferencial, correcto?
isso de reparação é muito elevada? vale a pena a reparação (ehehehehe)?
aguardo novas respostas da vossa parte se fa favor.
obrigado.

abraços a todos

no mesmo teste reparou se a transmissão final as rodas rolava? se não rolar podem ser os cubos esse carro acho que tem cubo automatico basta a anilha do cubo partir para não ter tracção

dj_cc

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
boas,
transmissão final as rodas??? não entendi, podes expicar melhor?
obrigado.

adkoni

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 6, 2009
Gostos Recebidos
0
boas,
transmissão final as rodas??? não entendi, podes expicar melhor?
obrigado.
Faça este teste, levante os carro com as 4 rodas no ar e role com a tracção ligada veja se o veio que liga caixa de transferencias ao diferencial da frente rola e se os veios de transmissão do diferencial as rodas tb rolam, se todos os veios rolarem o problema esta nos cubos de roda se os veios que vão as rodas não rolarem é diferencial. Diga alguma coisa!:espi28:

dj_cc

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
os veios que vão as rodas rolamsem problemas, apenas verifiquei a tal fuga de valvolina naligaçáo ao diferencial,como se ve na fotos.
neste momento o veio de transmissão que liga ao diferencial é que não rola como ja referi no meu post posterior.
muito obrigdo or tud até ao momento.

abraços