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[DUVIDA] tração

dj_cc

GF Prata
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Caros amigos,
antes de mais peço desculpa caso esteja a abrir este post na secção errada.
tenho andado com o meu jipe no monte sem qualquer problema mas outro dia numas das minhas "fugas citadinas", em plena estrada de terra batida, com a tração as 4 ligada (apenas em 2H) o jipe deu dois estalos e fiquei sem tração as 4. escusado sera dizer que me vi "aflito" para sair de la mas la consegui, não me deixou ficar mal.
alguém sabe o que se teria passado??? o que poderá ser o problema???
será alguam despesa muito dispendiosa???
se alguem me puder dar umas "ideias", agradecia.
outra coisa que noto já a algum tempo é que o gajo, mesmo antes de isto da tração ter "pifado", com piso molhado, da-me a sensação que ele me "foge", alias ja quase me atravessei, mas isto já em asfalto normal. noto isto com piso molhado, ou será impressão minha?
aguardo respostas e conselhos da vossa parte.
muito obrigado.

cumpz
 

maar3amt

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dj_cc

GF Prata
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boas,
desculpem o lapso mas trata-se de um suzuki grand vitara.
perdeu a tração as 4, fique apenas com a tração normal nas rodas traseiras, como se tivesse a tração desligada.
obrigado.

cumpz
 

maar3amt

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O amigo muito possivelmente poderá ter partido a transmissão dianteira do jeep.

O jeep não faz barulho nenhum esquisito em andamento?


Deite-se por baixo do carro e verifique que o veio de transmissão dianteiro está em boas condições.


O veio de transmissão é algo parecido com a imagem:

images


Que liga a caixa ao diferencial dianteiro do jeep.

Caso este veio esteja em condições poderão ter sido os grupos cónicos.

Um abraço
 

dj_cc

GF Prata
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boas,
em relação a barulhos que eu tenha notado não faz nada, apenas deu aqueles dois estalos antes de perder a tração.
em relação a sensação de ele "fugir"´estará já relacionado com isso?
obrigado por tudo ate ao momento.

cumpz
 

maar3amt

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Amigo, convinha que te pudesses deitar debaixo do jeep para verificar o veio de transmissão em primeiro lugar.

O problema pode ser de muito lado...


Caixa de transferências, transmissão, semi-eixos, diferencial, etc

Quando puder verifique se o veio está correctamente ligado da caixa ao diferencial da frente e reporte aqui.


Um abraço
 

dj_cc

GF Prata
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Boas amigo maar3amt,
junto em anexo umas fotos do que me parece ser o problema, parece-me.
após uma análise aos veiso de transmissão verifiquei que ambos não estavam partidos mas verifiquei que em termos de ligação ao diferencial há ali folgas de ambos os veios e está a largar óleo (ao que me parece).
no que vês das fotos o que achas que se estará a passar amigo? és da mesma opinião que eu? diferencial??????
em termos de custos, em média, poderá chegar a quanto amigo?
será esse tambéma razão de ele me andar a "fugir" com piso molhado?
presumo que o problema seja apenas na frente.
agradecia um pequeno esclareciemtno dos entendidos.
desde ja o meu muito obrigado.

abraços
 

maar3amt

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Boas amigo,

De facto a perda de valvolina pelos diferenciais não é muito normal, pode ser sinal de anomalia.

Se o jeep puxa só com tracção traseira podemos excluir que o problema provenha da parte traseira da transmissão.

No entanto quando o problema surge da parte do diferencial ou semi-eixos, com a tracção às quatro ligadas costuma fazer sempre um rastulhido.

O melhor será levar a um mecânico, mas agora o problema pode ser de três coisas...

Caixa de transferências, diferencial ou os semi-eixos partidos ou remoídos.


Vamos ver se alguém mais entendido na matéria te sugere algum tipo de teste que identifique em concreto o problema.


Abraços
 

j.s@ntos

GF Ouro
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Dj Experimentaste meter nas altas com traçao ver se era igual?
Pode ter sido a caixa redutora que se estragou algo.

Bom pegas num macaco levastas uma roda da frente e fazes o seguinte:

Com o carro desengatado e sem a traçao estar ligada rodas na roda com a mão e ves se o veio que liga da caixa ao diferencial da frente roda( eixo esse que o maar mostra na imagem) Se não rodar o problema está mesmo no diferencial caso rode vais fazer o seguinte metes a 1 velocidade e ligas a traçao tudo com o motor parado e vais experimentar rodar a mao a mesma roda da frente se notas que engrenou porque a roda não irá girar isto em situação normal.

É recomendado que verifiques nas baixas e altas se acontece o mesmo porque esse problema poderá vir da caixa redutora.

Em questão do oleo nas extremidades de cada transmissão leva um rolamento e um retentor duplo, os mesmo devem estar danificados ou possíveis folgas ños rolamentos que originão o desgaste dos vedantes. Existem inumeros carros que têm afinação o que permite retirar a folga.

Tenha em atenção que se por exemplo tiver uma transmissão moida ou estriado ou o planetário da transmissão desfeito já não tem tração.

Abraço diga algo sff:espi28:


Analise o caso e não se esqueça coloque uma preguiça antes de se meter debaixo do jipe quando tiver a roda da frente no ar
 

dj_cc

GF Prata
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Viva amigos,
testes feitos.
tanto em baixa com em altas o comportamento é o mesmo, sem tração frontal.
levantei o jipe, rodei a roda com a mão e reparo que o veio de transmissão que liga ao diferencial da frente nem mexe, de qualquer forma fiz ainda o outro teste, meti a 1ª velicidade, e rodei a roda sem qualquer problema quando devia ter "prendido".
aparentemente tudo indicada que foi o deferencial, correcto?
isso de reparação é muito elevada? vale a pena a reparação (ehehehehe)?
aguardo novas respostas da vossa parte se fa favor.
obrigado.

abraços a todos
 

adkoni

GF Prata
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Jan 6, 2009
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Viva amigos,
testes feitos.
tanto em baixa com em altas o comportamento é o mesmo, sem tração frontal.
levantei o jipe, rodei a roda com a mão e reparo que o veio de transmissão que liga ao diferencial da frente nem mexe, de qualquer forma fiz ainda o outro teste, meti a 1ª velicidade, e rodei a roda sem qualquer problema quando devia ter "prendido".
aparentemente tudo indicada que foi o deferencial, correcto?
isso de reparação é muito elevada? vale a pena a reparação (ehehehehe)?
aguardo novas respostas da vossa parte se fa favor.
obrigado.

abraços a todos

no mesmo teste reparou se a transmissão final as rodas rolava? se não rolar podem ser os cubos esse carro acho que tem cubo automatico basta a anilha do cubo partir para não ter tracção
 

dj_cc

GF Prata
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boas,
transmissão final as rodas??? não entendi, podes expicar melhor?
obrigado.
 

adkoni

GF Prata
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boas,
transmissão final as rodas??? não entendi, podes expicar melhor?
obrigado.
Faça este teste, levante os carro com as 4 rodas no ar e role com a tracção ligada veja se o veio que liga caixa de transferencias ao diferencial da frente rola e se os veios de transmissão do diferencial as rodas tb rolam, se todos os veios rolarem o problema esta nos cubos de roda se os veios que vão as rodas não rolarem é diferencial. Diga alguma coisa!:espi28:
 

dj_cc

GF Prata
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os veios que vão as rodas rolamsem problemas, apenas verifiquei a tal fuga de valvolina naligaçáo ao diferencial,como se ve na fotos.
neste momento o veio de transmissão que liga ao diferencial é que não rola como ja referi no meu post posterior.
muito obrigdo or tud até ao momento.

abraços
 
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