Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
Cerca de 200 pilotos disputam as sete provas que integram o 45.º Circuito Internacional de Vila Real, que decorre de 10 a 12 de julho e marca a internacionalização do evento, anunciou a organização.
ARQUIVO/GLOBAL IMAGENS
Com as obras de adaptação e reforço de segurança praticamente concluídas, a cidade de Vila Real está pronta para acolher as corridas de automóveis, que este ano incluem uma prova da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o Mundial de Carros de Turismo (WTCC).
A apresentação do 45.º Circuito Internacional de Vila Real decorreu hoje, na cidade transmontana.Francisco Vieira e Brito, elemento da Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real, salientou que estão à volta de 200 pilotos inscritos nas sete provas que irão decorrer ao longo dos três dias.
A prova rainha é o WTCC, a qual vai ser disputada por 20 pilotos. A realização do WTCC em Vila Real está garantida até 2017, o que acontece depois de a Câmara do Porto ter decidido suspender a realização do Circuito da Boavista.
Os restantes competem nas provas nacionais Trofeo 500, Desafio Único, Legends Classic Cup, Campeonato Nacional de Clássicos Circuitos 1300, Campeonato Nacional de Velocidade e Campeonato Nacional de Clássicos Circuitos.
A programação do evento arranca na quinta-feira, dia 09, com um desfile dos pilotos do WTCC pela cidade de Vila Real, o apadrinhamento dos mesmos ao Jardim Botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e uma passagem dos concorrentes pelas antigas boxes do histórico circuito de Vila Real.
Nos três dias de prova decorre, a partir do final da tarde, uma mostra do melhor do Douro, entre gastronomia e vinhos, e há concertos pelos GNR, um tributo aos Queen e atuações de DJ.
As primeiras corridas no Circuito de Vila Real, criado por Aureliano Barrigas, realizaram-se em 1931 e foram incluídas no programa das festas da cidade.
Durante várias décadas, milhares de pessoas visitavam anualmente Vila Real para assistir às corridas de automóveis, que se tornaram um dos "maiores eventos de Trás-os-Montes e Alto Douro" até terminarem em 1991, depois da sucessão de vários acidentes graves.
O anterior executivo de Manuel Martins (PSD) retomou o circuito em 2007, com uma pista mais reduzida, mas o evento só se realizou até 2010 e, agora, de novo em 2014 pela iniciativa da equipa do autarca Rui Santos.
Piloto Tiago Monteiro diz que Circuito de Vila Real é difícil, rápido e um desafio.
O piloto Tiago Monteiro, o único português a disputar o Mundial de Carros de Turismo (WTCC), afirmou hoje que o Circuito de Vila Real possui uma pista muito difícil, rápida e representa um grande desafio.
O circuito de Vila Real vai ser o palco para uma prova do WTCC entre os dias 10 e 12 de julho.
A apresentação da prova decorreu hoje, na cidade transmontana, num evento que contou com a presença do único representante português no WTCC, no qual participa ao volante de um Honda.
"Pelas imagens e análise que fiz da pista vai ser uma pista muito difícil, muito rápida, um desafio desportivo bastante grande", salientou o piloto nortenho.
A pista citadina estende-se ao longo de 4,6 quilómetros e possui 25 curvas.
A maior parte das equipas internacionais começa a chegar a Vila Real na próxima segunda-feira e os pilotos entram em pista na sexta-feira.
"Adoro conhecer pistas novas, ainda mais quando são citadinas e claro, ainda mais, quando é no meu país", sublinhou Tiago Monteiro.
E olhar o muito público que se vai espalhar pelo circuito, numa cidade com verdadeira paixão pelas corridas automóveis, vai ser, na sua opinião, "muito motivador".
"O citadino é sempre perfeito para o espetáculo, estamos sempre perto do público e é também mais agradável para nós. O único senão é o risco que é mais elevado porque qualquer pequeno erro paga-se mais caro", referiu.
O piloto salientou que é com grande felicidade que volta a correr em "casa" e salientou que está determinado em fazer tudo para conseguir vencer na sua estreia em Vila Real, naquela que será a oitava etapa do mundial.
"Seria sem dúvida o melhor momento da minha carreira. O pódio seria igualmente fantástico e, se não for possível, podem ter a certeza de que vou dar o máximo.
A grande questão vai ser como está o carro nesta pista mas eu acredito que vamos estar bastante competitivos", afirmou.
Na última prova do WTCC, que decorreu em França, Tiago Monteiro foi sétimo classificado na primeira corrida da sétima etapa do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo, tendo sido obrigado a abandonar na segunda.
(Pergunta 1) A entrada no Circuito é paga? (Resposta 1): Tratando-se de um Circuito citadino, apenas as bancadas são pagas, sendo a zona de peão de livre acesso, embora com os devidos condicionamentos por motivos de segurança.
(P 2) Onde podem ser adquiridos os bilhetes? (R 2): Os bilhetes estão à venda na Bilheteira Online – http://www.bilheteiraonline.pt e nos balcões aderentes: CTT, Worten, FNAC e El Corte Inglês. A partir do dia 4 de Junho os bilhetes estarão também à venda na Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real, sita na Praça do Município, nº 7, em Vila Real, bem como no balcão de informações do Dolce Vita Douro.
(P 3) Quais os preços dos bilhetes? (R 3): Enquanto estiverem abrangidos pelo desconto de pré venda, os bilhetes têm um custo de €40 para as bancadas sem TV e de €50 para as bancadas com TV (permitem visualizar a transmissão EUROSPORT). A partir do momento de término do desconto, o preço dos bilhetes aumenta em €20.
(P 4) Há bilhetes diários? (R 4): Os bilhetes à venda são válidos para os 3 dias, não estando prevista para já, a venda de bilhetes diários.
(P 5) As crianças pagam bilhete? (R 5): Só será permitida a entrada de crianças nas bancadas com idade superior a 6 anos. As crianças entre 6 e 10 anos que não ocupem lugar sentado não pagarão bilhete, sendo que caso pretendam ocupar lugar, pagarão bilhete por inteiro.
(P 6) Os lugares são marcados? (R 6): Não há lugares marcados, estando os utilizadores sujeitos à ocupação e distribuição das pessoas na bancada, no momento.
(P 7) O bilhete permite-me transitar de uma bancada para outra? (R 7): Não, cada bilhete é destinado apenas à bancada para a qual é adquirido, e não possibilita entrada noutras.
(P 8) O Paddock é aberto ou fechado? (R 2): O Paddock será vedado e apenas acessível com bilhete, que será vendido no local, em postos devidamente assinalados para o efeito, e que terá o custo de €10 por dia.
(P 9) Existe alguma bancada acessível a pessoas que se desloquem em cadeiras de rodas? (R 9): Sim, essa bancada é a A2.
López ‘voa’ para a ‘pole-position’ na corrida do WTCC em Vila Real
Tiago Monteiro ficou-se pelo sexto melhor tempo.
Foto: D.R. José María López em ação no seu Citroen
O argentino José María López (Citroen) garantiu hoje o primeiro lugar da grelha de partida para a primeira corrida do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC), com Tiago Monteiro (Honda) a ficar-se pelo sexto tempo.
Com uma volta ‘canhão’, o atual campeão mundial garantiu a quarta ‘pole’ da época, ao conseguir rodar em 1.58,515 minutos, naquela que foi a melhor volta dos carros do WTCC até ao momento.
Além de garantir o primeiro posto, López amealhou ainda cinco pontos para as contas do campeonato, somando agora 287, e aumentou a diferença para o segundo classificado, o colega de equipa Ivan Muller, que segue com 243.
“Não foi só uma volta minha. Foi também dos meus engenheiros e dos meus mecânicos.
Estava confiante em fazer uma volta limpa e sem erros e felizmente tive essa sorte. Com um campeonato tão disputado como está este ano todos os pontos são importantes”, afirmou o argentino na conferência de imprensa após a sessão.
Na derradeira fase de qualificação, o segundo mais rápido foi o francês Sébastien Loeb (Citroen), com o tempo de 1.59,090 minutos, com o também francês Hugo Valente (Chevrolet) a fazer o terceiro registo, em 1.59,333 minutos.
Uma qualificação menos positiva teve o português Tiago Monteiro, que vai partir da sexta posição para a primeira corrida.
O português fez a melhor volta em 2.00,349 minutos, tempo que o deixa numa posição ‘delicada’ para atacar a vitória ou até um pódio nas duas corridas de domingo, já que para a segunda prova, fruto da inversão dos lugares da grelha dos 10 primeiros, irá sair da quinta posição.
“Estava contente com o carro, pois a confiança veio melhorando ao longo das sessões de treinos.
Aí estive a um bom nível, mas na qualificação houve alguma hesitação e as coisas não correram como o esperado.
Hoje a tática, infelizmente, não resultou e não era de todo o resultado que pretendíamos.
Ultrapassar aqui é difícil, mas vamos tentar tudo por tudo para pelo menos conseguir ir ao pódio”, disse.
Para a segunda prova o chinês Ma Qing Hua (Citroen) vai sair da primeira posição, fruto do décimo tempo na qualificação, enquanto o francês Ivan Muller (Citroen), que foi nono, vai sair de segundo.
O terceiro posto vai pertencer ao holandês Jaap Van Lagen (Lada).
A primeira corrida do WTCC está marcada para as 11:45, enquanto a segunda terá início às 17:15.
Autarca de Vila Real diz que WTCC está pago e projetou a região
Foto: FIA WTCC
Rui Santos garante que nunca tinha visto tanta gente em Vila Real.
Autarca de Vila Real diz que WTCC está pago e projetou a regiãoAutarca de Vila Real diz que WTCC está pago e projetou a região
O presidente da Câmara de Vila Real fez hoje um balanço “muito positivo” do circuito urbano, que acolheu o Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC), salientando que o evento está pago e projetou a região.
“Nunca vi tanta gente em Vila Real”, afirmou Rui Santos à agência Lusa.
Entre sexta-feira e hoje decorreu o 45.º Circuito Internacional de Vila Real, que incluiu a realização de sete provas, entre as quais o WTCC, que conta para o calendário da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
“Estes dias ficarão para a história do Circuito Internacional de Vila Real e também para a história de Vila Real como o evento mais mediático que alguma fez foi feito na região e que mais projetou a região no país e no mundo”, salientou o autarca.
Ainda sem dados oficiais sobre os três dias de circuito, o presidente considerou que se “cumpriram todas as expectativas”.
Rui Santos afirmou ainda que este é “um evento viável e que está pago”. “A receita anda perto de 1,5 milhões de euros e a despesa também”, sustentou.
Na parte desportiva, os pilotos fizeram também, de uma maneira geral, um balanço positivo.
“O circuito está excelente”, afirmou à agência Lusa José Meireles, piloto de Vila Real, que disse ainda que hoje “correu em casa”, já que vive a “200 metros do circuito”.
O grande adversário deste dia foi, segundo salientou, “o calor” e também a nova ‘chicane’ de Mateus.
“O circuito está mais lento, mas é sempre um prazer correr aqui. Este circuito é mítico, tem zonas fantásticas e qualquer piloto gosta de correr aqui”, frisou.
Quanto à organização, José Meireles referiu que “há sempre arestas a limar”, mas comparativamente com o ano passado disse estar “mais profissional”. “Nota-se um cuidado maior com os horários e a segurança também”, sustentou.
Rita Azevedo, natural da Trofa e a única mulher em prova no 45.º Circuito Internacional de Vila Real, encontrou “algumas diferenças” neste regresso a Vila Real, nomeadamente a nível da pista, que considerou estar “um pouco pior”.
João Sousa estreou-se em Vila Real e elogiou o circuito. “Tem zonas muito rápidas, zonas muito lentas que é preciso uma boa condução. Adorei. Espero poder estar presente nas próximas edições”, frisou.
Unanimemente os pilotos destacaram a presença do muito público, que se espalhou ao longo dos mais de quatro quilómetros de pista, considerando ser um dos aspetos que mais entusiasma os participantes neste circuito urbano.
Por fim, o presidente da Câmara de Vila Real afirmou que o WTCC está garantido para o próximo ano, numa edição que contará com a “introdução de prováveis melhorias”.
“Sabemos que este ano não fizemos tudo perfeito, analisaremos o que correu menos bem e teremos a humildade de introduzir melhorias no próximo ano, se tal for necessário”, frisou.
WTCC: Ma Qing Hua vence segunda corrida em Vila Real
PORTUGUÊS TIAGO MONTEIRO DESISTE APÓS PARTIDA
O chinês Ma Qing Hua (Citroen) conseguiu este domingo a primeira vitória no campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC) no circuito de Vila Real, que ficou marcada pelo acidente de Tiago Monteiro (Honda) logo após a partida.
Beneficiando da regra de inversão dos 10 primeiros lugares da grelha de perdida para a segunda corrida, o piloto chinês, que saiu da pole, acabou por vencer destacado a segunda corrida em Vila Real, dando assim continuidade ao domínio da Citroen, que, em 16 provas, conseguiu 14 vitórias na presente época.
"Agradeço à minha equipa, pois fizeram um excelente trabalho. Na segunda corrida fizemos tudo bem. Fiz uma boa partida e mantive um bom ritmo durante a prova e por isso estou muito contente. É sem dúvida um bom momento para a China e para o desporto motorizado chinês", afirmou Ma Qing Hua na conferência de imprensa após a prova.
A acidentada corrida foi interrompida na 13.ª volta, a duas do final, devido a um forte acidente que envolveu o holandês Nicky Catsburg (Lada) e motivou a bandeira vermelha.
No segundo posto terminou o francês Ivan Muller (Citroen) e o terceiro lugar ficou para o italiano Gabriele Tarquini (Honda).
Os carros da equipa russa acabaram, pelos piores motivos, por ser os grandes protagonistas da prova, uma vez que, três voltas antes, o mesmo Nicky Catsburg esteve envolvido no acidente que acabou por deixar fora o francês Sébastien Loeb (Citroen) e logo no arranque estiveram ambos envolvidos no toque que acabou por motivar a desistência do português Tiago Monteiro, que deixou também fora o holandês Jaap Van Lagen.
Depois de ter ficado no quinto posto na primeira prova, o português, que procurava um lugar no pódio, largou do quinto posto para a segunda corrida, mas os seus esforços acabaram no muro de betão, depois de ensanduichado entre os dois Ladas nos primeiros metros da corrida.
"O arranque foi bom, e tentei passar entre dois carros, mas infelizmente eles não me veem e decidem ambos vir na mesma direção. Estava ali no meio e esperei que fosse um toque normal, como acontecem alguns só de raspão, mas por azar as rodas do meu carro e do da minha direita tocaram-se e quando assim é não há muito a fazer", disse
Do incidente, que motivou a entrada do safety-car até à sexta volta, resultou também a desistência de Jaap Van Lagen.
O português garantiu que o risco que tomou nada teve a ver com o facto de estar a correr em Portugal, frente ao seu público, e deixou rasgados elogios ao circuito transmontano, no qual competiu pela primeira vez.
"O circuito é fantástico. É um desafio muito grande para os pilotos e acho que até agora foi a corrida mais impressionante do campeonato em termos de público. Muita adrenalina e muito difícil. Há aqui dois ou três pormenores que podem ser melhorados e vão ser agora analisados, mas não é grave", disse.
Nas contas do campeonato, o fim de semana acabou por ser uma vez mais positivo para o argentino José María López, que segue no comando com 322 pontos, com 55 de vantagem sobre o francês Ivan Muller e 102 a mais do que o terceiro classificado, o também francês Sébastien Loeb.
Quanto a Tiago Monteiro, caiu para sétimo classificado, sendo no fim de semana ultrapassado pelo húngaro Norbert Michelisz (Honda), pelo italiano e companheiro de equipa Gabriele Tarquini e pelo chinês Ma Qing Hua.