- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,710
- Gostos Recebidos
- 1,122

As candidaturas ao programa de apoio à compra de eletrodomésticos, o E-Lar, arrancam no final do mês, o que significa que a expectativa é que a partir de 30 de setembro os consumidores possam pedir os 'vouchers' para este efeito.
Quem tem direito ao apoio?
De acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), podem candidatar-se todas as pessoas singulares maiores de idade, distribuídas em três grupos:
- "O primeiro grupo destina-se a famílias que vivem em bairros incluídos no programa 'Bairros Mais Sustentáveis', ou seja, áreas identificadas pelas autarquias para receber intervenções que melhoram a eficiência energética das habitações.
- O segundo grupo abrange os beneficiários da 'Tarifa Social de Energia Elétrica', que são famílias com descontos na fatura de eletricidade por terem rendimentos mais baixos.
- Por fim, o terceiro grupo inclui todas as restantes pessoas singulares que não se enquadram nos dois grupos anteriores, mas que também podem candidatar-se e receber apoio para substituir equipamentos a gás antigos por modelos elétricos mais eficientes."
A DECO lembra que "para os dois primeiros grupos, o programa cobre também os serviços de transporte e instalação, facilitando a substituição dos aparelhos antigos".
Candidaturas abrem a 30 de setembro
A Associação recorda que a partir de 30 de setembro "estarão abertas as candidaturas ao Programa E-Lar – Eficiência Energética em Edifícios Residenciais, uma iniciativa do Plano de Recuperação e Resiliência que visa substituir aparelhos a gás por alternativas elétricas mais seguras, eficientes e sustentáveis".
"O programa dispõe de uma dotação global de 30 milhões de euros e prevê apoiar cerca de 30 mil famílias através de vouchers para a compra de equipamentos elétricos de classe A ou superior, como placas elétricas de indução ou convencionais, fornos, conjuntos de placa e forno e termoacumuladores elétricos", lembra a DECO.
IN:NM