• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Edição de FIFA World Cup 2018 – Realidade ou imaginação?

Amoom

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
5,095
Gostos Recebidos
2
A Eletronic Arts tem-nos habituado ao lançamento, a cada 4 anos, de jogos dedicados exclusivamente ao Mundial de Futebol da FIFA. Pois bem, estamos em 2018, ano de Campeonato do Mundo e a expectativa começa a crescer entre os fãs. Será que vai existir um jogo dedicado ao Mundial de 2018? Neste momento ainda só podemos especular, mas existem já algumas coisas que podemos tomar como certas.



O Mundial de Futebol é, sem qualquer sombra de dúvida, a prova rainha do futebol mundial. Dois anos de jogos de qualificação culminam na Fase Final em que, por agora, 32 seleções disputam o estatuto de melhor seleção do mundo. A Eletronic Arts tem, nos últimos anos, criado edições especiais de FIFA exclusivamente dedicadas ao Mundial de Futebol e este ano não deverá ser diferente. Contudo, não existem ainda quaisquer novidades em relação ao formato do jogo – DLC ou jogo completo – e relativamente ao número de equipas que estarão disponíveis.

A julgar pela experiência dos anos anteriores, e caso o formato se mantenha, deveremos vir a ter nas mãos um jogo completo com todas as seleções que tomaram parte na fase de qualificação. Apesar de a hipótese DLC ser considerada por muitos fãs, parece-nos que há poucas possibilidades de se concretizar face à receção bastante negativa que o DLC oficial do Euro 2012 teve.



Porém, o fator principal que poderá fazer pender os pratos da balança para a existência de um jogo standalone é o não ser possível, via DLC, manter a qualidade a que a Eletronic Arts nos tem habituado. Senão vejamos: para manter o número de equipas, a EA Sports teria de, através do DLC, introduzir novas seleções na edição normal do FIFA e atualizar os plantéis das seleções já presentes no jogo, para além das atualizações que teriam que ser feitas aos equipamentos. Teria ainda de introduzir todos os estádios onde se vai disputar a prova, assim como novos modos de jogo e um novo grafismo. Ou seja, o DLC teria de ser – basicamente – um jogo novo. Tendo em consideração o que já foi feito para os jogos oficiais dos Mundiais de 2006, 2010 e 2014, não é credível que venha a ser feito algo de diferente.

Ainda, e ao contrário do que acontecia em 2014 – lembremo-nos que não existiu jogo oficial para a PS4 / Xbox One mas sim um DLC –, as consolas de nova geração já estão bem implantadas no mercado. Deixou, portanto, de se verificar o constrangimento referido na altura pela Eletronic Arts para o não lançamento do jogo para as consolas da Sony e da Microsoft, surgidas poucos meses antes.



Tudo o que se possa dizer neste momento não passa de especulação, mas há coisas que se sabem e que nos podem dar uma ideia sobre o que será expectável que aconteça:


  1. [*=center]A EA Sports é, neste momento, a detentora da licença para o lançamento do jogo oficial do Campeonato do Mundo de Futebol. Essa licença é válida até 2022 pelo que, seja qual for o formato, o jogo será sempre um produto da Eletronic Arts.

    [*=center]Durante uma entrevista para uma rádio espanhola onde participaram Daniel Montes (responsável pela comunicação e marketing da EA España) e Manolo Lama (conhecido comentador desportivo do país vizinho), este último parece ter falado demais. No final da conversa, o entrevistador questiona Montes sobre a eventual existência de um jogo oficial para o Mundial de 2018 e Manolo Lama – que estava a participar via telefone – antecipou-se e confirmou essa hipótese. Montes não conseguiu fazer mais do que um autêntico facepalm. Pode não querer dizer nada mas o mais provável, principalmente pela reação de Montes, é querer dizer tudo. Podem ver o vídeo abaixo, onde o episódio que mencionamos é visível a partir do minuto 21.

[video=youtube;Un-4rhHmj7o]https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=Un-4rhHmj7o[/video]


A nossa aposta é que nas próximas semanas vejamos o anúncio do jogo – possivelmente um jogo standalone e não um DLC -, que incluirá os modos de jogo aos quais já nos habituámos em edições anteriores, à semelhança do que já foi feito para os 3 últimos Mundiais de Futebol.

Os jogos oficiais da competição são jogos únicos e com uma atmosfera e um ambiente muito próprios recriando, quase fielmente, a competição real desde as fases de qualificação das várias confederações até ao jogo da final, algo completamente distinto da edição normal de FIFA.
 
Topo