• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Electricidade, água e saúde são os sectores mais rentáveis em Portugal

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Rentabilidade das empresas portuguesas aumentou em 2015.

bandeira-portugal.jpg

As empresas portuguesas a actuar nos sectores de actividade da electricidade, água e saúde são as mais rentáveis a nível nacional, segundo um relatório divulgado esta quinta-feira pelo Banco de Portugal.

Já as empresas de alojamento e restauração são as que apresentam menores índices de rendibilidade.

O estudo indica que, de uma forma geral, a margem líquida das empresas (que divide o lucro líquido pelo volume de negócios) subiu 3% no último ano, sendo 2 pontos percentuais mais elevada do que em 2014.

O sector de electricidade e água manteve em 2015 o valor de margem líquida mais elevada em Portugal, que se situou em 9%, embora tenham sido os sectores de outros serviços e indústria a registar as maiores subidas deste indicador – seis e dois pontos percentuais, respectivamente, ambos para 4%.

Em termos de sector de actividade económica, as áreas de saúde, electricidade e água destacam-se por serem aquelas em que as empresas apresentam uma rendibilidade mais elevada.

Na saúde, a proporção de empresas com melhores desempenhos chegou aos 48,7%, enquanto na área de electricidade e água, a percentagem chega mesmo aos 53,4%. De acordo com a metodologia utilizada pelo BdP, isto significa que mais de metade das empresas a actuar neste sector integram os 25% das empresas totais em Portugal que registam as rendibilidade mais elevadas.

Do lado oposto da tabela ficam as actividades de comércio e alojamento, classificadas como as menos rentáveis para o mundos dos negócios. No caso do alojamento e restauração, as empresas de rendibilidade reduzida obtiveram um peso de 45%, enquanto o comércio – um dos sectores onde se regista um maior número de empresas – registou 22,9% das empresas com classificação menos favorável neste parâmetro.

Já o sector imobiliário, que após a crise dos ‘subprime’ nos EUA em 2008 registou fortes quebras no mercado português, foi igualmente uma das actividades económicas com maior percentagem de empresas com rendibilidade elevada, com 42% das empresas a caírem no grupo que regista maior rentabilidade.

O relatório mostra ainda que durante o ano passado, o número de empresas em actividade em Portugal aumentou cerca de 1%. No total, existiam em Portugal 408 mil sociedades não-financeiras, das quais 89% eram microempresas.

Apesar disso, a maior parcela do volume de negócios provinha das grandes empresas (41%), que representam apenas 0,3% do total das sociedades existentes.

Fonte

Obs: Porque será???
:shy_4_02:
 
Topo