Portal Chamar Táxi

Notícias Elon Musk utiliza o X para disseminar desinformação

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
54,500
Gostos Recebidos
1,527
Elon Musk utiliza o X para disseminar desinformação

img_932x621uu2025-01-02-23-26-02-2185803.jpg


Observatório Europeu dos Meios de Comunicação Digitais diz que o dono da rede social encorajou movimentos e políticas de direita em pelo menos 18 países.

Elon Musk utiliza a rede social X para disseminar desinformação política e teorias da conspiração de extrema-direita com o intuito de desacreditar oponentes políticos e transmitir as suas próprias batalhas ideológicas. É a conclusão de um estudo do EDMO - European Digital Media Observatory (Observatório Europeu dos Meios de Comunicação Digitais), que alerta para o facto de a campanha política online travada pelo homem mais rico do Mundo não estar “a afetar apenas um continente, mas várias partes do Mundo”, ao encorajar “movimentos e políticas de direita em pelo menos 18 países”.

De acordo com o estudo, a estratégia desenvolvida pelo dono da Tesla utiliza como principal ferramenta o X, da qual também é proprietário e que é “um dos maiores microfones do Mundo”. Com mais de 220 milhões de seguidores, Musk usa a plataforma como “um megafone” para “amplificar as suas visões políticas e, ultimamente, as das figuras de direita com as quais se alinhou”.

O relatório alerta ainda para aparentes mudanças estruturais no algoritmo de forma a “favorecer o seu conteúdo e o de utilizadores de extrema-direita no ‘feed’”, sendo que Musk utiliza a desinformação política como uma estratégia deliberada para deslegitimar ideias de oponentes.

No caso específico da Europa, a investigação mostra que Musk interage e amplifica o conteúdo de um punhado de contas X, quase todas ligadas à extrema-direita, e tem como principal alvo o Digital Services Act, regulamentação sobre serviços digitais aprovada em 2022. Recorde-se que a Comissão Europeia está a investigar a rede social pela violação desta legislação.

Correio da Manhã
 
Topo