• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Emissor de Vale de Cambra com Avaria

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
O emissor de Vale de Cambra está desligado.

Obtive há minutos a informação do apoio técnico da TDT que se deve a uma avaria.

Será restabelecido logo que possível, vamos lá a ver quando será isso.
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Depois de um dia inteiro off, já está de novo em funcionamento desde há cerca de uma hora.

O sinal é que está mais fraco do que era habitual. Vamos lá a ver se é para ficar assim ou volta ao que estava anteriormente.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Os watts devem congelar com o frio pelo caminho até aos painéis e só chega lá metade . :Espi06:

Agora a sério, aconteceu uma coisa semelhante aqui no nosso emissor. O cabo que leva a potência do emissor até aos painéis é arrefecido com injecção de ar e quando o tempo começou a arrefecer começou a haver alguma instabilidade na qualidade do sinal a partir do anoitecer. Eu detectei esse problema e comuniquei-o logo ao responsável da PT pelo emissor, e no dia seguinte já estava resolvido. Como: tiveram que desligar a injecção de ar no cabo à noite porque a temperatura do cabo baixava tanto que interferia com o envio da potência para os painéis. Enquanto o tempo se mantiver frio como tem estado a temperatura do ar exterior é suficiente para arrefecer o cabo.
Não sei se foi o que se passou aí mas, se o material dos emissores for todo igual, é bem possível que tenha sido.

DX2
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Os watts devem congelar com o frio pelo caminho até aos painéis e só chega lá metade . :Espi06:

Agora a sério, aconteceu uma coisa semelhante aqui no nosso emissor. O cabo que leva a potência do emissor até aos painéis é arrefecido com injecção de ar e quando o tempo começou a arrefecer começou a haver alguma instabilidade na qualidade do sinal a partir do anoitecer. Eu detectei esse problema e comuniquei-o logo ao responsável da PT pelo emissor, e no dia seguinte já estava resolvido. Como: tiveram que desligar a injecção de ar no cabo à noite porque a temperatura do cabo baixava tanto que interferia com o envio da potência para os painéis. Enquanto o tempo se mantiver frio como tem estado a temperatura do ar exterior é suficiente para arrefecer o cabo.
Não sei se foi o que se passou aí mas, se o material dos emissores for todo igual, é bem possível que tenha sido.

DX2

Eles que me deiem é esse cabinho aqui para o meu icom IC-7000 que tenho lá um que entrou foi agua e está a começar as ficar com verdete :Espi06:

Não sei qual é o diametro desse cabo que usam mas se for igual ao gsm tenho uns restos . O interior para a passagem de ar tem alguns 6mm
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eh pá, ao certo não sei, mas assim a olho deve ter uns 30mm ou mais de espessura exterior.

DX2
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Interessante isso do cabo arrefecido a ar. É possível que no emissor de Vale da Cambra possa também ter sido isso. Pelo menos frio é coisa que não falta por lá.
A proposito da referida avaria, no dia seguinte já estava tudo normal.
Os watts devem congelar com o frio pelo caminho até aos painéis e só chega lá metade . :Espi06:

Agora a sério, aconteceu uma coisa semelhante aqui no nosso emissor. O cabo que leva a potência do emissor até aos painéis é arrefecido com injecção de ar e quando o tempo começou a arrefecer começou a haver alguma instabilidade na qualidade do sinal a partir do anoitecer. Eu detectei esse problema e comuniquei-o logo ao responsável da PT pelo emissor, e no dia seguinte já estava resolvido. Como: tiveram que desligar a injecção de ar no cabo à noite porque a temperatura do cabo baixava tanto que interferia com o envio da potência para os painéis. Enquanto o tempo se mantiver frio como tem estado a temperatura do ar exterior é suficiente para arrefecer o cabo.
Não sei se foi o que se passou aí mas, se o material dos emissores for todo igual, é bem possível que tenha sido.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Interessante isso do cabo arrefecido a ar.
Quando fui ao emissor pela 1ª vez, em 2009, também estranhei haver uns tubos ligados ao cabo de emissão e o Prof. Navarro é que me explicou que era o arrefecimento do cabo, porque o sistema está preparado para ir até aos 5000W.

Agora que penso nisso, o problema que aqui houve também pode ter sido devido ao abaixamento de potência que foi feito aquando do recente ajustamento de potência dos emissores. Menos potência, menos aquecimento e o arrefecimento pode ter-se tornado exagerado.

DX2
 
Topo