• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Notícias Empresa multada em 105 mil euros por mudar data de validade de produtos

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
naom_59f2035518a96.jpg


Uma empresa de distribuição alimentar em Maiorca, Espanha, foi multada em 105 mil euros por uma série de infrações sanitárias, sendo as mais graves a alteração do prazo de validade de produtos e congelamento de alimentos sem autorização ou condições de segurança suficientes.






Ao que noticia o jornal Última Hora, a atividade principal da empresa, aberta há décadas, é a distribuição para a indústria hoteleira. Em 2018, uma fiscalização sanitária detetou cinco infrações diferentes, tendo o Tribunal de Instrução de Palma chegado a abrir um processo por um possível crime contra a saúde pública. Na altura, o caso encerrou por falta de provas.


No entanto, face às infrações detetadas, a Direção Geral de Saúde Pública iniciou um procedimento sancionatório que resultou em cinco multas por outras infrações, incluindo o incumprimento da obrigação de cooperação com a administração. A distribuidora aceitou quatro das sanções e recorreu à Justiça para discutir a principal, que tinha a ver com a alteração de prazos de validade de produtos alimentícios.


No Tribunal Superior de Justiça de Ilhas, a empresa negou ter realizado qualquer alteração ilegal de etiqueta e recordou que o caso aberto pelo Tribunal de Instrução de Palma tinha encerrado por falta de provas.


No entanto, o tribunal destacou que o fecho do caso anterior tinha acontecido porque não existiam provas suficientes de um risco real para os consumidores - uma vez que em causa estava um possível crime contra a saúde pública - e não a manipulação dos rótulos.


Assim sendo, o tribunal sancionou em 105 mil euros a empresa de distribuição alimentar.

IN:NM
 
Topo