• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Energia: Estudantes lusos vencem competição da UE

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
1334756979ricardo.jpg

Um coletor solar térmico de baixo custo e fácil de instalar - que tem o bónus de maximizar o funcionamento de módulos fotovoltaicos - garantiu ao estudante de mestrado Ricardo Leandro o primeiro prémio da competição Europeia Energy2B. Também o terceiro prémio foi para Portugal, tendo sido arrebatado pela engenheira Ana Rita Guerra Silva Rodrigues.


Com este coletor inovador - que é fácil de instalar, tem uma elevada durabilidade e é produzido com materiais baratos - o estudante do mestrado integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) quer dar às famílias a oportunidade de poupar na conta do gás.

O coletor de Ricardo tem ainda a vantagem de maximizar as capacidades dos módulos fotovoltaicos produtores de eletricidade. Este colector solar térmico transparente tem de ser acoplado a módulos fotovoltaicos permitindo o aumento da eficiência elétrica da produção de eletricidade, além de gerar água quente como sub-produto. Como prémio por esta inovação, o investigador vai receber 5.000 euros.

Para além do Ricardo Leandro, o júri da competição, constituído por um grupo de especialistas, atribuiu o segundo prémio a Jorge Valencia, do Reino Unido, por uma investigação sobre biofuel, e o terceiro prémio foi para a portuguesa Ana Rita Guerra Silva Rodrigues, de Portugal, que apresentou um projeto para Edifícios Eficientes ao nível da Energia. O terceiro prémio corresponde a um valor de 1.000.

Nesta segunda edição da Energy2B participaram 1565 estudantes e foram submetidas 1034 ideias. Os júri – com especialistas em energia e em empreendedorismo da comunidade universitária - aprovaram 299 ideias.
A competição Europeia Energy2B está aberta a qualquer aluno do ensino superior em Portugal, na Polónia, na Eslovénia, no Reino Unido ou na Bulgária e tem como objetivo o desenvolvimento de planos de negócios sólidos baseados em ideias de sustentabilidade energética.

Clique AQUI para aceder ao site da Energy2B.

Bnoticias
 
Topo