• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Enfermeiros contra cadáveres nas urgências

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
O bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Germano Couto, recomendou esta quarta-feira aos profissionais do Hospital de Aveiro que se recusem a participar em qualquer atividade relacionada com o processo de entrada de cadáveres no serviço de Urgência daquela unidade hospitalar.

Em causa está uma norma do Centro Hospitalar Baixo Vouga (hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja), que diz que os cadáveres devem entrar pelo serviço de Urgência e, só depois de terem «alta», ser transportados por auxiliares para o Instituto de Medicina Legal.
Uma norma que Germano Couto afirmou à agência Lusa ser ilegal já que a entrada de cadáveres no hospital deveria ser feita de forma isolada e não pela entrada e pelo serviço destinado a quem está vivo, como explicou à Lusa.
A situação, adiantou o bastonário, ocorre naquele hospital desde agosto, altura em que a Ordem informou o Ministério da Saúde, a Administração Regional de Saúde e a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) da ilegalidade.
«Como a situação não ficou resolvida até agora, pedimos [a Ordem] ao ministro da Saúde que pondere a continuidade do conselho de administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga», afirmou.
Ao mesmo tempo, a Ordem «deu indicação para que os enfermeiros do Centro Hospitalar suspendam, a partir de hoje, a participação em qualquer atividade ou intervenção relacionada com este procedimento, no estrito cumprimento e observância das regras de ética e deontologia profissional e do quadro legal vigente», disse Germano Couto à agência Lusa.
O responsável salientou também que os enfermeiros devem informar a Ordem em caso de coação para que se mantenha o procedimento.

550

tvi24
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Acho que todo este hospital é uma morgue, dado o desleixo que aquilo é! Soquem conhece é que sabe!
Mas chegar a este ponto....o morto a espera de alta junto de quem está nas urgências?????
Portugal no seu "melhor" [emoji17]


Sent from my iPad using Tapatalk
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
É que assim, o Hospital ainda ganha umas "lecas" com o internamento do cadáver. Para quem não sabe, algo semelhante, é o que se pratica em todos os Hospitais Portugueses por uma questão administrativa: cada dia de internamento custa dinheiro ao Ministério da Saúde e a engenharia financeira faz o resto.
Cirurgia do ambulatório por ex: só recebe por um dia se o internamento for de 24 horas ou mais.
Portanto,interna-se o morto para se dar alta a seguir.
É o País que somos e a miséria de gestores que temos.
Se os nossos governantes fazem, a união europeia também, engenharia financeira para enganar todo o mundo, porque não hão-de os outros fazer o mesmo???
Feraida
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Acho que todo este hospital é uma morgue, dado o desleixo que aquilo é! Soquem conhece é que sabe!
Mas chegar a este ponto.... [emoji17]


Sent from my iPad using Tapatalk

Na verdade não deixas de ter razão, no entanto é o melhor que temos em Aveiro, temos um hospital privado chamado cliria que quando lhes cheira a dinheiro fazem tudo para o sugar, quando não conseguem resolver o problema atiram os doentes para essa morgue como tu lhe chamas e é lá apesar de tudo que muitos são salvos, também lá os matam, por falta de assistencia muitas vezes, lembro-me do meu pai que lá faleceu há cerca de dois anos, para mim morreu pela assintencia que não lhe foi prestada, na vida a única coisa certa que temos, é a morte, a essa ninguém escapa, uma coisa é sabermos que morreu mas tudo foi feito para o salvar, outra é termos a consciencia de que nada foi feito ficando abandonado no corredor como acontece todos os dias, claro que ali somos apenas mais um, como nós existem muitos, a sorte é escapar e para isso basta caír em boas mãos, hoje mais do que nunca a única vocação da maior parte dos médicos é pelo dinheiro e nada mais.
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4

Na verdade não deixas de ter razão, no entanto é o melhor que temos em Aveiro, temos um hospital privado chamado cliria que quando lhes cheira a dinheiro fazem tudo para o sugar, quando não conseguem resolver o problema atiram os doentes para essa morgue como tu lhe chamas e é lá apesar de tudo que muitos são salvos, também lá os matam, por falta de assistencia muitas vezes, lembro-me do meu pai que lá faleceu há cerca de dois anos, para mim morreu pela assintencia que não lhe foi prestada, na vida a única coisa certa que temos, é a morte, a essa ninguém escapa, uma coisa é sabermos que morreu mas tudo foi feito para o salvar, outra é termos a consciencia de que nada foi feito ficando abandonado no corredor como acontece todos os dias, claro que ali somos apenas mais um, como nós existem muitos, a sorte é escapar e para isso basta caír em boas mãos, hoje mais do que nunca a única vocação da maior parte dos médicos é pelo dinheiro e nada mais.

Sim e verdade que onde cheira a dinheiro há quem diga "presente", e a saúde é cada vez mais um negócio que outra coisa qualquer! E o dia a dia mostramos isso infelizmente.
Eu só tive aquele comentário porque acho lamentável ao estado a que chegou a saúde no nosso país, é triste. Conheço o hospital de visitas, porque a minha zona é coimbra, e estando tão perto um do outro, são tão diferentes!
Da nervos ver isto, acredita! Custa a ver tanto corte em tudo e cada vez mais na saúde, e quem os faz tem cada vez mais benefícios!

Mas nada podemos fazer contra isso, e isso custa! Comer e calar já irrita...


Sent from my iPad using Tapatalk
 
Topo