• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Entenda o que é ‘mineração’ de criptomoedas e como se dedicar à atividade

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Até bem pouco tempo atrás, uma pessoa que se relaciona com a atividade de mineração com um bando de "nerds" por trás de uma enorme capacidade de processamento seria taxada de lunática. Mas é dessa forma que ficou conhecida a atividade de quem atua nas redes de criptomoedas, incluindo a mais famosa delas, o bitcoin .

A criptomoeda serve não apenas para validar a prova de fraudes e manter-la à prova de fraudes, mas também para colocar no mercado de novas unidades de bitcoins e outras criptos.

Trata-se de uma atividade bastante lucrativa. Ainda mais nenhum momento atual de euforia pelo qual passa o mercado de criptomoedas . Apenas no mês de março, os especialistas em mês chegaram a arrecadar US$ 1,5 bilhão, de acordo com o The Block Research.


Tanto dinheiro — e virtual — circulando usados com tecnologia de microchips nas máquinas de mineração, o que chegou a ser um princípio de ameaça para a rede de criptomoeda.

Tantos computadores ligados ao mesmo tempo demandam um enorme consumo de energia, o que despertou críticas recentemente sobre o impacto ambiental da atividade, inclusive de nomes como o bilionário Bill Gates, fundador da Microsoft.

Mas eu estou me adiantando nessa reportagem. Para começar, vamos responder à pergunta principal que deve ter trazido você para este texto:

O que é a mineração e como nasce um bitcoin?

A mineração nada mais é que a resolução de um problema, de acordo com André Franco , especialista em criptomoedas da Empiricus. Imagine toda uma rede de solução de soluções, como por exemplo x - a solução de trabalho = 0. O primeiro chegar à solução de trabalho = 2" recebe.

A mineração é por manter de pé toda a blockchain, a rede de blocos hoje inviolável e que traz todo o histórico de transações com criptomoeda.

Ao confirmar o próximo bloco da cadeia, o minerador faz o papel que hoje é feito por um banco, ao checar se existem bitcoins suficientes em uma e se a outra pode receber aquela quantidade.

Para fazer esse trabalho, o minerador é remunerado em bitcoins. Atualmente, esse “salário” é de 6,25 unidades da criptomoeda, mais as taxas de transações da rede. Simples, não? Nada disso.

Bernardo Teixeira, CEO da BitcoinTrade, corretora brasileira de criptomoedas, dá uma explicação com termos mais técnicos sobre o tema. “A mineração de bitcoin funciona através de um protocolo SHA-256 de tipo 'proof-of-work' (prova de trabalho). Como a solução dessa solução totalmente aleatória, os mineradores basicamente fazem trilhões e trilhões de tentativas e erros para conseguir minerar e validar os blocos”, afirma ele.

Simplificando

Ainda está complicado entender o que faz o minerador? Então nada melhor do que fazer uma alusão à atividade de metais preciosos, como o ouro.

A "Serra Pelada" dos mineradores de bitcoins é uma blockchain, uma rede que valida as transações da criptomoeda. Não são capazes de resolver um lugar por mais potentes, eles podem resolver de uma vez por mais potentes.

Por tentativa e erro, assim como um mineiro de ouro que escolherá um espaço para começar a cavar, é possível (ou não) ser você a pessoa que irá encontrar uma solução para este problema.

Se você for o mineiro sorteado a encontrar a solução, a própria rede da blockchain te recompensa com o ouro (digital). É como encontrar uma caixa com as taxas de troca da rede (que podem variar de bloco) e 6,25 Bitcoins.

ssim, ao validar informações, o mineiro adiciona um bloco na blockchain e recebe sua recompensa. Os demais mineiros não podem encontrar a solução para aquele bloco e vão para o próximo tentar encontrar mais ouro e o ciclo se repete.
 
Topo