• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Entrou no autocarro sem pagar? Toda a gente vai passar a saber

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
A Carris lançou um sistema para identificar ‘caloteiros’. A nova plataforma antifraude chama-se “TicketCheck” e dá o alerta através de um aviso sonoro e visual.

carris_autocarros_transportes_publicos.jpg

A partir desta terça-feira, a Carris vai implementar um sistema piloto que alerta, através de aviso sonoro e visual, todos os passageiros que tenham entrado no autocarro sem o ‘passe’ carregado ou sem título de transporte.

Em comunicado à imprensa, a empresa de transporte público de passageiros refere que se trata de um “equipamento electrónico inovador que procura agir como um sistema preventivo”.

Até agora, quando alguém tentasse passar o bilhete incorrecto ou o ‘passe’ sem saldo no aparelho de validação, era emitido um som e uma luz vermelha nessa caixa. Quanto àqueles que passavam despercebidos por nem tentarem passar o título, podiam não ser identificados.

O mais recente sistema, chamado TicketCheck, colmata essas falhas e faz com que todas as pessoas que passem nas entradas do autocarro sem validar o bilhete sejam recebidas com uma luz vermelha vertical e uma voz: “Agradecemos que valide o sue título de transporte”.

Caso se cruze com o novo sistema e não saiba como ele opera, não se preocupe: durante os primeiros dias, estes autocarros vão ter agentes de sensibilização para apresentar e esclarecer os clientes sobre o funcionamento do equipamento.

O TicketCheck foi proposto pela empresa portuguesa Outmind e estará a funcionar a título experimental em quatro autocarros da carreira 711. A

Carris indica, na mesma nota, que a escolha “esteve relacionada com o tipo de percurso que a mesma realiza, o tipo de clientes que recebe e ainda com a quantidade de veículos com que opera diariamente”.

A empresa de transporte público não descarta a possibilidade de instalar o TicketCheck noutros segmentos da frota.

Fonte
 

Ramada

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
750
Gostos Recebidos
0
Estou muito desactualizado. O ano passado quando fui levar o meu Toyota á revisão dos 20.000 regressei a casa no autocarro dos STCP e achei estranho de o cobrador não ter aparecido para eu fazer o pagamento, mas saí sem pagar e fui até ao café para jogar um pouco de snoker com uns amigos. Ao comentar o sucedido no autocarro, fiquei a saber das novidades pelos meus amigos que andam em transportes públicos e me disseram que tive sorte, pois podia ter sido levado para uma esquadra da PSP e pagar uma coima elevada. à 30 anos que não usava os transportes públicos. Quando era novo, usava os tróleis e os eléctricos, mas pendurado na porta do lado de fora sem pagar.
Agora não uso mais, tem módulos 1, 2, 3, andante, pré-pago...que confusão.
Seria uma boa ideia publicarem aqui no Gforum, um manual de utilização destes transportes.
 
Topo