• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Equídeos: HYPP – Essa doença pode matar seu cavalo!

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Trata-se de uma doença muscular, causada por um defeito genético hereditário. Cavalos com HYPP podem sofrer ataques imprevisíveis de paralisia, intermitentes tremores musculares manifestados por contracções e fraqueza muscular localizada ou até mesmo generalizada e, em muitos casos, podem levar ao colapso e morte súbita. Essa se dá usualmente por parada cardíaca e falência respiratória.
O gene mutante que causa HYPP tem sido identificado em descendentes do já falecido garanhão Quarto de Milha “Impressive” (nº de registo AQHA 0767246 - 1969)
Desde que os descendentes do “Impressive” são tão numerosos (cerca de 55 mil cavalos no mundo entre Quarto de Milha, Paint Horse e Appaloosa) a mutação genética em linhas sanguíneas é comum.
De acordo com testes realizados pela Universidade de Utah nos EUA, os sinais clínicos de HYPP podem variar significativamente entre diferentes cavalos. Cavalos homozigotos são afectados mais severamente que cavalos heterozigotos. A causa de alguns cavalos manifestarem sinais mais severos da doença e outros não, ainda é desconhecida. Infelizmente, um cavalo portando um gene defeituoso e manifestando poucos sintomas tem as mesmas chances de passar o gene para futuras gerações do que um cavalo que apresenta sintomas severos.
HYPP é herdada como um traço autossómico dominante, o que significa que pode ocorrer tanto em machos como em fêmeas. Este traço é herdado de geração para geração com igual frequência, ou seja, não foi “diluído”. Cruzamento entre um cavalo heterozigoto afectado (N/H) com uma égua normal (N/N) resultará em aproximadamente 50% de descendentes normais, enquanto 50% serão portadores do gene defeituoso (N/H). Cruzamento com um cavalo homozigoto afectado (H/H) resultará em todos os descendentes portando o gene mutante, independente do status da égua.
Descendentes normais (N/N) podem ser cruzados com segurança, sem medo que a HYPP seja transmitida. Cruzamentos seleccionados com cavalos normais(N/N) poderiam eliminar totalmente a HYPP.
Um cavalo com HYPP é afectado para a vida toda, mas os sintomas parecem diminuir com a idade. A doença também parece estar associada com períodos de stress, transporte, doenças, mudanças de dieta, início de treinamento ou treinamento intensivo. É possível que animais mais velhos não experimentem o mesmo grau de stress que animais jovens.
Como a HYPP é herdada como condição dominante, isto pode e está começando a se propagar para outras raças. Para o benefício de todos, é necessário seguir os passos certos na reprodução para eliminar a HYPP antes que ela seja tão difundida que isto se torne impossível.


.
 
Topo