• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Equipa de cientistas portugueses participa em missão no Oceano Árctico

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Para estudar a crosta abaixo do fundo do mar

238509

A missão integra equipas de Portugal, Noruega, Suécia, Suíça e França

Equipa de cientistas portugueses participa em missão no Oceano Árctico

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa está a participar este mês numa expedição internacional ao Oceano Árctico, a bordo do navio oceanográfico norueguês “G.O. Sars”, para estudar a crosta abaixo do fundo do mar.

A missão – com equipas de Portugal, Noruega, Suécia, Suíça e França - destina-se a estudar a Crista Média Atlântica, num segmento (South Knipovich Ridge) onde foram descobertas fontes hidrotermais submarinas, a profundidades da ordem dos 2500 a 3000 metros.

Os cientistas vão preparar a “futura expedição de perfuração do fundo, para se conhecer a crosta abaixo do fundo do mar, a população de micróbios que vivem no interior da crosta (a chamada biosfera profunda) e eventuais depósitos minerais”, explica um comunicado da Faculdade de Ciências.

A equipa portuguesa vai estudar os minérios a descobrir, os sedimentos (para detectar condições favoráveis ao desenvolvimento da biosfera profunda e actividade hidrotermal) e colher amostras de rochas vulcânicas.

O navio norueguês utilizará um ROV (Remotely Operated Vehicle) chamado “Bathysaurus”, com capacidade para operar a profundidades até 6000 metros.


22.07.2008 PÚBLICO
 
Topo