• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Equipas mistas PS-PCP já detalham acordo político

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
ng4859497.jpg


António Costa e Jerónimo de Sousa reuniram-se na quarta-feira




Há muito que trabalhar para que o enunciado geral revelado pelo PCP desça ao detalhe. E já há gente dos dois lados a tratar disso.





O "caderno de encargos" ontem revelado por Jerónimo de Sousa para um acordo político com o PS (ver texto ao lado) revela muito mais pontos de convergência do que de divergência com o programa eleitoral dos socialistas. Segundo o DN apurou, já há equipas técnicas dos dois partidos a analisar conjuntamente, ponto a ponto, as várias matérias em causa, para que tudo passe para lá da fase um simples enunciado geral de princípios.É nos detalhes que podem residir os principais problemas. Veja--se, por exemplo, o caso das taxas moderadoras do Serviço Nacional de Saúde. O PCP é - sempre foi - pela sua eliminação pura e simples. Mas o PS não. Defende que o peso das taxas moderadoras no financiamento global do SNS é excessivo - mas admite, em geral, que existam. O que propõe é taxas moderadoras diferentes, através de políticas que discriminem positivamente crianças, mulheres em idade fértil, idosos e pessoas dependentes. Aqui, impõe-se uma negociação.Como também no que toca ao valor das pensões de reforma. Os comunistas querem que estas tenham um aumento "real" - ou seja, um aumento acima da inflação. Já o PS fala em "congelamento", o que significa que não pretende mexer no seu valor nominal. É uma ideia que joga também, segundo o próprio António Costa já explicou, com o facto de não se esperar uma inflação relevante nos próximos tempos (há até quem admita proximamente uma situação de deflação - inflação negativa - com o custo de vida genericamente a descer, pelo que mantendo-se os valores nominais atuais das pensões os pensionistas até poderiam ganhar poder de compra)


dn

 

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
Cortar ou baixar taxas moderadoras?! Como tencionam pagar as despesas dos hospitais?
 
Topo