Portal Chamar Táxi

Escândalo de corrupção mete águias no meio

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
483
ng985BFAFA-A37D-4FD1-95FE-907D8EF96F1B.jpg

Com golos de Maniche e Chano, o Benfica fez a festa, mas o "Pro Sport" desconfia...

imprensa romena diz que jogador foi "comprado"

O jornal desportivo romeno “Pro Sport” escreveu ontem um artigo de fundo sobre escândalos de corrupção do Dínamo Bucareste, e entre eles há um histórico triunfo do Benfica na Taça UEFA, ocorrido a 30 de setembro de 1999, e que terá sido consumado, segundo aquela publicação, de forma menos lícita.

Numa investigação feita pelo “Pro Sport”, o treinador do Dínamo na altura, Cornel Dinu, deixa no ar que a vitória das águias na primeira eliminatória da competição foi negociada pelo técnico encarnado Juup Heynckes. Segundo este depoimento, o treinador alemão do Benfica terá tido um encontro, no Hotel Crowne Plaza, horas antes da partida decisiva com o jogador romeno Valentin Nastase, que terá prejudicado voluntariamente o Dínamo Bucareste.

Depois de ter perdido de forma surpreendente no Estádio da Luz, por 1-0, num golo com culpas do guarda-redes Robert Enke, o Benfica conseguiu anular uma desvantagem fora de casa pela primeira vez nas provas europeias, tendo vencido na Roménia por 2-0, com golos de Maniche (24’) e Chano (71’). Um dos momentos apontados como “anormal” deste encontro nesta investigação levada a cabo pela publicação romena foi a expulsão de Nastase (tinha marcado em Lisboa), que num período de 10 minutos viu dois cartões amarelos e o correspondente vermelho, deixando o jogo outra vez em igualdade numérica, pois o lateral benfiquista Rojas havia sido expulso dois minutos antes.

Defesa Nastase rejeita qualquer envolvimento

Confrontado com as acusações, Valentin Nastase, agora com 40 anos, rejeitou qualquer envolvimento no caso. “Isso não é verdade. Eu nem era para jogar essa partida, porque estava com problemas físicos. Só fui opção porque o treinador pediu que fizesse um esforço”, reagiu o central ao “Pro Sport”. O nome do antigo central surge em nova polémica em agosto de 2007, quando o Dínamo Bucareste perdeu o acesso à Champions frente à Lazio. Segundo o técnico Cornel Dinu, Nastase também terá “vendido” a derrota na 2.ª mão da eliminatória com os italianos. Mas a suspeição envolve ainda os dois clubes devido à transferência de Stefan Radu para a Lazio, seis meses depois, por 7 milhões de euros.

Confiança

No final da partida em Bucareste, Vale e Azevedo apresentou-se muito satisfeito com o apuramento das águias à imprensa portuguesa, revelando que estava com uma enorme confiança para esta eliminatória. “Foi um Benfica à Benfica, houve emoção e alegria. Antes do jogo falei com o treinador e ambos estávamos à espera de uma vitória”, comentou o então presidente do emblema lisboeta.

ngA245E5EC-A4AB-4A08-9E1D-CBCBA956565C.jpg


Fonte: Record
 
Topo