• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Escavações arqueológicas em curso junto ao miradouro da Graça em Lisboa

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
ng4556655.jpg


Trabalhos visam fornecer elementos que permitam desenvolver e concluir o projeto relativo ao 'Percurso da Graça', no troço que liga o Miradouro Sophia de Mello Breyner Andersen à Rua dos Lagares




Objetivo é avaliar se existem "elementos de valor patrimonial" no local.
A Câmara de Lisboa informou hoje estarem a ser realizadas escavações arqueológicas junto ao miradouro da Graça para detetar se existem "elementos de valor patrimonial", como a Cerca Fernandina, e assim concretizar o percurso com ligação à Mouraria.
"Os trabalhos arqueológicos que decorrem junto ao Miradouro Sophia de Mello Breyner são sondagens prévias de diagnóstico arqueológico destinadas a identificar a presença de elementos de valor patrimonial, designadamente sobre a eventual presença da Cerca Fernandina, de modo a aferir a existência de vestígios do imóvel classificado", referiu a Câmara de Lisboa numa resposta escrita enviada à agência Lusa.
O município acrescentou que "estes trabalhos visam fornecer elementos que permitam desenvolver e concluir o projeto relativo ao 'Percurso da Graça' no troço que liga o Miradouro Sophia de Mello Breyner Andersen à Rua dos Lagares", inserido no Plano Geral de Acessibilidades Suaves e Assistidas à Colina do Castelo, datado de 2009.
De acordo com a autarquia lisboeta, as escavações, que se iniciaram a 06 de agosto e têm uma duração prevista de 30 dias, foram autorizadas pela Direção Geral de Património Cultural (DGPC) e estão a ser executadas pela empresa ERA Arqueologia.
Em janeiro, o executivo municipal de maioria socialista aprovou, por unanimidade, a criação de um funicular, escadas rolantes e um elevador para facilitar os acessos à Graça, à Mouraria e à Sé, respetivamente, tanto para residentes como para visitantes.


dn
 
Topo