Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
Ano de adesão à União Europeia: 2004 Sistema político: República Capital: Liubliana Superfície total: 20 273 km² População: 2 milhões de habitantes Moeda: euro
Língua oficial do país: esloveno
Uma das seis repúblicas que formavam a ex-Jugoslávia, a Eslovénia tornou-se independente em 1991 com a desintegração da Jugoslávia. O país faz fronteira com a Itália, a Áustria, a Hungria e a Croácia.
A Eslovénia situa-se na confluência de quatro grandes zonas geográficas europeias: alpina, dinárica, panónica e mediterrânica. O terreno é bastante montanhoso, sendo os eslovenos bons esquiadores e amantes de grandes caminhadas. A bandeira nacional eslovena ostenta os três picos do Triglav, que é a montanha mais alta da Eslovénia (2864 metros).
O país fez parte do Império Austro-Húngaro. A capital, Liubliana, foi fundada no tempos dos romanos. A sua universidade, com mais de 50 000 estudantes, contribui para a vida cultural intensa da cidade. A actividade industrial do país concentra-se nos sectores de produção de componentes automóveis, produtos químicos, electrónica, aparelhos eléctricos, produtos metálicos, têxteis e mobiliário.
Entre as principais atracções turísticas contam-se as famosas grutas de Postojna, decoradas com estalactites e estalagmites. As inscrições murais revelam que em 1213 as grutas já eram visitadas por turistas.
A gastronomia eslovena foi muito influenciada pela dos países vizinhos. Assim, o Strudel e o Wiener Schnitzel vieram da Áustria, o risotto e os ravióli de Itália e o gulache da Hungria. Cabe mencionar ainda o potica, um bolo tradicional esloveno, que é uma espécie de torta feita com massa enrolada coberta de nozes.
Entre os eslovenos mais célebres destacam-se o físico Jožef Stefan, o linguista Franc Miklošič e o arquitecto Jože Plečnik
Capital: Zagrebe Superfície total: 56 542 km² População: 4,4 milhões de habitantes Moeda: kuna
A Croácia tornou-se independente em 1991, na sequência da dissolução da ex-Jugoslávia.
Na região de Zagorje, a norte da capital, Zagrebe, predominam as colinas, enquanto a fértil planície da Panónia, uma região de terras agrícolas, é delimitada a leste pelos rios Drava, Danúbio e Sava. As florestas cobrem mais de um terço do território da Croácia.
O Parlamento da Croácia (Sabor) é um órgão legislativo unicameral, composto por entre 100 e 160 membros eleitos por sufrágio universal por um mandato de quatro anos. A economia da Croácia assenta essencialmente na indústria ligeira e nos serviços, sendo também o turismo uma importante fonte de rendimento. A zona da Croácia mais conhecida dos turistas é a costa da Dalmácia, com as suas centenas de ilhas e com as cidades históricas de Dubrovnik, Split e Zadar.
Capital: Podgorica Superfície total: 14 026 km2 População: 700 000 habitantes Moeda: euro
Montenegro (em montenegrino Црна Гора, transl. Crna Gora, literalmente "montanha negra") é uma pequena e montanhosa república situada nos Balcãs, no Sudeste da Europa, fazendo fronteira com o Mar Adriático a Sudoeste, com a Albânia e o Kosovo a Sudeste, com a Bósnia e Herzegovina e uma pequena língua de terra da Croácia a Oeste, e com a Sérvia a Norte. A sua capital é a cidade de Podgorica. Montenegro é o mais recente país independente do Mundo.