Portal Chamar Táxi

Espera há 18 anos que fisco devolva IRS

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
Um ex-empreiteiro de S. Pedro do Sul, Delfim Jacinto, aguarda há 18 anos que a Autoridade Tributária e Aduaneira lhe devolva cerca de cinco mil euros, cobrados, indevidamente, numa liquidação adicional de IRS.

ng5992622.jpg
Leonardo Negrão/Global Imagens

Na altura, em 1998, o empresário recorreu do valor que lhe foi exigido, mas a Autoridade Tributária (AT) não lhe deu razão.

Pagou, mas levou o caso para tribunal.

Treze anos depois, em Abril de 2014, o Tribunal Administrativo Fiscal de Viseu ditou a sentença, condenando a Autoridade Tributária a anular a nota de liquidação e a restituir a verba com juros ao antigo empresário em nome individual, reformado, actualmente com 75 anos e com problemas de saúde.

A sentença transitou em julgado um mês depois, mas a Autoridade Tributária não cumpriu a decisão judicial.

Delfim Jacinto regressou ao tribunal, desta vez para exigir a execução da sentença.

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu voltou a dar-lhe razão, mas, 30 dias após a segunda decisão judicial, o contribuinte, até ontem à tarde, não viu a cor do dinheiro.

Nesta altura, a AT tem de lhe devolver quase dez mil euros.

Penhora das contas da AT

Adriano Pereira, advogado do ex-empreiteiro, disse ao JN que pondera agora pedir a penhora das contas da Autoridade Tributária, por forma a que o seu cliente consiga receber o dinheiro.

"É inaceitável ", classificou, atendendo a que o fisco exige aos contribuintes o pagamento atempado, sem perdoar qualquer atraso.

"A Autoridade Tributária é sempre muito rápida a cobrar, mas para pagar demora dezoito anos", lamenta.

Com a agravante, explica Adriano Pereira, que é o seu cliente que tem de suportar todas a custas judiciais e todas as despesas inerentes aos processos.

O advogado lembra que a lei prevê que haja uma eventual responsabilidade civil.

"Constitui crime a actuação dolosa do não cumprimento de uma decisão judicial", lembrou.

O Ministério das Finanças respondeu que "não se pronuncia sobre situações de contribuintes em concreto, por força do sigilo fiscal".

Fonte

Última edição:

jsantos

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2007
Gostos Recebidos
0
esse dinheiro deveria ser penhorado diretamente á chefias da AT nos seus salários
se assim fosse este empreiteiro e muitos mais já tinham recebido o que lhes é devido
porque neste caso pelo menos os juros são mais uma vês todos nós que vamos pagar
e não á nenhum governo que faça alguma coisa por esta vergonha
estes caso são muito conhecidos e já muito falados eu pergunto!!
onde está o PCP ou o BE
estes dois partidos podiam ajudar agora que são o apoio deste governo em relação a estes casos
e muito foi falado de empresas que foram á falência porque a AT não lhes pagou o que devia ou descontou o que a empresa devia e restituiu o restante
um caso em concreto uma empresa devia 250.000 euros ao fisco mas tinha a receber do fisco 877.686 euros
esta empresa foi á falência porque não tinha possibilidades para pagar neste caso a empresa pediu ´AT que descontasse e lhe devolve-se o restante
resposta da AT primeiro tem de pagar depois recebe passado muito tempo
resultado mais uma falida
tenho dito

ElCabalero

GF Platina
Entrou
Out 16, 2012
Gostos Recebidos
69
Bem eu tenho um caso igual.....
eu devia ( agora eles dizem que já é mais com os juros) 879€ ao fisco de uma empresa , o fisco devia-me 2580€, eles querem receber antes de pagar, embora o que eles me devem a mim tenha vencido 1º do que o que devo a eles, e já anda em tribunal a 5 anos...... e não vejo solução a vista....e por lá anda pela (in)justiça!

Portanto não me espanta nada ver estas notícias!