• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Estas bebidas causam depressão, diz estudo com 263 mil indivíduos

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
809
naom_5c63e4ebe79da.jpg


De acordo com um estudo inédito as bebidas dietéticas, que possuem adoçantes artificiais, podem causar depressão.

O estudo científico examinou 263.900 adultos com idades entre 50 e 71 que ingeriram regularmente bebidas de todos os tipos, entre 1995 e 1996. Cerca de dez anos depois, as mesmas pessoas foram questionadas se haviam sido diagnosticadas com depressão.

Os investigadores concluíram que os indivíduos que bebiam quatro ou mais latas de refrigerante por dia estavam 30% mais propensos a desenvolver algum tipo de transtorno depressivo, comparativamente àqueles que consumiam menos.

Todavia, entre as pessoas que ingeriram bebidas dietéticas, esse índice aumentou para 31%. Aqueles que consumiram bebidas de fruta com adoçante estavam 51% mais propensos a sofrer de depressão.

Por outro lado, aqueles que bebiam quatro xícaras de café por dia tinham 10% menos de probabilidade aquela doença mental, relativamente a quem não bebia café.

Mas porque tal ocorre?

O estudo encontrou uma possível explicação para a relação entre depressão e bebidas diet: ao estudar os fatores que poderiam afetar os resultados (como, idade, sexo, escolaridade, tabagismo, atividade física, índice de massa corporal), os cientistas tiveram ainda em consideração o histórico familiar relacionado à depressão e consideraram, também, as situações stressantes a que a pessoa havia sido submetida ao longo da vida.

Adicionalmente, os idosos estão mais propensos a sofrer com eventos negativos na vida, como, por exemplo, com a morte de um ente querido ou o surgimento de uma doença. Essa relação pode aparecer, também, com a diabetes e a obesidade, dois fatores primordiais para que as pessoas consumam bebidas dietéticas.

Ao considerar os resultados sobre o café, pode-se verificar que, para esses adultos com estado de saúde mais debilitado, como idosos, geralmente é proibido o consumo de cafeína, fazendo com que estes procurem outro tipo de bebida que não seja nociva à saúde e, que por isso, optem por bebidas sem açúcar.

Contudo, a pesquisa não significa que quem bebe café é mais feliz, ainda que seja verdade o seu poder de estimular os processos cerebrais.

Os investigadores sublinham que consumir bebidas dietéticas aumenta a tendência para desenvolver depressão, apesar da causa ou motivo não estar ainda estabelecido.

IN:NM
 
Topo