• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Estes dois alimentos custam mais 20% do que antes da isenção do IVA

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
naom_64a7c0b58577d.jpg


A maçã gala e os brócolos custam mais 20% do que antes da isenção do IVA, de acordo com uma monitorização de preços realizada e divulgada pela DECO Proteste.






A medida serviu para reduzir o preço de um conjunto de alimentos considerados essenciais, mas a verdade é que há preços que têm vindo, mesmo assim, a aumentar:


"Na maçã gala e nos brócolos a diferença é superior a 20%. Se antes da isenção de IVA a maçã gala custava 1,98 euros por quilo, a 5 de julho custava 2,42 euros por quilo. Nos brócolos, o aumento foi de 49 cêntimos, com este hortícola a custar agora 2,89 euros por quilo", refere a organização de defesa do consumidor.


Mais caros estão também a couve-flor (mais 9%), o atum posta em óleo vegetal (mais 3%) e a maçã golden (mais 1%).


O cabaz de 41 bens alimentares essenciais com IVA zero monitorizado pela DECO Proteste custava, a 5 de julho, 127,76 euros, menos 78 cêntimos (menos 0,61%) do que na última semana de junho.


"Em comparação com o preço do mesmo cabaz a 17 de abril, antes da implementação da isenção de IVA, a descida foi já de 11,01 euros (menos 7,93%)", pode ainda ler-se.


Que preços mais baixaram?


Desde o dia anterior ao início da isenção de IVA, o óleo alimentar, o carapau e o tomate foram os produtos cujo preço mais desceu, de acordo com a DECO Proteste.


"No caso do óleo alimentar, que tinha uma taxa de IVA de 23%, a descida entre 17 de abril e 5 de julho chegou aos 30%. O preço do carapau desceu 23% e o do tomate 21%", pode ler-se.

IN:NM
 
Topo