Portal Chamar Táxi

"Estou vivo por milagre"

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Gostos Recebidos
494
João dos Santos nem gosta de recordar aquele 27 de Maio de 2000. O dia em que não morreu "por milagre". O dia em que um tractor de lagartas lhe esmagou o peito e o abdómen. Está cá para contar a história, é certo, mas com marcas para toda a vida e muito medo deste tipo de máquinas.

ng1399166.jpg

João dos Santos está cá para contar as história, mas com marcas para toda a vida

Agricultor de 71 anos, residente em Seixo de Manhoses, Vila Flor, tinha ido lavrar uma propriedade no Arco, uma povoação próxima. "O terreno era inclinado, abusei do tractor e pouco depois estava debaixo dele", recorda, com tristeza no olhar: "Rebentou-me o tórax e se hoje sofro dos intestinos devo-o a esse acidente".
Quatro trabalhadores que andavam com ele aperceberam-se do acidente e logo trataram de o retirar debaixo do tractor.

Transportaram-no ao Centro de Saúde de Vila Flor, de onde seguiu para o Hospital de Mirandela e deste para um do Porto. "Estive sempre consciente, mas a pensar que ia desta para melhor", sorri, apesar de tudo, na garagem da casa, onde guarda o tractor de rodas vermelho que substituiu o de lagartas que quase o matou.

Passou mais de um mês internado no hospital e mais um ano sem poder fazer grande coisa. Agora já trabalha. Ainda ontem foi apanhar azeitona. E usa o tractor para algumas tarefas agrícolas. "Mas ainda tenho muito medo. Nem o obrigo a ir onde o outro ia. Nunca mais! Sofri muito e com a idade estou cada vez pior".

A quem utiliza estas máquinas, João aconselha: "Não abusem delas". Não podia estar mais de acordo o vizinho Américo Meireles, 69 anos, que já sofreu dois acidentes de tractor. No primeiro, há 25 anos, a máquina partiu-lhe uma perna. O segundo ocorreu em 2003: "Eu bem vi que o tractor não passava, mas para não perder mais tempo coloquei-o em cima de uma pedra, que rodou. A máquina foi por ali abaixo. Deu 18 tombos. Felizmente, consegui saltar a tempo". E em jeito de brincadeira: "Um tractor é um animal que não conhece o dono".

JN